Secretaria Municipal de Cultura - SMC
agenda mensal

01/10/2017 07:02:00


RIO MAPA CULTURAL – OUTUBRO/2017
Toda a programação do Rio Mapa Cultural está sujeita a alteração.


* Este ícone marca a programação gratuita.
 

 

 

 

TEATRO INFANTIL


*O REIZINHO MANDÃO – A história começa com a morte de um rei sábio e justo que leva ao trono seu filho mimado e mandão. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz. A montagem retratará a obra na integra, utilizando-se do universo regional, proposta pelo diretor Roberto Lage. Obra de Ruth Rocha. Idealização de Jô Santana. Direção de Roberto Lage. Com Ariel Goldemberg, Rita Pokk, Joana Mocarzel, Jô Santana, Ricardo Gamba, Rodrigo Fernando, Stella Tobar, Luiza Novaes e Hugo Germano. Dias 14, 15, 21 e 22 de outubro. Sábados e domingos, às 15h. Teatro Municipal Carlos Gomes. Além das apresentações no Teatro Carlos Gomes, a peça vai fazer o público se divertir nas arenas cariocas da Penha, Pavuna e Guaratiba. O espetáculo infantil ainda percorre as lonas culturais municipais, arenas e areninhas. Classificação: livre.


*UM PASSEIO MAR ADENTRO – Pedro acompanha seu pai em um evento chamado "Mutirão de Limpeza", realizado na Ilha Comprida (Arquipélago das Cagarras), e se perde durante o passeio. Ao tentar encontrar seu pai, ele descobre incríveis espécies (Golfinho – Bromélia – Pererequinha – Cacto – Atobá – Estrela do Mar) e conhece o ciclo de vida delas, sua função no ecossistema e as ameaças constantes ao seu habitat. A abordagem principal é o comportamento do ser humano, que deve preservar e conservar o meio ambiente. A atriz Heloísa Périssé deu voz a personagem Pererequinha, que é representada por umfantoche. O espetáculo, de forma descontraída, desperta nas novas gerações o correto comportamento em relação ao descarte do lixo. O formato lúdico foi usado para falar de maneira divertida sobre um assunto sério e, assim, despertar o inteesse da criança para o conteúdo abordado, favorecendo a conscientização e a formação de bons valores. O roteiro é voltado para a promoção da educação ambiental, orientando e sensibilizando o público infantil sobre os impactos negativos que o lixo provoca na natureza. E o recado é dado por alguns dos seres que vivem no Arquipélago das Cagarras, que está localizado a 5 kim de Ipanema e é a primeira unidade de conservação Marinha de proteção integral do Rio de Janeiro. Texto de João Miranda.
Dia 10 de outubro, terça-feira, às 10h30 e às 14h30. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

 


MÚSICA

 

*RODA DE SAMBA DA CABAÇA – A Roda de Samba reúne professores, alunos e amigos da casa da Tia Ciata. A Cabaça é o fruto da diversidade brasileira, ela está presente na música, na cozinha, na religião, no uso medicinal e no artesanato. Neste mês de setembro teremos como convidado especial Paulo Henrique da Mocidade Independente de Padre Miguel. Dia 20 de outubro, sexta-feira, às 17h30. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.

 


EXPOSIÇÃO

 

*BERNARDO BELFORT - O SORRISO DA NATUREZA – A exposição do artista franco-brasileiro Bernardo Belfort é composta por pinturas e desenhos divididas em cinco sessões: oceano, sol e vento; noite, céu e estrelas; lua, madrugada e sonhos; amanhecer, luz e arco-íris; cântico, despertar e rostos. O trabalho é uma viagem interior como prolongamento de uma viagem no mundo, do tempo de navegação que fez pelo Atlântico e pelas costas europeia, africana, brasileira e caribenha. As obras desta série refletem força e coragem, sob a energia do sol, na superação das vicissitudes representadas pelos ventos, tempestades e turbulências do mar revolto para depois contemplar céu e sentir o brilho das estrelas. De 7 de setembro a 1º de outubro, de terça a domingo, das 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234).

 

*CARLOS SCLIAR – DESENHOS DE GUERRA – Mostra de desenhos de Carlos Scliar sobre sua participação na Segunda Guerra Mundial, através da Força Expedicionária Brasileira. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234). Classificação: livre.

 

*CUBO ALÉM DO CUBO – Exposição coletiva do Grupo Dez ao Cubo, que chega à sua décima primeira edição reunindo 45 artistas que atuam em diferentes linguagens e cuja proposta visa explorar e refletir questões relativas à figura geométrica do cubo. "Dez ao Cubo" teve sua origem nas redes sociais em meio à acirrado debate em torno dos direitos autorais do cubo, desde então vem reunindo artistas que aceitam o desafio de explorar o cubo como eixo de investigação em seus processos criativos. Um grupo que se propõe a ampliar esse debate levando suas produções artísticas à diferentes espaços expositivos dentro e fora do país, sempre agregando novos artistas que são convidados a mostrar o que cada um tem a dizer sobre o hexaedro regular. A exposição cubo além do CUBO irá mostrar o resultado dessas investigações no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Abertura no dia 21 de setembro, às 18h. De 22 de setembro a 28 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 21h. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian. Classificação: livre.

 

*GETÚLIO VARGAS – Getúlio Vargas passou 31 anos dos 45 de sua vida pública no Rio de Janeiro, então capital da república. Como presidente, foram 19 anos. Nesse longo período, estabeleceu-se intensa relação de amor e rejeição entre ele e os habitantes da cidade. Esta exposição mostra alguns aspectos marcantes dessa história, homenageando, ao mesmo tempo, Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro. Curadoria de José Murilo de Carvalho. De terça-feira a domingo, de 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234). Classificação: livre.

 

*#GRAFFITI LÁNALAJE – O Terraço Alto Méier, no Imperator, tem a vocação de ser um espaço onde o urbano, o cosmopolita e a liberdade são marcas fortes. E seguindo a trilha da arte urbana, o graffiti, manifestação cada vez mais cultuada mundo afora e propagada pelas ruas, passou a ter o terraço do centro cultural como sua segunda casa. Periodicamente, convidaremos um novo artista do graffiti para ilustrar o espaço, reforçando e valorizando esta forma de arte no Imperator. Segundas a sextas, das 13h às 22h, e sábados e domingos, das 10h às 22h. Imperator - Centro Cultural João Nogueira. (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

*NÓ NA MADEIRA – Exposição permanente de fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais sobre João Nogueira, que homenageia a vida e obra desse grande artista. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e de sábado a domingo, das 10h às 22h, no térreo do Centro Cultural. Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

*NO TRAÇO - UM CÉU DE ESTRELAS NA BRISA DO MAR – Mostra do artista Caio Lima que apresenta caricaturas e desenhos de personalidades e pessoas comuns que fazem ou fizeram parte do cotidiano e da história da Ilha do Governador. Areninha Carioca Renato Russo. Classificação: livre.

 

*PROJETO PASSAGEM – ANTONIO BOSKET – Primeira edição do Projeto Passagem com curadoria de Gabriela Dottori que inaugura com exposição do artista Antônio Bokel. A proposta se constitui na consolidação de uma ocupação ética e estética da Galeria Túnel com intuito de fazer fruir o espaço através de exposições mensais buscando a atualização do mesmo. A proposição estética do Projeto Passagem toma como partida a polivalência das relações plásticas que podem ser estabelecidas pelos artistas junto à atmosfera do local do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. De 17 de setembro a 15 de outubro. De terça a domingo, 10h às 18h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

 

*QUERUBINS DA GROTA – A mostra é um projeto fotográfico de Fernando Braune realizado com a Orquestra de Cordas da Grota, resultado do trabalho desenvolvido no Espaço Cultural da Grota. As imagens tratam de ações voltadas para promoção da cidadania por meio da cultura, da arte e da educação, direcionadas para crianças e jovens da comunidade Grota do Surucucu, em Niterói. Originalmente em preto e branco, as fotografias foram trabalhadas com lápis pastel seco e a óleo. Após passar por um tratamento manual, os registros foram editados em computador. Em seguida, foram inseridas imagens coloridas de vitrais de igrejas, superpostas umas às outras, trabalhadas em contrastes com transparências e opacidades. Além dos cerca de dez quadros e das obras expostas, todas as imagens do livro "Querubins da Grota", que deu origem ao projeto, serão projetadas para que o público possa conferir o acervo completo. A exposição fica em cartaz até 26 de novembro, com visitação de terça a domingo. Terças e domingos, das 10h às 18h e de quarta a sábado, das 10h às 19h30. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).

 

*ZIEMBINSKI SOB A LUZ – Exposição permanente (Varal do Zimba) no hall do teatro com fotos, textos e artigos relevantes sobre o grande artista Ziembinski, seu trabalho e vida. A residência artística Ziembinski (Com)Vida criou essa exposição como forma de homenagear esse trabalhador das artes que tanto contribuiu para a cultura nacional, além de difundir sua história junto ao público mais jovem. Direção de Monique Carvalho. Direção de produção de Robson Sanchez. Pesquisa de Gabriel Garcia. Programação Visual: Epifania 03 - Thiago Ristow. De terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Teatro Municipal Ziembinski. Classificação: livre.

 


CURSOS, DEBATES E OUTROS

 

*AULÃO DE DANÇA DE SALÃO – Ministrada por Leila Santos, a Praça de Convivência é tomada por essa atividade lúdica, que é um espaço agradável para aprendizado e prática de ritmos de dança de salão para alunos de todas as idades. Quartas-feiras, das 19h às 21h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. (Tel.: 3486-7643). Classificação: livre.

 

*AULÃO DE CAPOEIRA – As noites de terça-feira da Arena Dicró são animadas pelo aulão de capoeira ministradas pelo Mestre Fatal. Traje: roupas próprias para exercício físico. Terças-feiras, das 19h às 21h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: livre.

 

*AULÃO DE PASSINHO – Quer entrar na onda do passinho? A Expo Passinho Carioca em parceria com Arena Carioca Dicró oferece um aulão de passinho gratuito e para todas as idades. Sextas-feiras, das 16h às 18h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: livre.

 

*DEIXA EU DANÇAR – Dança de salão para iniciantes, bolero, soltinho, samba e forró e consciência corporal. Atividade regular desenvolvida pela casa, com orientação graciosa de Teresa Neiva. Quintas-feiras. das 10h à 12h.Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo.

 

*DRAMATURGIA E VIVÊNCIAS – Oficina de Teatro. Atividade regular desenvolvida pela casa, com orientação graciosa da atriz Dandara Vital. Quartas-feiras, das 10h às 12h. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo.

 

*ENTROU ÁGUA NO CORDEL – Projeto de arte educação sobre conscientização ambiental que conta com um espetáculo teatral em formato de cordel aberto ao público e oficina de teatro e música para instituições previamente agendadas. Sob a orientação dos arte-educadores, os participantes trabalharão nas dinâmicas temas como: reciclagem, economia de água, prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti e consumo consciente. O projeto oferece transporte gratuito para os participantes das oficinas agendadas, levando-os até o Parque das Ruínas e deixando-os de volta à escola após o término das atividades. Texto de Morena Buzar. Direção musical de Mas Nevez. Com Joana D'Arc, Max Nevez, Lola Zeitune e Priscila Fialho. Terças e quartas-feiras, das 10h às 12h, até 29 de novembro. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

 

*LANÇAMENTO DO MÊS DA DIVERSIDADE + LGBTQIA (FESTA DA CULTURA + DIVERSIDADE) – Durante o mês de outubro os equipamentos culturais da cidade serão ocupados com eventos voltados para a cultura LGBTQIA +. A Drag Queen Silvetty Montilla conduzirá o evento de lançamento apresentando a programação que contará com performances drag, vogue dance e música. Dia 4 de outubro, quarta-feira, das 16h às 19h30. Sala Municipal Baden Powell (sujeito à lotação da sala, que é de 469 lugares).

 

*MOSTRA JOÃO SIQUEIRA DE LEITURA DRAMATIZADA - 3º CONCURSO NACIONAL FETAERJ DE DRAMATURGIA – Com o intuito de fomentar o surgimento de novos Dramaturgos brasileiros e o intercâmbio entre novos autores nacionais, a FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, através do projeto de Residência Artística Café em Cena, realizou em 2017 o 3º Concurso Nacional FETAERJ de Dramaturgia - Prêmio João Siqueira. Os três textos finalistas participarão da Mostra João Siqueira de Leitura Dramatizada, que acontecerá no Teatro Municipal Café Pequeno. A premiação acontecerá no domingo, às 17h.
Programação: dia 8 de outubro, às 15h30 - Leitura do texto "O Homem do Farol", de Babuíno, e às 17h - Leitura do texto "Panapaná", de Barão de Biribiri; dia 9, às
15h30 - Leitura do texto "O Homem da Coroa de Capim", de Vitor Oliveira, às 17h – Premiação. Dias 8 e 9 de outubro, domingo e segunda, às 15h30. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: livre.

 

*NÚCLEO DE CANTO CORAL: CORAL LAURINDA SANTOS LOBO – Criação de um núcleo de canto coral aberto à comunidade no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo onde as pessoas possam participar gratuitamente e livremente. O grupo será formado por jovens e adultos. No início se executarão peças simples e conhecidas em uníssono e posteriormente se agrega o canto a duas vozes até se chegar a estrutura de coral a quatro vozes (soprano, contralto, tenor e baixo). O objetivo do grupo é aprimorar a técnica vocal e interpretar repertórios simples, mas que gradualmente possam se tornar cada vez mais complexos e exigentes Sábados, das 18h às 20h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

 

*OFICINAS NO DYLA – Teatro adulto – sábados, das 11h às 13h30; Baralho Cigano – quartas, das 14h às 16h; Dança Cigana, quartas, das 16h às 18h; Dança de Salão – segundas e quartas, das 9h às 13h; Jongo – segundas, das 14h às 16h; Dança do Ventre – quartas, das 18h às 19h; Forró – das 17h às 18h30; Preparação Vocal – quintas, das 15h às 16h; Canto Coral – quintas, das 16h às 18h; Capoeira – sextas, das 18h às 19h; Violino – sábados, das 10h às 12h; Ioga – quintas, das 17h às 18h; e Sextas, das 9h às 10h; Forró, segunsas, às 17h; e Dança de Salão, terças, às 10h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá (Tel.: 3833-4769).

