Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Maratona Cultural Cidade Olímpica leva mais de 16 mil cariocas aos equipamentos culturais municipais

13/08/2015 10:52:00


Os cariocas começaram a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos desfrutando de uma programação cultural intensa e variada neste último fim de semana, dias 8 e 9 de agosto, com a primeira edição da Maratona Cultural Cidade Olímpica. Mais de 16 mil pessoas foram aos teatros, museus, bibliotecas, centros culturais, lonas culturais e arenas cariocas espalhadas pela cidade. A Maratona Cultural Cidade Olímpica é uma das iniciativas da Programação Cultural Cidade Olímpica, que foi anunciada no dia 3 de agosto.


Espalhadas pelas zonas Norte e Oeste da Cidade, as lonas e arenas atraíram mais de três mil pessoas para espetáculos de perfis dos mais variados. Teve de circo na Arena Chacrinha, em Guaratiba, a dança, na Arena Dicró, na Penha, e na Arena Fernando Torres, em Madureira.

 

 

 

Inaugurado na década de 90 e hoje um dos mais famosos pontos turísticos da cidade, o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas foi um dos locais mais visitados pelos cariocas durante a Maratona com quase cinco mil visitantes somente nestes dois dias. O show do Quarteto Bruno Lara e a apresentação dos espetáculos "Sonho de Ferro" e "Oceanos" atraíram o público para o tradicional bairro de Santa Teresa.


Os saudosistas da telenovela "Estúpido Cupido", febre na década de 70, compareceram em peso ao Imperator para assistir o espetáculo teatral homônimo. O enredo conta história de Tetê, uma ex-miss e atriz famosa, que aceita convite para a festa dos amigos "antigos" da escola e reencontra também rivais, ex-maridos e antigas paixões. Integrante do elenco da novela na época, a atriz Françoise Forton interpreta a protagonista da peça. Mais de 700 pessoas conferiram o ensaio aberto do espetáculo no Méier a preços populares.


O retorno da artista performática Jane Di Castro com o monólogo "Passando batom", que fez sucesso em 1984, encheu a Sala Baden Powell, em Copacabana. Com um texto escrito a quatro mãos com o ator Ney Latorraca, que também dirige o espetáculo, Jane Di Castro divertiu a plateia com suas histórias do tempo que morou no exterior.


Com mais de 280 atrações, a Maratona Cultural Cidade Olímpica foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, iniciativas privadas e governos estadual e federal. Este foi o primeiro grande evento cultural para celebrar as Olimpíadas de 2016, que contou com a participação de 64 instituições. Outras duas edições da Maratona serão realizadas no ano que vem, uma acontecerá durante os Jogos Olímpicos e a outra durante os Jogos Paralímpicos.



Mais informações sobre a Programação Cultural Cidade Olímpica


Na semana que marcou um ano para os Jogos Olímpicos Rio2016, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentou a Programação Cultural Cidade Olímpica, que vai transformar todas as regiões da cidade em um grande palco da cultura carioca. A programação prevê a realização de atividades ao longo de cinco meses, entre maio e setembro de 2016, não apenas em teatros, museus e centros culturais, mas especialmente nas ruas e praças, que vão receber palcos itinerantes e patrocínio para a decoração olímpica.


Ao todo, a prefeitura vai investir R$ 17,7 milhões na cultura carioca em ações que vão se estender até o fim dos Jogos Paralímpicos. A programação tem cinco níveis de ação: Fomento Cidade Olímpica, o Festival Cidade Olímpica, o Circuito Cultural Cidade Olímpica e o Passaporte Cultural Cidade Olímpica. Mais informações aqui.


Imagens relacionadas: