Secretaria Municipal de Cultura - SMC
6 DICAS IMPERDÍVEIS NO CENTRO

24/04/2015 12:06:00


O RIO DE JANEIRO DE DEBRET. A exposição integra as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro e prestigia o público com 120 aquarelas do artista francês Jean Baptiste Debret, que viveu no Brasil durante 15 anos, no período de 1816 a 1831.  Com enfoque na paisagem carioca, na vida cotidiana, nos costumes e tipos populares daquele início do século XIX, as obras selecionadas para a mostra pela curadora Anna Paola Baptista pertencem ao acervo dos Museus Castro Maya.
Centro Cultural dos Correios.Rua Visconde de Itaboraí, 20. Centro.
Até 3 maio 

 

 

OSMAR DILLON: NÃO OBJETOS POÉTICOS– exposição de objetos, desenhos e poesias do artista paraense Osmar Dillon, realizados entre 1959 e 1972, que marcaram sua  participação no movimento Neoconcreto. A exposição cumpre importante lacuna no que se refere à obra do artista, falecido em 2013, reunindo trabalhos praticamente desconhecidos do público. Integra o projeto a realização de uma palestra para discutir a relação entre poesia, escrita e artes visuais no Brasil. Curadoria de Roberto Feitosa e Izabela Pucu. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68. Centro. Segunda, quarta e sexta, das 12h às 20h; Terça, quinta, sábado e feriados, das 10h às 18h. (Não funciona aos domingos). Até 23 de maio.

 

MUSEU DE ARTE DO RIO. Duas exposições de fotografia reverenciam o rio de Janeiro: Rio – Uma Paixão Francesa e Kurt Klagsbrunn, Um Fotógrafo Humanista no Rio (1940-1960). A primeira reúne 75 fotografias e vídeos provenientes dos acervos das mais respeitadas instituições francesas, que retratam o Rio de Janeiro por ângulos originais e singulares. Já a mostra dedicada a Klagsbrunn, mostra a interação dos cariocas com o Rio sob o ponto de vista do fotógrafo austríaco que viveu aqui entre os anos 40 e 60. Museu de Arte do Rio.Praça Mauá, 5, Centro.
Até 9 de agosto de 2015

 

INCÊNDIOS– A engenhosa carpintaria de Mouawad despertou a atenção de Marieta Severo para a saga da árabe Nawal, cuja vida é atravessada por décadas de uma guerra civil que parece nunca ter fim. Ela passa seus últimos anos em voluntário exílio no Ocidente, onde morre e deixa em testamento uma difícil missão para seu casal de filhos gêmeos: encontrar o pai e também um irmão perdido em seu remoto passado no Oriente. “É a história de três destinos que buscam suas origens, em uma tentativa de solucionar a equação de suas existências”, resumiu Mouawad na apresentação da primeira montagem da peça. Texto de Wajdi Mouawad. Tradução de Ângela Leite Lopes. Direção de Aderbal Freire-Filho. Com Marieta Severo, Felipe de Carolis, Keli Freitas, Kelzy Ecard, Márcio Vito, Isaac Bernat, Flávio Tolezanie e Fabianna de Mello e Souza. 14 anos. Teatro Municipal Carlos Gomes. Praça Tiradentes, s/n. Quinta a sábado, 19h30; Domingo, 19h. R$ 60. Até 3 de maio.

 

VI FESTIVAL NACIONAL DE CHORO. Em comemoração aos 15 anos da Escola Portátil de Música, o Instituto Casa do Choro, com apoios do BNDES e da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o Festival que terá 130 atrações no palco montado na Praça Tiradentes. Entre as atrações estão os grupos Época de Ouro e Nó em Pingo d'Água; Izaias Bueno, Deo Rian e Regional Imperial; Zé da Velha e Silverio Pontes convidam Reco do Bandolim; Alessandro Penezzi, Rogerinho e BB Kramer; Água de Moringa e Joel Nascimento; Quarteto Maogani (RJ), Luciana Rabello, Pedro Amorim, Sexteto Mauricio Carrilho e Cristovão Bastos; Os Matutos e Leonardo Miranda; Galo Preto, Cariopa (Holanda), Choro na Feira, Paulo 7 Cordas e conjunto, Edu Neves e Humberto Araújo; Camerata Brasilis e Teca Calazans; Regional Carioca e Amelia Rabello, Marcos Cesar, Henrique Annes e João Lyra; Proveta e Toninho Carrasqueira; Hamilton de Holanda e Yamandu Costa; e, no encerramento, Baile com a Furiosa Portátil (RJ). Livre. Praça Tiradentes. Sábado (25), entre 14h e 22h; Domingo (26), entre 11h e 21h. Grátis.

 

SE LIGA!A arte e a ciência são resultantes complementares da habilidade humana de criar. Mais de 10 artistas ocupam 4 salas com obras que dialogam com conteúdos científicos diversos apresentados na exposição, numa experiência de aprendizado lúdica para todas as idades. Centro Cultural Banco do Brasil.Rua Primeiro de Março, nº 66. Centro. Todos os dias, com exceção de terça. De 9h às 21h.
Até  25 de maio.