 

*OFICINA DE AZULEJARIA – Se todas as cidades são mosaicos de inter-relações, afetividades, tradições, testemunhos contínuos do esforço de construção e reconstrução, o Rio de Janeiro é um mosaico representativo do Brasil. E, seguramente, uma das regiões mais constitutivas do mosaico cultural carioca é a Zona Portuária, que compreende os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e os morros do Pinto, da Providência, da Conceição e do Livramento. Aulas práticas e teóricas de azulejaria, com um seminário sobre o tema como parte da formação e exposição. Ao final do curso haverá uma Exposição de encerramento, dia 22 de novembro. Orientação Equipe Azulejaria: Laura Taves, Lúcia Rodrigues, Márcia Queiroz e João Rivera. Até 17 de novembro. Haverá duas aulas externas, aos sábados, para visitação guiada da região portuária e do Circuito da Herança Africana. Dias 14, 21 e 28 de setembro, quintas-feiras, 18h30 às 20h. Grupo de alunos: 15 alunos; jovens (a partir de 14 anos), adultos e idosos, moradores do Centro e da Região Portuária da cidade. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.

 

*OFICINA LAURINDA SANTOS LOBO – Oficinas gratuitas de capoeira, terças e quintas, das 19h às 21h; Tai chi, terças e sextas, das 8h30 às 9h30; e Jongo, maculelê e samba, sábados, das 16h às 17h30. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

 

OFICINAS NO CALOUSTE – Cerâmica Artística, com Dony Gonçalves, quintas (9h às 12h; 14h às 17h) e sexta (9h às 12h), R$ 210; Tingimento no Tecido com Artes, com Jana Apolônio, terças (9h às 12h), R$ 120; Bordado em Pedrarias, com Milena Carvalho, segundas (14h às 17h), R$ 120; Corte e Costura, com Milena Carvalho, terças (9h às 12h) e quartas (14h às 17h), R$ 120; Artesanato em madeira e cerâmica/pátina/mosaico, com Ricardo Moreira, quartas (9h às 12h; 14h às 17h), R$ 225; Atelier de Experimentação Escultórica, com Sandro Lucena, segundas (14h às 17h ou 18h às 21h) e quintas (9h às 12h; 14h às 17h ou 18h às 21h), R$ 210; Reaproveitamento Criativo de Materiais, com Jac Carrara, quartas (9h às 12h), R$ 100; Restauro em Obras de Artes, com Darcílio Soares, segundas (14h às 17h ou 18h às 21h), R$ 200; Atelier de Pintura,com Roberto Tavares, segundas (14h às 17h) e quartas (18h às 21h), R$ 250; Entalhe, com Darcílio Soares, terças (14h às 17h ou 18h às 21h), R$ 200; Xilografia, com Bárbara Sotério, terças, (18h às 21h), R$ 160; Teoria Musical, com Adão Rodrigues, terças (14h às 17h) e quintas (14h às 18h), R$ 120; Jóias – do desenho ao protótipo, com Rosana Galvão, quartas (14h às 17h) e quintas (9h às 12h), R$ 160; e Fotografia, Guilherme Silva, quartas (9h às 12h ou 14h às 17h), R$ 120. Lembrando que além da mensalidade, todos os cursos têm uma taxa de matrícula de R$ 30. As inscrições na Secretaria de Cursos (sala 212). Informações pelo telefone 2292-7546, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.


*OFICINAS CULTURAIS PERMANENTES DO ZIMBA TEATRO - DANÇA – CIRCO – As Oficinas Culturais Permanentes oferecem um espaço de experimentação, onde crianças, adolescentes e adultos podem descobrir potencialidades criativas através do teatro, da dança e do circo. A partir de jogos/improvisações/provocações, os participantes serão estimulados a se expressarem em grupo e individualmente. Direção artística de Monique Carvalho. Com Rohan Baruck (teatro), Jenniffer Mercedes (dança) e Daniel Poittevin e Renê Carvalho (circo). Terças: circo, das 14h30 às 16h30; balé (de 7 a 12 anos), das 18h30 às 19h30; e jazz, das 17h às 18h. Sábados: teatro infantil, das 10h às 12h; e teatro adolescente, das 12h às 14h. Domingos: dança de salão, das 10h às 12h. Teatro Municipal Ziembinski. Vagas: 30 alunos por turma. Inscrição pelo e-mail: teatrozimba.cultura@gmail.com

 

*PROJETO DA TERCEIRA IDADE TRUPE SOLIDÁRIA – Revivendo e resgatando as músicas de raízes culturais, com vivências diversificadas na preparação dos nossos cantores da melhor idade, destacando figuras artísticas que passaram e deixaram grandes obras musicais. Coordenado pelo maestro Sebastião e cantores. Sextas-feiras, das 14h às 17h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. (Tel.: 3833-4769).

 

*TEATRO EM COMUNIDADES – Aulas de teatro para jovens de 13 a 17 anos, oferecidas pelo projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro "Teatro em Comunidades". Coordenação geral de Marina Henriques Coutinho (UNIRIO). Sábados, das 10h15 às 12h30. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró.

 


LEITURA

 

*BANCA DE LIVROS – Cinco bancas de jornais transformadas em bibliotecas públicas, com 300 títulos em cada, além de bibliotecários e contadores de histórias formam o projeto Banca de Livros. Direção de produção: Miguel Gomes. Assistente de produção: Amandha Nery. Coordenação de montagem, design gráfico e web: Elpídio Duarte. Projeto pedagógico e direção geral: Graça Gomes. De segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 14h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

 

*SARAU DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Com Francisco Gregório e os contadores de Histórias (para adultos). Há mais de 30 anos o professor Gregório desenvolve cursos de formação de contadores de histórias no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil e do exterior. A proposta é de reunir contadores de histórias e amantes das narrativas orais num encontro intimista, com café e literatura. Dia 20 de outubro, sexta-feira, das 17h às 19h30, na Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ÚLTIMA SESSÃO – A peça fala sobre o amor na maturidade, a mudança de paradigmas em relação aos valores na idade madura. A história se passa durante o almoço de domingo no Clube Inglês, onde amigos entre 75 e 85 anos de idade reúnem-se semanalmente. Um grupo de amigos que convive com humor e picardia, até que um dos participantes, um ator amargurado com o rumo que sua vida tomou, resolve fazer um acerto de contas com os parceiros de jornada, inspirado em A Tempestade, de Shakespeare. Verdades dolorosas misturadas a situações cômicas levam a inesperadas revelações e a um final surpreendente. Com Suely Franco, Suzana Faini, Miriam Mehler, Odilon Wagner, Antônio Pitanga, Tânia Bondezan, Daisy Lúcidi, Rubens de Araújo e Regina Sampaio. De 22 de setembro a 1º de outubro. Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. R$ 60. Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação: 12 anos.

 

AGOSTO – A peça de Tracy Letts é uma contundente e emocionante história sobre conflitos familiares. Uma peça sobre o inconfessável, sobre o que fica entalado na garganta e sufoca. A história de uma família desconectada, desfeita, cujos membros insistiram na união o quanto puderam, da forma que puderam, mas que chega finalmente ao limite da desistência. Apesar de se tratar de um texto denso, forte, com todos os traços que trazem os clássicos, há uma certa descontração no espetáculo. Texto de Tracy Letts. Direção de André Paes Leme. Com Guida Vianna, Letícia Isnard, Claudio Mendes, Claudia Ventura, Eliane Costa, Guilherme Siman, Julia Schaeffer e Marianna Mac Niven. De 14 de outubro a 5 de novembro. Sábados, às 21h, e domingos e segundas, às 20h. R$ 50. Teatro Ipanema. Classificação: 16 anos.

 

BR-TRANS – Escrito e encenado por Silvero Pereira, o monólogo BR-Trans inicia nova temporada e está inserida na programação especial de outubro, instituído pela Prefeitura do Rio como o "mês da diversidade". O espetáculo é resultado de um processo de pesquisa cênica e leva ao palco histórias sobre medo, solidão e morte, através de narrativas que se encontram e se confundem entre si e perpassam pelas inquietações do ator Silvero Pereira. BR-Trans foi construído a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de shows da cidade. De 7 a 29 de outubro. Sexta e sábado, às 21h, e domingos, às 20h. Teatro Maria Clara Machado. R$ 40. Classificação: 14 anos.

 

BATALHA DE IMPROVISAÇÃO COM MÁSCARAS – No espetáculo, um grupo de atores fará uma apresentação imprevisível (literalmente!), na qual tudo é improvisação! Já na chegada, o público é convidado a embarcar nesta inédita aventura teatral, sugerindo temas de improvisação a serem sorteados. Como nos antigos programas de auditório, a plateia vota, torce e participa. Tudo pode acontecer. Duas equipes de jogares serão dividas pelo o público, na hora. Após a divisão dos times, o Mestre de Cerimônia apresentará as regras da Batalha e as provas que serão cumpridas. Para cada prova, haverá temas sorteados, tempos definidos e objetivos a serem cumpridos. Após cada prova, um grupo de jurados convidados e a plateia preferirão seus votos e escolherão o grupo vencedor. No palco, as máscaras de Bali (Indonésia) da Cia. Dos Bondrés, dirigida por Fabinna de Mello e Souza. Direção de Fabianna de Mello e Souza. Dias 19 e 26 de outubro, quintas e 27 de outubro, sexta, sempre às 20h. R$ 30. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

DANDARA ATRAVÉS DO ESPELHO COM CIA. DE TEATRO PRÁTICA DE MONTAÇÃO – Espetáculo de tintas autobiográficas, Dandara Através do Espelho narra a história de uma atriz transexual que quer transformar em filme as confidências guardadas no seu diário. Com a ajuda de Pedro, um estudante de teatro, assumem o desafio de tirar a ideia do papel. Com uma câmera na mão, as memórias e o espaço se mesclam numa mistura de realidade e ficção e o público assiste e participa da construção deste filme que é transmitido em tempo real. Dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, às 19h. R$ 30. Sala Municipal Baden Powell.

 

EUFORIA – Espetáculo híbrido, onde ator, texto, corpo e voz estão em constante processo. A direção e dramaturgia foram criadas em conjunto, conforme a demanda da interpretação. Os três parceiros, Michel Blois (ator), Julia Spadaccini (autora) e Victor Garcia Peralta (diretor), se entrelaçam criativamente de modo a misturar as linguagens, dando origem a uma montagem performática. A luz, o som, o cenário são mutantes e articulados pelo próprio ator, que interpreta os dois personagens da montagem. Divida em dois solos, o espetáculo trata do desejo. Um desabafo de dois personagens, um velho e uma cadeirante, que socialmente são olhados como seres assexuados, invisíveis aos olhos do prazer comum. Esta é a segunda peça que Michel Blois é dirigido por Victor Garcia Peralta. Texto de Julia Spadaccini e direção de Victor Garcia Peralta Com Michel Blois. De 6 a 28 de outubro. Sábados e domingos, às 22h. R$ 20. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 14 anos.

 

ESSA COISA QUE A GENTE NÃO SABE O QUE É, MAS DESCONFIA – Espetáculo escrito e atuado por Júlia Horta, Júlia Portes e Raira Machado que fala sobre relações, tanto amorosas, quanto familiares e sociais. A obra traz histórias entrecortadas de diversas mulheres, que são tratadas com humor, poesia e irreverência, revelando algumas questões políticas, como preconceitos, medos, poderes e autonomias. De 10 de outubro a 7 de novembro. Terça-feira, às 22h. R$ 40. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 14 anos.

 

GALÁPAGOS – Vencedor na categoria melhor autor pelo prêmio Shell 2014. Durante sucessivos encontros em um bar, dois homens com estilos de vida completamente diferentes reconhecem ter algo em comum: um abismo entre o que são e o que representam ser. Carlos, um artista plástico renomado, e Vander, um funcionário de uma multinacional, travam um duelo cômico e emocionante com suas verdades. Galápagos propõe uma discussão sobre o homem que está no limite entre romper com padrões de comportamento para resgatar sua mais íntima individualidade, ou permanecer com a sensação de pertencimento social, saciando apenas o ponto de vista do outro. De 5 a 27 de outubro, quintas e sextas-feiras, às 20h. R$ 40. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: 14 anos.

 

O MARINHEIRO – Procurando consumir as horas difíceis que as aguardam, até porque sabem que "ainda não deu hora nenhuma", as três veladoras contam histórias e acabam por desembocar na evocação de um marinheiro, náufrago numa ilha deserta. O marinheiro criado e invocado pelas três mulheres rapidamente as absorve nas teias da ficção, deixando-as suspensas entre passado e futuro, num hipnótico poema visual que confunde sonhadoras e sonhado. Domingos, às 19h30. R$ 30. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

 

O RIO NÃO É HOLLYWOOD – Uma atriz, um sonho, muita determinação e, sobretudo, o desejo de atuar nos palcos cariocas fizeram com que Bruna Fachetti, natural de Blumenau, SC, deixasse família e amigos para se estabelecer no Rio de Janeiro. Desde a saída da cidade natal até a chegada e estada na cidade maravilhosa renderam-lhe ótimos relatos que compõem o monólogo "O Rio não é Hollywood", que estreia dia 3 de outubro no Teatro Café Pequeno. Escrita pela própria atriz, que se desdobra em várias personagens, e dirigida por Mauro Eduardo, comédia musicada e rimada fica em cartaz terças e quartas-feiras, às 20h, até o dia 25 de outubro apresentando, de forma divertida, o dia a dia de quem sonha chegar aos palcos de Hollywood, mas que passa por muitos problemas na vida de anonimato. Texto, Músicas Inéditas e Atuação: Bruna Fachetti. Direção de Mauro Eduardo. De 3 a 25 de outubro. Terças e quartas, às 20h. R$ 30. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 12 anos.

