Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Cultura tem stand no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no centro de Convenções SulAmerica

Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Salão FNLIJ oferece uma programação voltada para os jovens cariocas apaixonados pelas letras ao longo de 12 dias


09/06/2016 12:07:00


Começa nesta quinta, dia 9, a 18ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Seminários, encontros, performances, debates e lançamentos literários estão na programação do evento, que vai até o dia 19 de junho. Provocar o interesse pela leitura e pelos livros desde o início da formação dos estudantes é o objetivo principal do Salão, que homenageia a Espanha em 2016. Entre os convidados hispânicos estão Alfredo Gómez Cerdá, Maite Carranza e Gemma Lienas.

A Secretaria Municipal de Cultura, representada pela subsecretária de Arte e Fomento, Fabiana Scherer, na cerimônia de abertura na tarde da última quarta, está presente com um estande próprio. Ela aproveitou a ocasião para enfatizar como é essencial que os pequenos sejam estimulados a ter a leitura como um hábito e relembrou o Seminário Perfil Cultural dos Cariocas. "Na semana passada, tivemos acesso a uma pesquisa que mapeou os hábitos culturais dos cariocas e conseguimos perceber claramente como é importante para a formação das crianças que elas desde cedo tenham contato com o mundo da leitura, das artes cênicas, da dança e da música", apontou a subsecretária.

A programação de segunda a sexta vai das 8h30 às 17h, e das 10h às 18h nos fins de semana, com ingressos a R$6. Um dos destaques desta quinta é o encontro com a autora do livro-reportagem infantil "Malala, a menina que queria ir para a escola", a jornalista Adriana Carranca. A obra conta a história da paquistanesa Malala Yousafzai, a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz com apenas 17 anos. A escritora conversa com os leitores a partir das 14h.

 

O Salão FNLIJ também reservou um espaço em sua programação para a leitura de textos de grandes autores da literatura nacional e estrangeira. Manoel de Barros, William Shakespeare e Miguel de Cervantes terão suas obras relembradas ao longo de todos os dias do evento. Já entre as novidades do mundo literário apresentadas no Salão FNLIJ está o lançamento do livro "Mãos de Godê", de Binho Cultura. O autor é um dos fundadores da Feira Literária da Zona Oeste, a FLIZO. A publicação será lançada no dia 14 de junho, terça-feira, às 11h.

Promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Salão conta com patrocínio da Petrobras, via Lei de Incentivo da Secretaria do Estado de Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), integrando o Circuito Cultural Rio, idealizado pela SMC e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016. Conta ainda com os seguintes apoios e parcerias: Secretaria Municipal de Educação (SME), Riotur, Instituto C&A, Instituto UK'A, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Movimento Brasil Literário (MBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).


Imagens relacionadas: