Secretaria Municipal de Cultura - SMC
PRÊMIO TERRITÓRIOS DE CULTURA

11/09/2015 07:36:00


Inscrições prorrogadas até 30 de novembro.

 

Edital irá contemplar Pessoas Físicas que tenham atuação cultural reconhecida nos territórios de Senador Camará, Vila Kennedy, Maré, Complexo do Alemão e Complexo da Penha

Nesta sexta-feira, dia 11 de setembro de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura abre inscrições para o Edital 05/2015, Prêmio Territórios de Cultura. Este edital objetiva selecionar e premiar, por meio de repasse de recursos, 45 (quarenta e cinco) realizadores culturais, apenas pessoas físicas, que morem e atuem nos territórios de Senador Camará, Vila Kennedy, Maré, Complexo do Alemão e Complexo da Penha.


Entende-se por "realizador cultural" toda pessoa física que desenvolva atividades, práticas e/ou produtos no campo da cultura, considerando suas conexões com a arte, a comunicação e o conhecimento.


Serão selecionados e premiados 15 realizadores culturais em Senador Camará e Vila Kennedy; 15 realizadores culturais na Maré; e 15 realizadores culturais no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha. Os realizadores selecionados receberão o prêmio de R$ 25 mil. O valor recebido deverá ser utilizado para a realização de atividades que estimulem o exercício da cidadania e fomentem a diversidade da cultura carioca, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais.


Podem se inscrever indivíduos que tenham comprovação de que moram e atuam há pelo menos um ano no território no qual se inscreveram. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem participar do edital sendo representados por seus responsáveis legais.


Os realizadores culturais serão avaliados em quatro fases: habilitação, classificação, escuta e seleção. Na fase de habilitação será verificado se os formulários e documentos apresentados no ato da inscrição estão de acordo com todas as normas e exigências estabelecidas no edital. Na fase de classificação os formulários preenchidos no ato de inscrição serão analisados e pontuados. Os projetos classificados irão para a fase de escuta, quando haverá um encontro presencial entre membros da Comissão de Seleção e os proponentes. Na ocasião, eles poderão relatar oralmente sua trajetória de atuação no território e descrever como pretendem dar continuidade a essa atuação apontando o impacto local gerado. A fase de seleção permitirá a consolidação da lista de selecionados.


As inscrições são realizadas através de formulários, que devem ser impressos, preenchidos pelos proponentes e remetidos ou entregues na SMC até o dia 26 de outubro de 2015.

 

 

Inscrições: de 11 de setembro a 30 de novembro de 2015.


Esclarecimentos sobre este edital serão prestados pela SMC através do endereço eletrônico territorios.culturapresente@gmail.com, telefone (21) 2273 4598. Serão atendidas solicitações recebidas até 02 (dois) dias antes do encerramento das inscrições.


Endereço para envio ou entrega do material:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Afonso Cavalcanti, 455, 2º andar, sala 263
Cidade Nova – Rio De Janeiro – RJ – CEP: 20211-110


Acesse o edital e anexos abaixo:
 


Arquivos relacionados:
  » 00.Edital__TERRITÓRIOS de CULTURA.pdf -   - 












  » 06.ANEXO_06_Recurso_Territórios de Cultura.doc -   - 




  » 08.ANEXO_08_TerritórioseMapas.pdf -   -