 

O DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE – Esta peça se passa na década de 1950, no sul dos Estados Unidos e aborda questões como a repressão sexual e os problemas psicológicos que os artistas da época enfrentavam em relação à beleza, à juventude e ao sucesso. Alexandra Del Lago, uma atriz muito linda, talentosa, com um enorme sucesso, que na estreia de seu mais recente filme, se olha no espelho e, repentinamente, se sente velha e fracassada. Com medo de encarar a dura realidade, ela, então, foge e vai para uma cidade do interior, onde se hospeda num hotel barato. Lá, acaba encontrando Chance Wayne, um homem mais jovem, que por acaso é um gigolô, que aspira ardentemente o poder e o sucesso. Enquanto Alexandra só quer carinho e atenção, Chance só quer se aproveitar dela. Texto de Tennessee Williams. Direção de Gilberto Gawronski. Com Vera Fischer, Pierre Baitelli, Ivone Hoffman, Mário Borges, Clara Garcia, Juliana Boller e elenco. De 5 de outubro a 26 de novembro. De quinta a sábado, às 19h e domingos, às 18h. R$ 60. Teatro Municipal Carlos Gomes.

 

QUERO SER FERNANDA TORRES 2 - CINCO ANOS DEPOIS – José acordou um dia e descobriu que havia se transformado na atriz Fernanda Torres, desde então, passaram-se cinco anos. Após a aventura narrada na primeira parte dessa sequência, agora ele tenta explicar como foi parar na Namíbia, um país no continente africano. Nos últimos anos, fez novos amigos, encontrou algumas respostas sobre o que tinha acontecido a ele, e até tentou participar de um inusitado grupo de apoio. Busca uma forma de reverter a misteriosa transformação. Texto e interpretação de Tiago Maviero.
Direção de Giuliano Laffayette. De 11 de outubro a 2 de novembro. Quartas e quintas, às 22h. Teatro Municipal Café Pequeno. R$ 40. Classificação: 18 anos.

 

TUDO O QUE HÁ FLORA – Flora é uma dona de casa que cumpre um ritual diário enquanto espera o marido para o almoço. A espera ainda traz à tona aquela mesma ansiedade. Nada como os privilégios de um casal apaixonado. Quando a rotina parece cumprir seu papel, Flora recebe uma visita inesperada de dois conhecidos. Em meio à tensão gerada pela presença dos dois homens em sua casa e pela iminente chegada do marido, discussões e revelações levam Flora a um inevitável reencontro com um passado que ela insiste em tentar esquecer. Texto de Luiza Prado. Direção de Daniel Herz. Com Leila Savary, Lucas Drummond e Thiago Marinho. Dias 1º e 2 de outubro, domingo e segunda, às 20h. R$ 40. Teatro Ipanema. Classificação: 14 anos.

 

TOSKA – Toska, de Eduardo Nunes é um sentimento russo, sem uma tradução exata para o português e que pode expressar uma melancolia, angústia, sentimentos que estão presentes nos personagens dos quatro contos de Tchekhov que compõem esta peça. Em cena mais de 30 atores que durante três meses, sob a batuta do diretor Renato Carrera criaram esse espetáculo teatral dentro do projeto Teatro de Segunda. Dramaturgia criada pelo cineasta Eduardo Nunes. Direção de Renato Carrera. Atores convidados: Cris Larin e Sergio Medeiros. Sala Municipal Baden Powell. R$ 30.

 

VIOLETA.EU.ELAS.JULIETA – Adaptada do clássico amoroso Romeu e Julieta, a peça "Violeta.Eu.Elas.Julieta" é o novo trabalho da Múltipla Cia Teatral, do Rio de Janeiro, que volta aos palcos do Teatro Café Pequeno. Dirigida por Rodrigo Turazzi, a comédia dramática apresenta três atores que se revezam em uma espiral, dando vida a mais de 14 personagens para contar a história de amor entre o jovem casal de famílias rivais. Essa adaptação, de final trágico, caminha muito próximo à comédia física, redirecionando o olhar do espectador para Julieta, que enfrenta de forma passional, uma série de conflitos atuais. Nessa releitura, a obra Shakespeariana torna-se pano de fundo para o enfrentamento da questão de como abordar o tema "feminino". Com isso, Julieta revela-se o principal objeto de observação. De um lado Julieta, uma das personagens mais desejadas pela grande maioria das jovens atrizes, de outro, a paixão de jovens artistas pelo seu ofício na construção de uma trajetória. Adaptação de Rodrigo Turazzi. Direção de Rodrigo Turazzi. Com Carolina Alfradique, Duda Paiva e Rodrigo Turazzi.
De 6 a 29 de outubro. Sextas, sábados e domingos, às 20h R$ 30. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: 12 anos.
 

 

 

 

 

 

 

ATRÁS DO MUNDO – Uma doce menina de sete anos que acaba de perder sua irmã, grande amiga e companheira; um menino sozinho e frágil que acaba de vivenciar a separação de seus pais e, abstraindo sua dor, inventa um aparelho para ser capaz de alçar voos e não se sentir mais tão excluído; uma romântica jovem, que, idealizando um grande amor, é abandonada no altar e, de tanto chorar, acaba anulando sua própria vida, e também sua dor; duas irmãs-gêmeas muito próximas e confidentes, que surgem para conduzir os personagens através de suas angústias e ansiedades; e um médico cego, capaz de exibir um diferente mundo repleto de outros significados e encantos para além do que os olhos podem ver, dão vida a esse delicado espetáculo. Texto de Maria Eduarda de Carvalho. Com Daniel Chagas, Leandro Baumgratz, Luiza Scarpa e Maria Eduarda de Carvalho. De 21 de outubro a 10 de dezembro. Sábados e domingos, às 16h. R$ 40. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

CARLOS NAVAS MOSTRA CHICO E VINICIUS PARA CRIANÇAS EM COPACABANA – As Músicas que Chico Buarque e Vinicius de Moraes dedicaram às crianças levadas ao palco e ao disco na voz rara de Carlos Navas. A versatilidade do artista vem sendo aferida pela crítica e por um público fiel e atento há mais de 20 anos. São dez discos e um DVD lançados e shows bastante diversos, mostrados em palcos de várias partes do país. Dois destes álbuns são infantis: "Algumas Canções da Arca..." (2004), onde relê parte da obra que Vinicius de Moraes dedicou aos pequenos na série "Arca de Noé", dos anos 80, e "Canções de Faz de Conta" (2007), que traz pérolas de Chico Buarque. O espetáculo "Chico e Vinicius para Crianças" mescla faixas dos dois álbuns e já foi visto em palco por mais de 250 mil pessoas, desde que o artista passou a se apresentar também para as crianças, há quase treze anos. No roteiro, "Ciranda da Bailarina", "Rebichada", "História de Uma Gata", "O Jumento", entre outros. Dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, às 16h. R$ 40. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

 

JUJUBA E ANA NOGUEIRA APRESENTAM FÁBULAS FABULOSAS – Em Fábulas Fabulosas os artistas Jujuba e Ana Nogueira farão o lançamento do aplicativo de desenho animado de histórias cantadas "Contos em Cantos". E é através de canções executadas ao vivo, técnicas teatrais, recorte e dobraduras, que os cantadores de histórias aliarão a arte milenar de narração de Fábulas com a moderna tecnologia digital, e mostrarão projeções dos desenhos animados que compõem o aplicativo, contextualizado com a estrutura do espetáculo, onde são contadas e cantadas fábulas para ressaltar a importância do livro e homenagear o grande escritor Monteiro Lobato. Dia 15/10 – domingo – 16h – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).

 

IMAGINIDADE – Joyce Cândido e Léo Bento lançam o CD para crianças "Imaginidade" que conta com a participação de Léo Jaime, Bia Bedran e Verônica Ferriani. O espetáculo tem direção de Ernesto Piccolo, e conta as aventuras de dois amigos que mergulham no mundo da imaginação. Dias 14 e 15 de outubro, às 16h. R$ 40. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.

 

MAKUPUNI – Numa ilha do futuro, crianças são fabricadas e são entregues em caixas nas casas dos seus pais. Elas nascem perfeitamente educadas e adaptadas às suas famílias. Porém, três crianças nascem fora do padrão dos pais: um menino-polvo, uma menina-âncora e um menino-livro. Eles são devolvidos por não se adaptarem às casas em que foram recebidos. A missão do público, através de um software de votação onde podem decidir alguns rumos da história, é ajudar na reintegração dessas crianças que precisam se adaptar e, mais do que isso, se entender e se aceitar nos ambientes da casa, da família, dos amigos e dos sonhos. Com Miguel Araújo e Luiza Sussekind. De 14 a 29 de outubro. Sábados e domingos, às 16h. R$ 40. Teatro Café Pequeno. Classificação: livre.

 

*O REIZINHO MANDÃO – A história começa com a morte de um rei sábio e justo que leva ao trono seu filho mimado e mandão. O novo monarca, além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo, faz o povo literalmente perder a voz. A montagem retratará a obra na integra, utilizando-se do universo regional, proposta pelo diretor Roberto Lage. Obra de Ruth Rocha. Idealização de Jô Santana. Direção de Roberto Lage. Com Ariel Goldemberg, Rita Pokk, Joana Mocarzel, Jô Santana, Ricardo Gamba, Rodrigo Fernando, Stella Tobar, Luiza Novaes e Hugo Germano. Dias 14, 15, 21 e 22 de outubro. Sábados e domingos, às 15h. Teatro Municipal Carlos Gomes. Classificação: livre.

 

*UM PASSEIO MAR ADENTRO – Pedro acompanha seu pai em um evento chamado "Mutirão de Limpeza", realizado na Ilha Comprida (Arquipélago das Cagarras), e se perde durante o passeio. Ao tentar encontrar seu pai, ele descobre incríveis espécies (Golfinho – Bromélia – Pererequinha – Cacto – Atobá – Estrela do Mar) e conhece o ciclo de vida delas, sua função no ecossistema e as ameaças constantes ao seu habitat. A abordagem principal é o comportamento do ser humano, que deve preservar e conservar o meio ambiente. A atriz Heloísa Périssé deu voz a personagem Pererequinha, que é representada por umfantoche. O espetáculo, de forma descontraída, desperta nas novas gerações o correto comportamento em relação ao descarte do lixo. O formato lúdico foi usado para falar de maneira divertida sobre um assunto sério e, assim, despertar o inteesse da criança para o conteúdo abordado, favorecendo a conscientização e a formação de bons valores. O roteiro é voltado para a promoção da educação ambiental, orientando e sensibilizando o público infantil sobre os impactos negativos que o lixo provoca na natureza. E o recado é dado por alguns dos seres que vivem no Arquipélago das Cagarras, que está localizado a 5 kim de Ipanema e é a primeira unidade de conservação Marinha de proteção integral do Rio de Janeiro. Texto de João Miranda.
Dia 10 de outubro, terça-feira, às 10h30 e às 14h30. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre.
 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

ANELIS ASSUMPÇÃO E MIHAY – Imagine a cena. Podia ser de cinema, de teatro, literatura em prosa ou poema; podia ser mais um grande encontro tramado pela ficção. Podia ser só música. Mas, não. Foi com tudo isso e com generosidade. E também com a necessária dose de realidade (que só a Arte traz e promove) que, Mihay e Anelis Assumpção se tocaram pela primeira vez no Festival Experia. Mihay e Anelis, desde a primeira vez, parecem já saber caminhar juntos. Dia 17 de outubro, terça-feira, às 20h30. R$ 30. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

CLÁSSICOS DOMINGOS – Com o Duo Angela Carvalho e Cláudio Vettori (voz e piano). Convidado: Andrade Neto (tenor), dia 1; Alberto Pirro em Melodias ao Coração, dia 8; Giordano Passini, dia 15; III Encontro Internacional de Acordeons, dia 22; e Concerto Especial – Homenagem a Sergio Roberto de Oliveira, dia 29. Sempre aos domingos, às 11h. R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).

 

BETO SAROLDI – Saxofonista, compositor e produtor, Beto Saroldi pertenceu as Bandas de Erasmo Carlos, Gilberto Gil com quem se apresentou nos maiores Festivais de Jazz & Blues mundo afora, Barão Vermelho, Lulu Santos, Capital Inicial, Wagner Tiso & Lô Borges, especial de Roberto Carlos (TV Globo). Com Eduardo Dussek se apresentou no primeiro Rock in Rio. Trabalhou com Jim Capaldi (Co-fundador ao lado do também extraordinário Steve Winwood o lendário Grupo Inlgês Traffic). Dia 14/10 – sábado – 19h30 – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).


CAMERATA DE VIOLÕES – Neste novo projeto "Cordas Clássicas" a Camerata de Violões avança com a nova proposta de registrar pela primeira vez em sua trajetória compositores brasileiros, novos e consagrados: Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Henrique Oswald e Eduardo Gatto, lado a lado a compositores europeus e latino-americanos, tais como Claude Debussy, Béla Bartók, Alberto Ginastera e Leo Brouwer. Interpretando obras compostas originalmente para orquestras sinfônicas, com os arranjos elaborados pelos próprios integrantes do grupo para a estrutura de octeto de violões. Dia 19/10 – quinta-feira – 19h30 – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).


DANDARA RUFFIER APRESENTA TENDÊNCIAS – O show é um apanhado das principais canções que influenciaram e influenciam a identidade da cantora. Junto ao guitarrista Pablo Barroso, Dandara Ruffier interpretará canções de Tom Jobim e de outros compositores e parceiros contemporâneos ao maestro e também apresentará composições próprias e de compositores do atual cenário musical carioca. Dia 11/10 – quarta-feira – 19h30 – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).

 

"BRASILEIRÍSSIMO" – TÁRCIO CANTA EMÍLIO SANTIAGO. PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: RICARDO SILVEIRA, VERÔNICA SABINO, MARCIO GOMES E SILVANA ANGLA – Tárcio Cardo lança CD-tributo a Emílio Santiago na Sala Baden Powell. Um trabalho feito para celebrar uma grande amizade. O repertório revive grandes sucessos de Emílio, como "Saigon", "Logo agora", "Verdade chinesa" e "Pelo amor de Deus", entre outras. Dia 7 de outubro, sábado, às 21h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: livre.

 

DOMINGOS CLÁSSICOS INTERNACIONAIS – TRIO MIGNONE – Recital com o trio formado por Afonso Oliveira (flauta), Ricardo Santoro (violoncelo) e Miriam Grosman (piano). No repertório, uma homenagem ao mestre Francisco Mignone e aos seus 120 anos de nascimento. Dia 15 de outubro, domingo, às 11h, na Sala Municipal Baden Powell. R$ 20. Classificação: livre.

 

DIVAS PARA SEMPRE: O MUSICAL – As cantoras Maria Nydia, Thereza Moraes e Marlene Xavier fazem homenagem às divas Dolores Duran, Elizeth Cardoso e Dalva De Oliveira acompanhadas por Chiquinho Neto (piano e direção musical) e Jimmy Santa Cruz (baixo). Em 1990, as três cantoras se uniram para interpretar as Três divas, que resultou num Cd gravado ao vivo. Dia 11 de outubro, quarta-feira, às 19h, na Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: livre.

 

DOMINGOS CLÁSSICOS INTERNACIONAIS – ENCONTRO COM CHIQUINHA GONZAGA – Recital em homenagem aos 170 anos da maestrina com a soprano Neti Szpilman, acompanhada da pianista Maria Luisa Lundberg. Eles apresentarão recital de homenagem a Chiquinha Gonzaga. Neti e Maria Luisa, fazem uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia mesclado com as composições da maestrina, revivendo as ousadias e vitórias da grande musicista. O concerto contará com a participação especial do clarinetista Moisés Santos e será encerrado com a apresentação do Coral Tom na Caixa, formado por ex funcionários da Caixa Econômica Federal, regido pelo Maestro Sérgio Menezes e preparação vocal de Neti Szpilman. Dia 8 de outubro, domingo, às 11h, na Sala Municipal Baden Powell. R$ 20. Classificação: livre.

 

LETÍCIA PERSILES APRESENTA AS CARTAS DE AMOR E SAUDADE – As Cartas de Amor e Saudade, de Letícia Persiles, conta, em apenas um ato, a estória abstrata do processo de criação do próprio álbum. Tendo as músicas e o texto sido criados pela cantora, ao mesmo tempo em que sua vida se transformava pela chegada de seu primeiro filho, traz questionamentos sobre as relações de tempo, espaço e memórias e, é claro, exalta a força do feminino. Complementando o roteiro, outras canções da autora e, também, Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga e Seule de Vinicius de Moraes e Pixinguinha fazem parte do show. Durante a performance, as músicas se misturam ao texto. Dia 20/10 – sexta-feira – 19h30 – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).


GIORDANO PASSINI (VIOLÃO) – Nasceu em 1986, em Bolonha (Itália), e iniciou seus estudos de música com doze anos. Giordano tem atuado intensamente em concertos pela Europa, Leste Europeu, China e América Latina. Em 2014, lançou seu primeiro CD solo "Frammenti", dedicado ao repertório violonístico do século 20 e que recebeu elogiosa crítica de publicações especializadas, com a Revista "Sei Corde" (Itália). Desde 2009, é o Diretor Artístico e idealizador do Festival Internacional de Violão "Claxica", em Bolonha (Itália). Dia 15/10 – domingo – 11h – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).


GRAGOATÁ – Do baião à MPB, do tropicalismo ao indie. Formado por Rebeca Sauwen, Fanner Horta e Renato Côrtes, o trio fluminense traz no currículo apresentações diversas, como no Sofar Sounds, no Teatro Municipal de Niterói e Teatro da UFF. Na mídia, eles ficaram conhecidos em 2015, após a participação de Rebeca Sauwen no programa The Voice, da Rede Globo, e no hit Linda, Louca e Mimada, da banda Oriente. Dia 18/10 – quarta-feira – 19h30 – R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).

 

ZÉ BIGODE – O repertório firmado na música instrumental autoral conta com misturas que vão do Jazz ao Afrobeat, passando por ritmos brasileiros como maracatu e baião. O grupo busca sempre a fluidez do improviso, longe de se limitar apenas a ouvintes que estudam música, a linguagem primordial é a do ritmo, e todos podem dançar. Dia 12 de outubro, quinta-feira, às 19h30. R$ 20. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).


ED MOTTA APRESENTA O BAILE DO FLASHBACK – O Baile Do Flashback é um projeto que sempre foi cobrado pelas pessoas que acompanham o trabalho de Ed Motta. O repertório é repleto de temas que tocam até hoje nas rádios segmentadas, músicas que muitos conhecem mas os artistas não ficaram necessariamente conhecidos, casos como BB&Q Band, McFadden & Whitehead, Shalamar. A veia principal do show é o soul/funk do final dos anos 70 e início dos 80, e conta também com baladas românticas como Take Me Now do David Gates, o compositor da banda Bread. Dia 9 de outubro, segunda-feira, 20h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: livre.

 

A MÚSICA DA AMAZÔNIA – EDIÇÃO COMEMORATIVA DO CÍRIO DE NAZARÉ COM SILVAN GALVÃO, RONALDO SILVA E JUNIOR SOARES (ARRAIAL DO PAVULAGEM), RENATO ROSAS E CARIMBLOCO – Show com o percussionista, cantor, compositor e mestre de carimbó Silvan Galvão (Santarém-PA) que convida artistas conterrâneos para se juntar a ele no palco, e apresentar ao público a multiplicidade sonora da região amazônica. No repertório, ritmos tradicionais da Amazônia, como o carimbó, as toadas de boi-bumbá, o lundum marajoara, o xote, a quadrilha e o retumbão darão o tom dessa festa. Dia 21 de outubro, sábado, às 21h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: 12 anos.

 

BIG BAND UNIRIO – Atualmente coordenada e regida pelo pianista, arranjador, compositor e professor Cliff Korman, a Big Band UNIRIO é um projeto de extensão acadêmica formado em 2015 por conta do grande interesse dos alunos e ex-alunos em participar desta formação consagrada e essencial na área da música popular. O clarinetista e saxofonista Levi Chaves tomou a iniciativa de organizar e ensaiar os colegas. Os arranjos apresentados refletem a diversidade e variedade das orquestras e arranjadores brasileiros e americanos do gênero. No repertório, composições de Paulo Moura, Pixinguinha, Tom Jobim, Ivan Lins e Gilson Peranzzetta, Moacir Santos e Duke Ellington, entre outros. Dia 25 de outubro, quarta-feira, às 20h. R$ 30. Sala Municipal Baden Powell.


DOMINGOS CLÁSSICOS INTERNACIONAIS – NADJA DALTRO E AMIGOS – Recital com Nadja Daltro (soprano), Marcelo Coutinho (Barítono), Flávio Augusto (piano), João Daltro (violino), Ricardo Santoro e Davi Oliveira (violoncelos) e Igor Levi (flauta). No repertório, clássicos internacionais de Bach. Bizet, Rossini, Chopin, Verdi e Massenet. Dia 22 de outubro, domingo, às 11h, Sala Municipal Baden Powell. R$ 20. Classificação: livre.

 

MARIA OLIVIA CANTA RAUL – O show traz uma releitura da obra de Raul Seixas, com canções interpretadas pela cantora e compositora de MPB, Maria Olívia, numa concepção musical diferenciada daquela predominante do universo do Rock. Com direção de Márcio Trigo, Maria apresentará sua performance em formação instrumental de canto e dois violões, com as participações de Marcílio Figueiró e André Dantas. Dia 18 de outubro, quarta-feira, às 20h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 30. Classificação: livre.

 

MULHERES DE CHICO – RODA VIVA 50 ANOS – Mulheres de Chico voltam a Sala Municipal Baden Powell com um show em homenagem aos 50 anos da música Roda Viva. O movimento Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização a prevenção e alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama será tema deste show. No repertório, os grandes sucessos do compositor Chico Buarque como "Geni e o Zepelin", "Cálice", "Apesar de Você", entre outros. Dia 22 de outubro, domingo, às 20h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: livre. 

 

JEFF GARDNER TRIO "ABRAÇOS" – Show baseado em músicas dos seus CD's "Abraços" e "Street Angels", e inéditas. Jeff Gardner presta homenagem aos grandes nomes da Música Instrumental Brasileira e da MPB em ritmo de samba, bossa, baião e chorinho. No repertório, "Chameguenta", "Coisas do Samba", "Chorões" e "Um Abraço no Hermeto". O trio interpretará "Ilusão A Toa" e "Ceu e Mar", do Johnny Alf, do CD em preparação "Sintonia - Jeff Gardner Toca Johnny Alf". Dia 15 de outubro, domingo, às 20h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: livre.

 

"SUELI COSTA: 50 ANOS DE MÚSICA"- COM SUELI COSTA, ÁUREA MARTINS E FERNANDA CUNHA – Sueli Costa é uma das maiores compositoras brasileiras e está completando 50 anos de carreira este ano. "Por exemplo você" (em parceria com Joao Medeiros Filho) foi a primeira música a ser gravada em 1967 por Nara Leão. São de Sueli sucessos como "20 anos blue" (em parceria com Vitor Martins e gravada por Elis Regina), "Altos e baixos" (em parceria com Aldir Blanc), "Jura secreta" e "Alma" (ambas em parceria com Abel Silva e gravadas por Simone), entre outras. Dia 14 de outubro, sábado, às 21h, na Sala Municipal Baden Powell. R$ 40. Classificação: livre.

 

 

FESTA DOS ANCESTRAIS, COM ANDREIA MOTA – Andreia Mota é cantora, compositora e atriz formada em teatro pela UniverCidade em 2009.

Atualmente se apresenta com seu segundo trabalho solo FESTA DOS ANCESTRAIS no qual celebra a ancestralidade com um repertório para mover corpo e espírito, falando de mitos e ritos, sagrado e profano. Suas referências musicais se ancoram principalmente no universo afro-brasileiro mas também se encontram nas músicas populares brasileiras e latino-americanas; músicas próprias e de parceiros da nova cena musical como Luiz Nascimento, Alberto Americano e Sergio Pererê, além de releituras de Gilberto Gil e Lenine, entre outros. Dia 12 de outubro, quinta-feira, às 20h. R$ 40. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: livre.

 

FLAUTISTAS DA PRO ARTE E DA MARAMBAIA – 90 ANOS DE TOM JOBIM – Flautistas da Pro Arte e Flautistas da Marambaia apresentam espetáculo em homenagem aos 90 anos de nascimento do Maestro Tom Jobim, como parte das comemorações da semana das crianças. Os jovens músicos com suas flautas, cantos e danças apresentam no repertório, "Forever Green", "Pato Preto", "O morro não tem vez", "Águas de Março", "Querida", entre outras. Algumas músicas em parceria com Vinicius de Moraes também serão mostradas como "Caminho de Pedra", "Frevo" e "Só Danço o Samba". A direção do espetáculo é de Claudia Ernest Dias, Thiago Chatack e Raimundo Nicioli. Dias 14 e 15 de outubro, sábado e domingo, às 16h. R$ 30. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

JONGUI – Show de lançamento do disco "Elétrico fio que teço", encontro entre o batuque ancestral afro-brasileiro, poesia, cordas, sopros, batidas e sintetizadores eletrônicos. Escuta, reflexão, concentração e sensibilidade para desbravar novos caminhos. E até, sem gênero, música de invenção. Dia 6 de outubro, sexta-feira, às 20h30. O evento faz parte do Projeto Musical Curto Circuito. R$ 30. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

PIRATARIA – CRIKKA AMORIM CANTA RITA LEE – O projeto "Pirataria – Crikka Amorim canta Rita Lee" faz 10 anos de estrada em formato acústico. Acompanhada do guitarrista Nito Lima e do violonista André Estrella, Crikka Amorim com sua guitarra faz uma homenagem a Rita Lee. Fã da roqueira paulista, a artista ouviu sua primeira demo ser apresentada por Rita no programa Rádio Amador, que comandava na Rádio Cidade carioca. Uma admiração em mão-dupla que resultou em longo processo de pesquisa de repertório e longos estudos de arranjos e sonoridades para o disco-homenagem, lançado em 2007. Curadoria e produção de Roberto Jerônimo. Dia 26 de outubro, quinta-feira, às 20h. Teatro Municipal Café Pequeno. R$ 40. Classificação: livre.

 

PRD MAIS (PANDEIRO REPIQUE DUO + CARLOS MALTA) – Show de lançamento do disco PRD Mais (ou PRD+) com Bernardo Aguiar (pandeiro), Gabriel Policarpo (repique), Brian Potts (pandeiro), Bóka Reis (timbal), Guilherme Oliveira (tamborim, surdos e percussão) e Gustavo Oliveira (tamborim, surdos e cuíca). Participação especial de Carlos Malta (sopros). Dia 31 de outubro, terça-feira, às 20h30. 

R$ 30. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

QINHO CANTA MARINA - PARTIPAÇÃO ESPECIAL MART'NALIA – Qinho está em turnê do disco "Fullgás", álbum que homenageia Marina Lima. O cantor carioca apresentou o projeto em primeira mão na última temporada de "Versões", do Canal Bis, em que ele apresentou um repertório só com sucessos de Marina. Aproximado das influências dos anos 80, o cantor teve como motivação para o projeto o extenso e clássico repertório dos irmãos Antônio Cícero e Marina Lima, forjado no trânsito pelas mesmas ruas onde Qinho cresceu. Participação especial de Mart'nalia. Com Qinho e Mart'nália (voz), Carlos Salles (bateria) e Guilherme Marques (teclados). Dia 5 de outubro, quinta-feira, às 20h30. R$ 40. Teatro Ipanema. Classificação: livre.

 

RELÓGIO DE DALI – Quarteto instrumental que respira contemporaneidade, o Relógio de Dalí propõe ao público uma experiência musical contagiante! Quatro jovens instrumentistas, compositores e arranjadores carregam uma bagagem musical extensa e variada, com influências de jazz, rock, música erudita, choro e outros ritmos regionais brasileiros. A formação de saxofone, violão de 7 cordas, baixo e bateria, traz para o quarteto uma sonoridade bem surpreendente e incomum no universo da música instrumental. Com Yuri Villar (sax), Victor Ribeiro (violão de 7 cordas),
Pablo Arruda (baixo) e Lourenço Vasconcellos (bateria). Dia 5 de outubro, quinta-feira, 20h. R$ 40. Teatro Café Pequeno.

 

*RODA DE SAMBA DA CABAÇA – A Roda de Samba reúne professores, alunos e amigos da casa da Tia Ciata. A Cabaça é o fruto da diversidade brasileira, ela está presente na música, na cozinha, na religião, no uso medicinal e no artesanato. Neste mês de setembro teremos como convidado especial Paulo Henrique da Mocidade Independente de Padre Miguel. Dia 20 de outubro, sexta-feira, às 17h30. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.

 

SOPHIE - NA LUZ DO CABARET – Com o projeto musical "Sophie - Na Luz do Cabaré", Sophie Leah quer falar sobre o amor. Cantar o que amarra o peito, botar o coração para respirar. Para expressar sua alma boêmia, ela interpreta canções marcantes de Maria Bethânia, Elis Regina, Roberto Carlos, Cartola, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros. O evento faz parte do programa Café Pequeno em Bom Som. Dia 19 de outubro, quinta-feira, às 20h. R$ 40. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: livre.

 

HURTMOLD E PAULO SANTOS – Show com a dupla que se une para lançar "Curado", resultado do encontro de uma das bandas mais fortes do cenário instrumental brasileiro com a inventividade radical de um dos nomes mais influentes da história musical mineira. Disco mistura sonoridade moderna e urbana do sexteto paulistano com experiências do artista mineiro Paulo Santos, de Belo Horizonte, traz na bagagem 37 anos de atuação no grupo Uakti, em que criou e executou instrumentos feitos de tubos de PVC, madeira, metal e vidro, e ganhou reconhecimento internacional ao elevar a luteria a outro patamar. Com Paulo Santos (percussão), Fernando Cappi (guitarra e vibrafone), Guilherme Granado (teclado, vibrafone e eletrônicos), Marcos Gerez (baixo), Mário Cappi (guitarra), Maurício Takara (bateria, trompete e vibrafone) e Rogério Martins (percussão, clarone e vibrafone). Dia 3 de outubro, terça-feira, às 20h30. R$ 30. Teatro Ipanema.
  

 
 

 

 

 

 

*BERNARDO BELFORT - O SORRISO DA NATUREZA – A exposição do artista franco-brasileiro Bernardo Belfort é composta por pinturas e desenhos divididas em cinco sessões: oceano, sol e vento; noite, céu e estrelas; lua, madrugada e sonhos; amanhecer, luz e arco-íris; cântico, despertar e rostos. O trabalho é uma viagem interior como prolongamento de uma viagem no mundo, do tempo de navegação que fez pelo Atlântico e pelas costas europeia, africana, brasileira e caribenha. As obras desta série refletem força e coragem, sob a energia do sol, na superação das vicissitudes representadas pelos ventos, tempestades e turbulências do mar revolto para depois contemplar céu e sentir o brilho das estrelas. De 7 de setembro a 1º de outubro, de terça a domingo, das 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234).

 

*CARLOS SCLIAR – DESENHOS DE GUERRA – Mostra de desenhos de Carlos Scliar sobre sua participação na Segunda Guerra Mundial, através da Força Expedicionária Brasileira. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234). Classificação: livre.

 

COSMOS: O UNIVERSO TAMBÉM PODE SER POÉTICO – Primeira experiência da Exposição Principal do Museu do Amanhã, o Portal Cósmico traduz essa grandiosidade do Universo. Com direção-geral de Fernando Meirelles, um filme com oito minutos introduz os visitantes às ciências cósmicas, por meio de uma projeção em 360 graus, dentro de uma enorme estrutura oval. A partir do momento em que percebemos que somos um ponto muito pequeno na história da vida no planeta Terra, podemos tomar a decisão equivocada de achar que as nossas ações não influenciam em nada. Mas não é bem assim. Alexandre Cherman lembra que nossas ações são relevantes para nossa vida e para o nosso futuro imediato. A humanidade não deve pensar em salvar o planeta, e sim, garantir a sua perpetuação. De terça a domingo, das 10h às 18h. Museu do Amanhã.

 

*CUBO ALÉM DO CUBO – Exposição coletiva do Grupo Dez ao Cubo, que chega à sua décima primeira edição reunindo 45 artistas que atuam em diferentes linguagens e cuja proposta visa explorar e refletir questões relativas à figura geométrica do cubo. "Dez ao Cubo" teve sua origem nas redes sociais em meio à acirrado debate em torno dos direitos autorais do cubo, desde então vem reunindo artistas que aceitam o desafio de explorar o cubo como eixo de investigação em seus processos criativos. Um grupo que se propõe a ampliar esse debate levando suas produções artísticas à diferentes espaços expositivos dentro e fora do país, sempre agregando novos artistas que são convidados a mostrar o que cada um tem a dizer sobre o hexaedro regular. A exposição cubo além do CUBO irá mostrar o resultado dessas investigações no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Abertura no dia 21 de setembro, às 18h. De 22 de setembro a 28 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 21h. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian. Classificação: livre.

 

DJA GUATA PORÃ | RIO DE JANEIRO INDÍGENA – Mostra sobre a história do estado do Rio como história indígena. Concebida de modo participativo, a partir da colaboração de povos, aldeias e indígenas que residem no estado ou na capital carioca, a exposição é fruto de um processo de diálogo conduzido entre 2016 e 2017 pela equipe de pesquisa, curadoria e educação do MAR. Por meio de encontros abertos ao público, no museu e nas aldeias envolvidas, a mostra foi construída como uma plataforma de colaboração entre práticas museológicas e indígenas. "Dja Guata Porã" é dividida em diversos núcleos que contam com obras, vídeos, fotografias e outros dispositivos criados pelos indígenas para a exposição, entrecruzados com documentação e iconografia histórica sobre algumas das mais importantes questões dessa história. Uma grande linha do tempo contextualiza conceitos, períodos e acontecimentos enquanto quatro núcleos lançam luz sobre povos e indígenas que hoje habitam o estado do Rio: os Guaranis, os Puris, os Pataxós e os indígenas que moram em contexto urbano, a exemplo da Aldeia Maracanã. Curadoria de Sandra Benites, José Ribamar Bessa, Pablo Lafuente e Clarissa Diniz. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Até 18 de fevereiro de 2018. R$ 20 (terças-feiras com entrada gratuita). Bilhete Único dos Museus (MAR + Museu do Amanhã) R$ 32. Museu de Arte do Rio – MAR (Tel.: 3031-2741).

 

FEITO POEIRA AO VENTO | FOTOGRAFIA NA COLEÇÃO MAR – A fotografia não se restringe a lógica de uma imagem que se refere a algo que existe fora dela. A fotografia é interdisciplinar e sua potência de criação dá suporte à plataformas diversas como o livro, o vídeo, a instalação, a pintura ou a performance. Artistas têm reinventado não somente a dimensão estética da imagem fotográfica, como também seu próprio estatuto documental, inserindo a fotografia no campo da ficção e da reinvenção do mundo. O Museu possui uma significativa coleção de fotografia brasileira, pontuada pela presença de alguns artistas de outras partes do mundo. A Coleção MAR reúne fotografias de naturezas diversas, produzidas desde fins do século XIX aos dias atuais. E você pode ver uma parte deste acervo em nossa exposição Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR. Curadoria de Evandro Salles, Diretor Cultural do Museu de Arte do Rio. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Até 1º de julho. R$ 20 (terças-feiras com entrada gratuita). Bilhete Único dos Museus (MAR + Museu do Amanhã) R$ 32. Museu de Arte do Rio – MAR (Tel.: 3031-2741).

 

*GETÚLIO VARGAS – Getúlio Vargas passou 31 anos dos 45 de sua vida pública no Rio de Janeiro, então capital da república. Como presidente, foram 19 anos. Nesse longo período, estabeleceu-se intensa relação de amor e rejeição entre ele e os habitantes da cidade. Esta exposição mostra alguns aspectos marcantes dessa história, homenageando, ao mesmo tempo, Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro. Curadoria de José Murilo de Carvalho. De terça-feira a domingo, de 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234). Classificação: livre.

 

*#GRAFFITI LÁNALAJE – O Terraço Alto Méier, no Imperator, tem a vocação de ser um espaço onde o urbano, o cosmopolita e a liberdade são marcas fortes. E seguindo a trilha da arte urbana, o graffiti, manifestação cada vez mais cultuada mundo afora e propagada pelas ruas, passou a ter o terraço do centro cultural como sua segunda casa. Periodicamente, convidaremos um novo artista do graffiti para ilustrar o espaço, reforçando e valorizando esta forma de arte no Imperator. Segundas a sextas, das 13h às 22h, e sábados e domingos, das 10h às 22h. Imperator - Centro Cultural João Nogueira. (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

*NÓ NA MADEIRA – Exposição permanente de fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais sobre João Nogueira, que homenageia a vida e obra desse grande artista. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e de sábado a domingo, das 10h às 22h, no térreo do Centro Cultural. Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

*NO TRAÇO - UM CÉU DE ESTRELAS NA BRISA DO MAR – Mostra do artista Caio Lima que apresenta caricaturas e desenhos de personalidades e pessoas comuns que fazem ou fizeram parte do cotidiano e da história da Ilha do Governador. Areninha Carioca Renato Russo. Classificação: livre.

 

PROGRAMA SALA DE ENCONTRO | "DENTRO" – "Dentro" é a primeira mostra do programa Sala de Encontro. Foi desenhada como conjunto plural que reúne e integra um vasto campo poético, e obras que proporcionam abordagens situadas além da mera contemplação, convidando o público à reflexão e mergulho no universo complexo da arte. No dia 28 de março, às 16h, teremos conversa aberta ao público com a presença dos artistas e do curador. Artistas convidados: Carla Guagliardi, Cildo Meireles, Sérgio Sister e Waltercio Caldas. Obras do acervo MAR dos artistas: Amilcar de Castro, Belmiro de Almeida, Dias & Riedweg, Gustavo Rezende, Kurt Klagsbrunn, Mario Cravo Neto, Mira Schendell, Montez Magno e Reis Junior. Sala de Encontro é um espaço imersivo dedicado a exposições especiais que propõem um encontro direto e intenso com o universo poético, plural e híbrido da arte. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. R$ 20 (terças-feiras com entrada gratuita). Bilhete Único dos Museus (MAR + Museu do Amanhã) R$ 32. Museu de Arte do Rio – MAR (Tel.: 3031-2741).

 

*PROJETO PASSAGEM – ANTONIO BOSKET – Primeira edição do Projeto Passagem com curadoria de Gabriela Dottori que inaugura com exposição do artista Antônio Bokel. A proposta se constitui na consolidação de uma ocupação ética e estética da Galeria Túnel com intuito de fazer fruir o espaço através de exposições mensais buscando a atualização do mesmo. A proposição estética do Projeto Passagem toma como partida a polivalência das relações plásticas que podem ser estabelecidas pelos artistas junto à atmosfera do local do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. De 17 de setembro a 15 de outubro. De terça a domingo, 10h às 18h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

 

*QUERUBINS DA GROTA – A mostra é um projeto fotográfico de Fernando Braune realizado com a Orquestra de Cordas da Grota, resultado do trabalho desenvolvido no Espaço Cultural da Grota. As imagens tratam de ações voltadas para promoção da cidadania por meio da cultura, da arte e da educação, direcionadas para crianças e jovens da comunidade Grota do Surucucu, em Niterói. Originalmente em preto e branco, as fotografias foram trabalhadas com lápis pastel seco e a óleo. Após passar por um tratamento manual, os registros foram editados em computador. Em seguida, foram inseridas imagens coloridas de vitrais de igrejas, superpostas umas às outras, trabalhadas em contrastes com transparências e opacidades. Além dos cerca de dez quadros e das obras expostas, todas as imagens do livro "Querubins da Grota", que deu origem ao projeto, serão projetadas para que o público possa conferir o acervo completo. A exposição fica em cartaz até 26 de novembro, com visitação de terça a domingo. Terças e domingos, das 10h às 18h e de quarta a sábado, das 10h às 19h30. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tel.: 3238-3831).

 

SOMOS UM ECOSSISTEMA – A complexidade do DNA, a exuberância da Mata Atlântica e os ecossistemas microbianos que cada um de nós carrega estão presentes no segundo momento da segunda parte da Exposição Principal do Museu do Amanhã: o Cubo da Vida. Como em todos os três momentos da seção "Terra", o cubo da Vida mostra em seu exterior o que é comum, e no seu interior o que é diverso. Nesse caso, o DNA, conhecido como a "molécula da vida", está recobrindo todo o cubo por ser o material genético que contém a informação para o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos. O cubo logo chama a atenção por trazer seis sequências genéticas em sua face externa, numa profusão de letrinhas (A, T, C, G) que representam as bases nitrogenadas que formam o DNA. De terça a domingo, das 10h às 18h. Museu do Amanhã.

 

*ZIEMBINSKI SOB A LUZ – Exposição permanente (Varal do Zimba) no hall do teatro com fotos, textos e artigos relevantes sobre o grande artista Ziembinski, seu trabalho e vida. A residência artística Ziembinski (Com)Vida criou essa exposição como forma de homenagear esse trabalhador das artes que tanto contribuiu para a cultura nacional, além de difundir sua história junto ao público mais jovem. Direção de Monique Carvalho. Direção de produção de Robson Sanchez. Pesquisa de Gabriel Garcia. Programação Visual: Epifania 03 - Thiago Ristow. De terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Teatro Municipal Ziembinski. Classificação: livre.
 


 

 


DENISE STUTZ - 3 SOLOS EM 1 TEMPO – Espetáculo com as participações de Lucas Koester com o solo Hashtag Nudes e Camila Fersi com o solo Ofélia territórios movediços. Este trabalho é uma reflexão em cena sobre as três criações: DeCor (2003), Absolutamente Só (2005) e Estudo para Impressões (2007). "A questão da memória inscrita no meu corpo, as relações da minha identidade na dança, na cena e no movimento presentes nos três solos me permitiram brincar com o espaço e o tempo e transformar as três obras em uma só. Um jogo cênico. Em alguns momentos transformando a plateia em parceira, e em outros, convidando o espectador para um olhar de contemplação, imagens e pensamentos". Texto, direção e interprete: Denise Stutz. Música: Claire de Lune - Claude Debussy. #Nudes' é um trabalho de Koester junto ao BRECHÓCollectives, e tem por objetivo mostrar que, na arte, o corpo humano pode ser interpretado como matéria prima. Concepção e performance: Lucas Koester. Dias 14, 15, 21 e 22 de outubro, às 19h. R$ 30. Sala Municipal Baden Powell.

 

ABOIO: ESPETÁCULO DE MÚSICA E DANÇA FLAMENCA – Aboio retrata o encontro de três dançarinas brasileiras com a arte flamenca, linguagem marcada pelo encontro de diferentes culturas (cigana, moura, judaica, árabe, africana). Espetáculo de dança que reflete questões de espaço e territorialidade. Com linguagem cênica e poética, o roteiro traz à tona a força do flamenco para compor um quadro dinâmico, expressivo, ao mesmo tempo espanhol e brasileiro. No repertório, composições de Villa Lobos, Lenine e Caetano Veloso. Dia 8 de outubro, domingo, às 20h. Sala Municipal Baden Powell. R$ 60. Classificação: livre. 

 

 

 

 

 

*AULÃO DE DANÇA DE SALÃO – Ministrada por Leila Santos, a Praça de Convivência é tomada por essa atividade lúdica, que é um espaço agradável para aprendizado e prática de ritmos de dança de salão para alunos de todas as idades. Quartas-feiras, das 19h às 21h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. (Tel.: 3486-7643). Classificação: livre.

 

AULÃO DE CIRKO – Respeitável público, às terças e quintas-feiras, a Arena Dicró se transforma num picadeiro para o aulão de cirko! Com modalidades de tecido e trapézio, buscando trabalhar eixos corporais, linhas do corpo, força, flexibilidade e dinâmicas de movimento. Com Alexandre Pawlowsky. Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: 15 anos.

 

*AULÃO DE CAPOEIRA – As noites de terça-feira da Arena Dicró são animadas pelo aulão de capoeira ministradas pelo Mestre Fatal. Traje: roupas próprias para exercício físico. Terças-feiras, das 19h às 21h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: livre.

 

*AULÃO DE PASSINHO – Quer entrar na onda do passinho? A Expo Passinho Carioca em parceria com Arena Carioca Dicró oferece um aulão de passinho gratuito e para todas as idades. Sextas-feiras, das 16h às 18h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. Classificação: livre.

 

CRAS GONZAGUINHA – TERCEIRA IDADE – Trabalhos manuais, teatro, música e palestras. Terças, às 14h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. (Tel.: 3833-4769).

 

*DEIXA EU DANÇAR – Dança de salão para iniciantes, bolero, soltinho, samba e forró e consciência corporal. Atividade regular desenvolvida pela casa, com orientação graciosa de Teresa Neiva. Quintas-feiras. das 10h à 12h.Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo.

 

*DRAMATURGIA E VIVÊNCIAS – Oficina de Teatro. Atividade regular desenvolvida pela casa, com orientação graciosa da atriz Dandara Vital. Quartas-feiras, das 10h às 12h. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo.

 

*ENTROU ÁGUA NO CORDEL – Projeto de arte educação sobre conscientização ambiental que conta com um espetáculo teatral em formato de cordel aberto ao público e oficina de teatro e música para instituições previamente agendadas. Sob a orientação dos arte-educadores, os participantes trabalharão nas dinâmicas temas como: reciclagem, economia de água, prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti e consumo consciente. O projeto oferece transporte gratuito para os participantes das oficinas agendadas, levando-os até o Parque das Ruínas e deixando-os de volta à escola após o término das atividades. Texto de Morena Buzar. Direção musical de Mas Nevez. Com Joana D'Arc, Max Nevez, Lola Zeitune e Priscila Fialho. Terças e quartas-feiras, das 10h às 12h, até 29 de novembro. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

 

JANELA LGBTQI - MOSTRA DE CONTEÚDOS ARTÍSTICOS REALIZADOS POR E PARA A COMUNIDADE LGBTQI – O projeto JANELA LGBTQI tem o objetivo de proporcionar visibilidade aos movimentos políticos/culturais LGBTQIs ao unir num mesmo espaço diferentes artistas dessa comunidade e suas plurais produções.
Com apresentações teatrais e musicais, performances de Drag Queens, instalações e discotecagem; ao ocupar com diversos conteúdos espaços para além do palco, a mostra contempla diferentes universos artísticos transitando entre uma reflexão social.
Às 16h, acontece a abertura da "Instalação Memórias de um Futuro Passado", na entrada da Sala Baden. Às 17h, haverá um pequeno palco no Café Ricamar que contará com microfone livre, e discotecagens entre um evento e outro homenageando os grandes clássicos do movimento LGBTQI. Às 18h, apresentação do espetáculo Domínio do Escuro, uma resposta (em aberto) a uma dívida histórica, que faz com que, ainda hoje, haja uma ausência enorme de narrativas de idosos gays e lésbicas (além de outras identidades de sexualidade antes não classificáveis e que vêm ganhando visibilidade). A criação desse espaço cênico dá visibilidade a histórias desviantes que, de outro modo, seriam apagadas muito em breve, acumulando mais legados invisíveis à margem da história normativa. Dramaturgia e direção de Juliana Pamplona. Com Clarisse Zarvos, Lívia Paiva e Pedro Henrique Müller. Às 20h, o Grande Show de Talentxs, com Mulher Pepita e um gongo em forma de calota de caminhão purpirinado. As incrições são livres para toda a comunidade LGBTQI através de uma chamada pública. As participantes terão um conteúdo audiovisual profissional de suas apresentações, e a vencedora levará para casa o colorido troféu janela. E encerrando às 21h30, acontece a Festa Janela Indiscreta. Dia 29 de outubro, domingo, das 16h à meia-noite. R$ 30. Sala Municipal Baden Powell. Classificação: 18 anos.

 

*LANÇAMENTO DO MÊS DA DIVERSIDADE + LGBTQIA (FESTA DA CULTURA + DIVERSIDADE) – Durante o mês de outubro os equipamentos culturais da cidade serão ocupados com eventos voltados para a cultura LGBTQIA +. A Drag Queen Silvetty Montilla conduzirá o evento de lançamento apresentando a programação que contará com performances drag, vogue dance e música. Dia 4 de outubro, quarta-feira, das 16h às 19h30. Sala Municipal Baden Powell (sujeito à lotação da sala, que é de 469 lugares).

 

*MOSTRA JOÃO SIQUEIRA DE LEITURA DRAMATIZADA - 3º CONCURSO NACIONAL FETAERJ DE DRAMATURGIA – Com o intuito de fomentar o surgimento de novos Dramaturgos brasileiros e o intercâmbio entre novos autores nacionais, a FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, através do projeto de Residência Artística Café em Cena, realizou em 2017 o 3º Concurso Nacional FETAERJ de Dramaturgia - Prêmio João Siqueira. Os três textos finalistas participarão da Mostra João Siqueira de Leitura Dramatizada, que acontecerá no Teatro Municipal Café Pequeno. A premiação acontecerá no domingo, às 17h.
Programação: dia 8 de outubro, às 15h30 - Leitura do texto "O Homem do Farol", de Babuíno, e às 17h - Leitura do texto "Panapaná", de Barão de Biribiri; dia 9, às
15h30 - Leitura do texto "O Homem da Coroa de Capim", de Vitor Oliveira, às 17h – Premiação. Dias 8 e 9 de outubro, domingo e segunda, às 15h30. Teatro Municipal Café Pequeno. Classificação: livre.

 

*NÚCLEO DE CANTO CORAL: CORAL LAURINDA SANTOS LOBO – Criação de um núcleo de canto coral aberto à comunidade no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo onde as pessoas possam participar gratuitamente e livremente. O grupo será formado por jovens e adultos. No início se executarão peças simples e conhecidas em uníssono e posteriormente se agrega o canto a duas vozes até se chegar a estrutura de coral a quatro vozes (soprano, contralto, tenor e baixo). O objetivo do grupo é aprimorar a técnica vocal e interpretar repertórios simples, mas que gradualmente possam se tornar cada vez mais complexos e exigentes Sábados, das 18h às 20h. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

 

*OFICINAS NO DYLA – Teatro adulto – sábados, das 11h às 13h30; Baralho Cigano – quartas, das 14h às 16h; Dança Cigana, quartas, das 16h às 18h; Dança de Salão – segundas e quartas, das 9h às 13h; Jongo – segundas, das 14h às 16h; Dança do Ventre – quartas, das 18h às 19h; Forró – das 17h às 18h30; Preparação Vocal – quintas, das 15h às 16h; Canto Coral – quintas, das 16h às 18h; Capoeira – sextas, das 18h às 19h; Violino – sábados, das 10h às 12h; Ioga – quintas, das 17h às 18h; e Sextas, das 9h às 10h; Forró, segunsas, às 17h; e Dança de Salão, terças, às 10h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá (Tel.: 3833-4769).

 

*OFICINA DE AZULEJARIA – Se todas as cidades são mosaicos de inter-relações, afetividades, tradições, testemunhos contínuos do esforço de construção e reconstrução, o Rio de Janeiro é um mosaico representativo do Brasil. E, seguramente, uma das regiões mais constitutivas do mosaico cultural carioca é a Zona Portuária, que compreende os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e os morros do Pinto, da Providência, da Conceição e do Livramento. Aulas práticas e teóricas de azulejaria, com um seminário sobre o tema como parte da formação e exposição. Ao final do curso haverá uma Exposição de encerramento, dia 22 de novembro. Orientação Equipe Azulejaria: Laura Taves, Lúcia Rodrigues, Márcia Queiroz e João Rivera. Até 17 de novembro. Haverá duas aulas externas, aos sábados, para visitação guiada da região portuária e do Circuito da Herança Africana. Dias 14, 21 e 28 de setembro, quintas-feiras, 18h30 às 20h. Grupo de alunos: 15 alunos; jovens (a partir de 14 anos), adultos e idosos, moradores do Centro e da Região Portuária da cidade. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.

 

OFICINAS DO PROJETO ESCOLA DE BAMBA – O projeto Escola de Bamba é uma ação que objetiva trabalhar o núcleo curricular básico a partir dos pressupostos do carnaval carioca, fortalecendo assim a identidade dos alunos da cidade do Rio de Janeiro. Oficina 1: Oficina de Composição musical para professores da Rede Municipal de Ensino, a fim de auxiliar na composição de sambas dos alunos das escolas municipais do RJ ministrada por Lucas Donato compositor vendedor do Império Serrano. Quarta-feira, das 14h às 16h30. Oficina 2: Oficina de Figurino para professores da Rede Municipal de Ensino, a fim de auxiliar o traço de figurinos dos alunos que irão compor a parte plástica do projeto. Segunda-feira, das 9h às 12h. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.

 

*OFICINA LAURINDA SANTOS LOBO – Oficinas gratuitas de capoeira, terças e quintas, das 19h às 21h; Tai chi, terças e sextas, das 8h30 às 9h30; e Jongo, maculelê e samba, sábados, das 16h às 17h30. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

 

OFICINAS NO CALOUSTE – Cerâmica Artística, com Dony Gonçalves, quintas (9h às 12h; 14h às 17h) e sexta (9h às 12h), R$ 210; Tingimento no Tecido com Artes, com Jana Apolônio, terças (9h às 12h), R$ 120; Bordado em Pedrarias, com Milena Carvalho, segundas (14h às 17h), R$ 120; Corte e Costura, com Milena Carvalho, terças (9h às 12h) e quartas (14h às 17h), R$ 120; Artesanato em madeira e cerâmica/pátina/mosaico, com Ricardo Moreira, quartas (9h às 12h; 14h às 17h), R$ 225; Atelier de Experimentação Escultórica, com Sandro Lucena, segundas (14h às 17h ou 18h às 21h) e quintas (9h às 12h; 14h às 17h ou 18h às 21h), R$ 210; Reaproveitamento Criativo de Materiais, com Jac Carrara, quartas (9h às 12h), R$ 100; Restauro em Obras de Artes, com Darcílio Soares, segundas (14h às 17h ou 18h às 21h), R$ 200; Atelier de Pintura,com Roberto Tavares, segundas (14h às 17h) e quartas (18h às 21h), R$ 250; Entalhe, com Darcílio Soares, terças (14h às 17h ou 18h às 21h), R$ 200; Xilografia, com Bárbara Sotério, terças, (18h às 21h), R$ 160; Teoria Musical, com Adão Rodrigues, terças (14h às 17h) e quintas (14h às 18h), R$ 120; Jóias – do desenho ao protótipo, com Rosana Galvão, quartas (14h às 17h) e quintas (9h às 12h), R$ 160; e Fotografia, Guilherme Silva, quartas (9h às 12h ou 14h às 17h), R$ 120. Lembrando que além da mensalidade, todos os cursos têm uma taxa de matrícula de R$ 30. As inscrições na Secretaria de Cursos (sala 212). Informações pelo telefone 2292-7546, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.


*OFICINAS CULTURAIS PERMANENTES DO ZIMBA TEATRO - DANÇA – CIRCO – As Oficinas Culturais Permanentes oferecem um espaço de experimentação, onde crianças, adolescentes e adultos podem descobrir potencialidades criativas através do teatro, da dança e do circo. A partir de jogos/improvisações/provocações, os participantes serão estimulados a se expressarem em grupo e individualmente. Direção artística de Monique Carvalho. Com Rohan Baruck (teatro), Jenniffer Mercedes (dança) e Daniel Poittevin e Renê Carvalho (circo). Terças: circo, das 14h30 às 16h30; balé (de 7 a 12 anos), das 18h30 às 19h30; e jazz, das 17h às 18h. Sábados: teatro infantil, das 10h às 12h; e teatro adolescente, das 12h às 14h. Domingos: dança de salão, das 10h às 12h. Teatro Municipal Ziembinski. Vagas: 30 alunos por turma. Inscrição pelo e-mail: teatrozimba.cultura@gmail.com

 

*PROJETO DA TERCEIRA IDADE TRUPE SOLIDÁRIA – Revivendo e resgatando as músicas de raízes culturais, com vivências diversificadas na preparação dos nossos cantores da melhor idade, destacando figuras artísticas que passaram e deixaram grandes obras musicais. Coordenado pelo maestro Sebastião e cantores. Sextas-feiras, das 14h às 17h. Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. (Tel.: 3833-4769).

 

*TEATRO EM COMUNIDADES – Aulas de teatro para jovens de 13 a 17 anos, oferecidas pelo projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro "Teatro em Comunidades". Coordenação geral de Marina Henriques Coutinho (UNIRIO). Sábados, das 10h15 às 12h30. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró.
 

 

 

 

 

*BANCA DE LIVROS – Cinco bancas de jornais transformadas em bibliotecas públicas, com 300 títulos em cada, além de bibliotecários e contadores de histórias formam o projeto Banca de Livros. Direção de produção: Miguel Gomes. Assistente de produção: Amandha Nery. Coordenação de montagem, design gráfico e web: Elpídio Duarte. Projeto pedagógico e direção geral: Graça Gomes. De segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 14h. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Classificação: livre.

 

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO ZIMBA – A residência artística Ziembinski (Com)Vida propõe a criação de uma charmosa biblioteca no hall do teatro que possibilita a troca de livros em bom estado de conservação, em parceria com o programa Troca-Troca de Livros. De terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Teatro Municipal Ziembinski (Tel.: 3234-2003). Classificação: livre.

 

*SARAU DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Com Francisco Gregório e os contadores de Histórias (para adultos). Há mais de 30 anos o professor Gregório desenvolve cursos de formação de contadores de histórias no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil e do exterior. A proposta é de reunir contadores de histórias e amantes das narrativas orais num encontro intimista, com café e literatura. Dia 20 de outubro, sexta-feira, das 17h às 19h30, na Sala Municipal Baden Powell. Classificação: livre


*TROCA-TROCA DE LIVROS – projeto que visa a circulação do conhecimento e promove a leitura, estimulando uma prática sustentável. Dia 4 de outubro, quarta-feira, das 10h às 16h.
CENTRO ADMINISTRATIVO SÃO SEBASTIÃO – CASS
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE BOTAFOGO
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
BIBLIOTECA POPULAR DO RIO COMPRIDO
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GAMBOA
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA ILHA DO GOVERNADOR
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE IRAJÁ
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE JACAREPAGUÁ
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA TIJUCA
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE SANTA TERESA
BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA MARÉ


*TROCA-TROCA DE LIVROS – Contação de histórias com Bianca Barbosa, das 11h às 12h. Troca-troca todos os domingos, das 10h às 14h. Imperator - Centro Cultural João Nogueira. (Tel.: 2597-3897) Classificação: livre.

 

*TROCA-TROCA DE LIVROS – O projeto Troca-Troca de Livros é mais do que uma simples troca de um livro pelo outro. É um ato de mediação e formação de leitores, portanto deve-se seguir certos padrões de atendimento e mediação. Terças e sextas, das 10h às 16h, na Biblioteca Popular da Gamboa. Centro Cultural Municipal José Bonifácio (Tel.: 2233-7754).

*MIDIATECA – Localizada no 3º andar do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, a Midiateca é um espaço de pesquisa e memória da dança. Possui em seu acervo livros, publicações e vídeos. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 16h.

*OFICINA EXPERIMENTAL DE POESIA – Encontro de leitores, curiosos, poetas e pesquisadores para o compartilhamento de processos artísticos, escrita, leitura e crítica de poesia. Quartas-feiras, às 19h. Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

 

BIBLIOTECA POPULAR ABGAR RENAULT
Centro Administrativo São Sebastião – CASS. A biblioteca funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Biblioteca Popular Abgar Renault.


*TROCA-TROCA DE LIVROS – Programa de incentivo a leitura onde você pode trocar até dois livros de literatura em bom estado. Dia 6 de setembro, quarta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). Classificação: livre.


*QUINTAS AFETIVAS – Contação de histórias com Sonia Lima. Quintas, às 10h e às 14h. Sala 251.


*SARAU DAS QUARTAS – Vivência com textos literários compartilhados em uma roda de rima e prosa. Tema: Poemas de poetas consagrados falando sobre as mães, Vinicius de Moraes, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade. Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 15h30. Sala 251.

 

 

BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS – BOTAFOGO


*BIBLIOTECA VIRTUAL – Utilização do computador com acesso à internet por uma hora. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e sábados, das 10h às 15h. Classificação: livre.


*ENCONTRO DE GERAÇÕES – Debate sobre assuntos da atualidade (política, cultura, saúde, etc.), valorizando a experiência de quem chegou à maturidade. Coordenado pela Associação dos Amigos da Biblioteca de Botafogo. Dias 6, 20 e 27 de outubro, sextas-feiras, das 15h às 16h30.


*GRUPO RITORNELLO – Apresentação musical de canto e piano. Com Maria Nílcia
Dia 18 de outubro, quarta-feira, às 15h.


*RODA DE LEITURAS E AFETOS – Leituras, reflexões e aprendizagens em grupo, destinado ao seu público 50+. Coordenado por Paulo Borges. Dias 11 e 25 de outubro, terças-feiras, das 14h às 16h.


*ENCONTRO DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS (AGREGANDO) – Exercitar a prática na contação de histórias. Com Cléo Mota e Sônia Sampaio. Dia 5 de outubro, quinta-feira, das 14h às 17h.


*ENCONTRO LÍTERO-MUSICAL DA ABLAP (ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE E PAZ) – Apresentação musical e de poesia, com Maria Augusta e Glória Puppin. Dia 9 de outubro, segunda-feira, das 14h às 17h.


RODA DE CANTO E POESIA – Apresentação musical de pessoas da comunidade. Coordenado por Mariá Nogueira. Dia 26 de outubro, quinta-feira, das 13h30 às 17h. Contribuição facultativa de R$ 2 a R$ 5.


*TROCA-TROCA DE LIVROS – Programa de incentivo a leitura onde você pode trocar até dois livros de literatura em bom estado. De segunda a sexta, das 9h às 17h, aos sábados, das 10h às 15h. Classificação: livre.


*AULAS DE XADREZ – Com o Dr. Átila Flegner. Segundas-feiras, das 14h30 às 17h.


CURSO DE PINTURA – Ensino da técnica de pintura a óleo sobre tela. Ministrado por Marilu Leda Elias de Carvalho. Quartas-feiras, das 9h às 12h. R$ 100 (mensalidade).


CURSO BÁSICO DE ESPANHOL – Curso Básico de Espanhol ministrado por José Luiz. Básico I – segundas e sextas, às 9h30; Básico II – terças, às 10h; Básico III – quartas, às 14h30; R$ 100 (mensalidade).


CURSO DE FRANCÊS – Ministrado por Cristian Egídio. Básico I (iniciantes) – sextas, das 13h às 15h e sábados, das 10h às 12h; Básico II – sextas, das 15h às 17h; Básico I - segundas, das 13h às 15h; Básico II – segundas, das 15h às 17h. Mensalidade: R$ 100.


CURSO DE ALEMÃO – Ministrado por Cristian Egídio. Básico I (iniciantes) – sábados, das 12h às 14h. Mensalidade: R$ 100.


CURSO DE ITALIANO – Curso livre de idiomas, com José Aparecido. Quintas, das 15h às 17h ( Básico I). R$ 100.

 

 

BIBLIOTECA MANOEL IGNÁCIO DA SILVA ALVARENGA – CAMPO GRANDE
*BIBLIOTECA VIRTUAL
– De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Período máximo de acesso à internet de uma hora, com agendamento prévio.
*PROJETO UM LIVRO DE PRESENTE – Doação de livros. Terças e quintas, das 9h às 16h.


*TROCA-TROCA DE LIVROS – De segunda a sexta, das 9h às 16h.

 

 

BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA – ILHA DO GOVERNADOR
*BIBLIOTECA VIRTUAL
– De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e sábados, das 10h às 13h.


*A ARTE E O ARTISTA EM PRIMEIRO PLANO – O artista plástico Valdir Pereira Augusto dá aulas de desenho e pintura para todas as idades e talentos. Aulas de desenho e pintura para todas as idades e talentos. A única condição é a vontade de aprender. Quartas-feiras, das 13h às 16h30, sextas-feiras, das 9h às 16h30.


*CAIXEIRO VIAJANTE – Doação de livros par o público em geral. De segunda a sexta, das 9h às 17h, sábados, das 10h às 16h. Classificação: livre.


*PESQUISA HISTÓRICA – CENTRO DE REFERÊNCIA HISTÓRICA DA ILHA DO GOVERNADOR – Acervo especializada na história da Ilha do Governador. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Sala do Centro de Referência Histórica da Ilha do Governador. Classificação: livre.


*ESPERANTO – Oficina do idioma esperanto. Curadoria de Renaud Hetmanek. Sábados, das 10 às 11h. Seção infanto-juvenil. Classificação: livre.


*MODELO E MANEQUIM – Oficina de modelo e manequim pela Companhia Novos modelos Anderson Martinez. Curadoria de Anderson Martinez. Quintas-feiras, das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30. Classificação: livre.


OUTRO OLHAR – Exposição de obras e artesanato executadas com material reciclado, com curadoria do artista plástico Guilherme Baptista (ativista em defesa no meio ambiente). Dia 7 de outubro, às 18h (abertura). De 8 a 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, sábados (primeiro e último do mês), das 10h às 16h.


*ENSAIO – TEATRO – Ensaio para apresentação teatral com o Grupo Quero que me veja. Coordenado por Cícero Raul Mariléa Lopes. Sextas-feiras, das 9h às 12h. E ensaio para apresentação teatral com atores da Terceira Idade grupo Paz e Amor. Coordenado por Solange Bonfim. Segundas, quartas e sextas, das 14h à 16h30.


*SHOW DE TALENTOS – Apresentação de clássicos da MPB. Coordenado por Solange Bonfim. Dia 26 de outubro, quarta-feira, das 14h às 16h30. Classificação: livre.



BIBLIOTECA JOÃO DO RIO – IRAJÁ
*TROCA-TROCA DE LIVROS
– Traga um livro de literatura em bom estado e troque por outro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


*PEGUE E LEVE – Atividade tem como objetivo fazer com que o livro "circule", através da doação de livros para o público que frequenta a Região Administrativa. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Local: Complexo da RA. Classificação: 6 anos.


*VENHA FAZER ORIGAMI! – Oficina de origami, a arte milenar de criar figuras em dobraduras de papel. Segundas-feiras, das 14h às 16h. Classificação: 10 anos.


*IRAJÁ NAVEGANDO NA INTERNET – Acesso gratuito a internet, segundas e sextas, das 9h às 15h30. Classificação: 10 anos.

 

 

BIBLIOTECA POPULAR VOLANTE - JOÃO ANTONIO
*BIBLIOTECA VOLANTE
– para empréstimos de livros é necessária a seguinte documentação: identidade, comprovante de residência e autorização (para menores de 15 anos). Cada usuário pode levar até dois livros pelo prazo de 14 dias. A devolução deverá ser feita no mesmo local onde foi realizado o empréstimo ou na Av. Monsenhor Félix, 512 – Irajá. Itinerário: das 10h às 14h. Programação de outubro:
Dias 10 e 24 – Ricardo de Albuquerque – R. Mal Alencastro, 2140 (Pr. Cláudio de Souza)
Dias 11 e 25 – Cavalcanti – R. Herculano Pena (ao lado do PAM Cavalcante)
Dia 26 – Acari – (Praça Portugal)
Dias 13 e 27 – Pavuna – R.Com. Guerra (Pr. N.S. Das Dores)
Dias 2, 16 e 30 – Cidade Alta – Praça Dom Justino
Dias 3, 17 e 31 – Coelho Neto - Av. Automóvel Club, 10154 (Pr.Virgínia Cidade)
Dias 4 e 18 – Jardim América - R.Sebastian Bach
Dias 5 e 19 – Madureira – R. Domingos Lopes (Pça. Patriarca)
Dias 6 e 20 – Realengo - Av. Sta.Cruz, 1015
Dia 9 – Jabour – Rua Raul Azevedo, 70
Dia 23 – Vila Valqueire - – Rua das Rosas

 

 

BIBLIOTECA JORGE AMADO - MARÉ
Aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h


*PROJETO NENHUM A MENOS – Oficinas de letramento e música. De segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 16h. Classificação: livre.

 

 

BIBLIOTECA ANNITA PORTO MARTINS – RIO COMPRIDO
*BIBLIOTECA VIRTUAL
– Utilização do computador com acesso à internet por uma hora. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Classificação: livre.


*TROCA-TROCA DE LIVROS – De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.


*OFICINA DE ARTESANATO – Coordenado por Benedito de Matos. Quintas-feiras, às 14h. Classificação: livre.


*PROJETO IDAS E VINDAS – Contação de histórias e interação de jovens e crianças. Coordenado Benedito de Matos. Segundas-feiras, às 10h e às 14h.


*CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Contação de histórias, fábulas, folclore e outras histórias tradicionaiscom interação de jovens e crianças. Coordenado por Benedito de Matos. Terças-feiras, às 10h e às 14h. Classificação: livre.


*CURSO DE TEATRO – Coordenado Benedito de Matos. Dias 5, 19 e 26 de outubro, às 10h.


*CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Parceria da biblioteca com a equipe multidisciplinar com a CLITOP com atividades lúdicas e artísticas. Com Benedito de Matos. Dia 9 de outubro, segunda-feira, às 14h. Classificação: livre.

 

 

BIBLIOTECA MARQUES REBELO – TIJUCA
*BIBLIOTECA VIRTUAL
– De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30. Sábados e domingos, das 10h30 às 15h30.


*TROCA-TROCA DE LIVROS – Programa de incentivo à leitura onde você pode trocar até dois livros de literatura em bom estado. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 15h. Classificação: livre.


*LIBERTAÇÃO DE LIVROS – Projeto de incentivo à leitura e facilitação do acesso ao livro para todos, no qual são colocados à disposição dos leitores e passados adiante, sem nenhum custo, livros pertencentes ao excesso de doações recebidas pela Biblioteca e que não farão parte do acervo por serem duplicatas ou não atender ao perfil da instituição. Dias 2 e 3 de outubro, segunda e terça-feira, das 9h às 17h. Classificação: livre.


*DIA NACIONAL DA LEITURA – Mostra de livros em homenagem ao Dia Nacional da Leitura, dia 12 de outubro. De 1º a 31 de outubro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.Classificação: livre.


*OFICINA DE RECREAÇÃO DA MEMÓRIA – Os encontros são direcionados para terceira idade com utilização de jogos, músicas, poesias e atividades lúdicas para estimular a memória. Com Elci Narazaki. Quartas-feiras, às 14h. Classificação: livre.


*PROJETO ITÁ – Aulas de reforço de português e matemática para crianças da comunidade do entorno com inscrição prévia e limitada. Dia 7 de outubro, sábado, das 10h às 12h. Classificação: crianças de 7 a 11 anos


*OFICINA DE TEATRO PARA JOVENS – Coordenado pelo Núcleo de Letras e Artes Teresa Pamplona. Terças-feiras, das 14h às 16h30
Valor: Gratuito
Local: Sala de eventos
Classificação indicativa: crianças de 10 a 16 anos

 

*CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Contação de histórias toda última quarta-feira do mês com Elci Narazaki. Coordenado por Elci Narazaki. Dia 25 de outubro, das 10h às 11h30.
 

 

 

 

 

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. 
Funcionamento: de segunda-feira a domingo.
Exposições: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 17h.
Museu do Universo – De terça a domingo, das 14h30 às 17h. R$ 13 e (R$ 6,50 meia)
Sessões de Cúpula* (com exposições): de terça a domingo e feriado, às 15h, às 16h e às 17h - R$ 26, inteira e (R$ 13, meia).
*A venda de ingressos para as Sessões de Cúpula se encerra 10 minutos antes do início das sessões.

 

EXPOSIÇÕES

EXPERIMENTOS INTERATIVOS
– São 60 experimentos interativos divididos em três áreas: astronomia fundamental; astrofísica e nave escola que revelam os mistérios que cercam o espaço e explicam uma série de curiosidades sobre o Sistema Solar.

 

O UNIVERSO DESLUMBRANTE – Cinco painéis com 38 fotografias contam a história dos 50 anos da fundação do Observatório Europeu do Sul. A exposição mostra imagens captadas a partir dos poderosos telescópios instalados no deserto chileno e explica a tecnologia utilizada para os registros deslumbrantes do Universo.

EXPOLUZ – A exposição em comemoração ao Ano Internacional da Luz decretado pela UNESCO, conta com três painéis que contemplam toda trajetória e a importância dessa onda eletromagnética para a humanidade.

*OBSERVAÇÃO DO CÉU – Orientada por uma equipe de Astrônomos, as observações acontecem às quartas-feiras (exceto feriados), às 18h30. A observação depende das condições meteorológicas. Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.
 

 

 

 

 

 

 

 


ARENA CARIOCA ABELARDO BARBOSA - CHACRINHA

Rua Soldado Elizeu Hipólito, s/n esquina com Av. Litorânea - Pedra de Guaratiba

Tel.: 3404-7980

 

ARENA CARIOCA CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA - DICRÓ

Av. Brás de Pina, s/n, Parque Ary Barroso. Penha.

Entrada pela Rua Flora Lobo. Tel.: 3486-7643

 

ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES

Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira – Madureira.

Tels.: 3495-3078 / 3495-3093

 

ARENA CARIOCA JOVELINA PÉROLA NEGRA

Praça Ênio, s/nº - Pavuna. Tel.: 2886-3889.

Estação Pavuna

 

ARENINHA CARIOCA GILBERTO GIL

Avenida Marechal Fontenelle, 5.000 – Realengo. Tels.: 3462-0774 / 3333-2889

Metrô + Integração SuperVia – Estação Magalhães Bastos

 

ARENINHA CARIOCA HERMETO PASCOAL

Praça 1º de maio s/nº – Bangu. Tel.: 3332-4909

 

ARENINHA CARIOCA RENATO RUSSO

Parque Manuel Bandeira, s/nº – Ilha do Governador. Tel.: 2467-7274

 

BIBLIOTECA POPULAR DE BOTAFOGO – MACHADO DE ASSIS

Rua Farani, 53 – Botafogo. Tel.: 2551-6911

Estação Flamengo

 

BIBLIOTECA POPULAR DE CAMPO GRANDE – MANOEL IGNÁCIO DA SILVA ALVARENGA

Praça Thelmo Gonçalves Maia, s/nº – Campo Grande. Tel: 3394-5509

Metrô + Integração SuperVia – Estação Benjamin do Monte

 

BIBLIOTECA POPULAR DA ILHA DO GOVERNADOR – EUCLIDES DA CUNHA

Praça Danaides s/n° - Cocotá. Tel.: 3368-7797

 

BIBLIOTECA POPULAR DO GUANDU – FERNANDO SABINO

Rua 12 – quadra 219 – Guandu – Santa Cruz. Tel.: 3395-1630 / 3365-6039

 

BIBLIOTECA POPULAR DO IRAJÁ – JOÃO DO RIO

Av. Monsenhor Félix, 512. Tel.: 2482-3582

Estação Irajá

 

BIBLIOTECA POPULAR DE JACAREPAGUÁ - CECÍLIA MEIRELES

Funcionando em dois endereços: Praça Geraldo Simonard s/n Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim) e na Rua barão, número 1180, Praça Seca (Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá). 

 

BIBLIOTECA POPULAR DA MARÉ – JORGE AMADO

Rua Ivanildo Alves, s/nº - Complexo da Maré.

 

BIBLIOTECA POPULAR DE SANTA TERESA – JOSÉ DE ALENCAR

Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa.

 

BIBLIOTECA POPULAR DA TIJUCA – MARQUES REBELO

Rua Guapeni, 61 – Tijuca. Tel.: 2204-0752

Estação Saens Peña

 

BIBLIOTECA POPULAR DO RIO COMPRIDO - ANNITA PORTO MARTINS-

Rua Sampaio Viana, 357 – Rio Comprido. Tel.: 3081-0496

 

CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Rua José Higino, 115 – Tijuca. Tels.: 3238-0601 / 3238-0357 / 2268-7139

Estação Saens Peña (integração)

 

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL LAURINDA SANTOS LOBO

Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa. Tels: 2215-0618 / 2224-3331

 

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL ODUVALDO VIANNA FILHO (CASTELINHO DO FLAMENGO)

Praia do Flamengo, 158. Tel.: 2205-0655 / 2205-0276

Estação Largo do Machado

 

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNAS

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa. Tels: 2215-0621 / 2224-3922

 

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PROFª DYLA SYLVIA DE SÁ

Rua Barão, 1180 – Praça Seca. Tels: 3833-4769

 

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO

Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Tel.: 2233-7754

 

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E CIDADANIA CALOUSTE GULBENKIAN

Teatro Gonzaguinha

Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze. Tels: 2224-2628 / 2224-8300 / 2234-5747

Estação Praça Onze

 

CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA

Rua Luís de Camões, 68 – Centro. Tels: 2232-4213 / 2242-1012

Estação Carioca

 

CENTRO DA MÚSICA CARIOCA ARTUR DA TÁVOLA

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca. Tels: 3238-3831 / 3238-3743 / 3238-3880

Estação Saens Peña (integração)

 

ECOMUSEU DO QUARTEIRÃO CULTURAL DE

SANTA CRUZ

Rua Afonso Cavalcanti, 455 / 2º andar, sala 217. Tels: 2976-2548 / 2976-1245

 

ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO

Rua Humaitá, 163 – Humaitá. Tel.: 2535-3846

Estação Botafogo e Humaitá (Metrô na superfície)

 

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Tel.: 2274-0046

Estação Puc, Botafogo ou Ipanema/General Osório + Metrô na Superfície

 

IMPERATOR – CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA

Rua Dias da Cruz, 170 – Méier. Tels.: 2597-3897 / 2596-1090

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL CARLOS ZÉFIRO

De terça a domingo, das 10h às 19h.

Estrada Marechal Alencastro, s/nº – Anchieta. Tel.: 2148-0813

Metrô + Integração SuperVia – Estação Magalhães Bastos

 

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL ELZA OSBORNE

Estrada Rio do A, 220 – Campo Grande. Tels: 3406-8434 / 2413-2255 (fax)

Metrô + Integração SuperVia – Estação Campo Grande

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL HERBERT VIANNA

Rua Ivanildo Alves s/nº – Nova Maré. Tels.: 3105-6815

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL JACOB DO BANDOLIM

Praça Geraldo Simonard – Pechincha – Jacarepaguá. Tel.: 3173-5460

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL JOÃO BOSCO

Av. São Félix, 601 – Parque Orlando Bernardes – Vista Alegre. Tel.: 2482-4316

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL SANDRA DE SÁ

Rua 12, quadra 219 - Guandu 1. Tels.: 3365-6039 / 3395-1630

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL TERRA

Praça Edson Guimarães s/nº. Guadalupe. Tels.: 3018-4203.

 

MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

Praça Luís de Camões s/n – Glória. Tel.: 2237-5234 / 2245-7577

 

MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Estrada Santa Marinha s/nº – Gávea

Tels.: 2512-2353 / 2294-5990

 

MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR

Praça Mauá, 5, Centro. Telefone: 3031-2741

 

MUSEU DO AMANHÃ

Praça Mauá, 1, Centro.

 

SALA MUNICIPAL BADEN POWELL

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana. Tels: 2255-1067 / 2255-1366

Estação Cardeal Arcoverde

 

TEATRO IPANEMA

Rua Prudente de Moraes, 824 A – Ipanema

Tels.: 2267-3750

Estação Nossa Senhora da Paz

 

TEATRO MUNICIPAL CAFÉ PEQUENO

Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon. Tel.: 2294-4480

Estação Jardim de Alah e Ipanema/General Osório

 

TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMES

Praça Tiradentes s/nº – Centro. Tels: 2215-0556 / 2224-3602.

Estação Carioca

 

TEATRO DE FANTOCHES E MARIONETES CARLOS WERNECK DE CARVALHO

Aterro do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo, esquina com a R. Tucumã)

Estação Flamengo

 

TEATRO MUNICIPAL MARIA CLARA MACHADO

Rua Padre Leonel Franca, 240 – Gávea. Tel.: 2274-7722

Estação Ipanema e General Osório (Metrô na superfície)

 

TEATRO MUNICIPAL SERRADOR

Rua Senador Dantas, 13 – Centro. Tel.: 2220-5033

 

TEATRO MUNICIPAL ZIEMBINSKI

Rua Heitor Beltrão s/nº – Tijuca. Tels.: 3234-2003 / 3234-2815

Estação São Francisco Xavier

 

TEATRO MUNICIPAL DE GUIGNOL DO MÉIER

Praça Jardim do Méier (ao lado do Hospital Municipal Salgado Filho)

Estação São Francisco Xavier (integração)

 

TEATRO MUNICIPAL DE GUIGNOL DA TIJUCA

Praça Comandante Xavier de Brito (entre a Av. Maracanã e Rua Otávio Kelly)

Estação Saens Peña (integração)




Serviços Serviços