Secretaria Municipal de Cultura - SMC
SMC lança edital de Pontões de Cultura

01/08/2014 06:30:00


A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria Municipal de Cultura, lança nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, o edital para os Pontões de Cultura do Município do Rio de Janeiro.

 

O edital é o processo de seleção das seis instituições a serem reconhecidas como Pontões da Rede Carioca de Pontos de Cultura. Será escolhido um projeto para cada categoria: Formação para Gestão Cultural; Observatório e Memória; Comunicação e Cultura Digital; Economia Viva; Infância e Juventude; e Cultura e Educação. Cada proponente deverá escolher uma dessas diretrizes transversais para formular e submeter a sua proposta, indicando as metodologias utilizadas e as ações culturais previstas. Os projetos compreenderão três anos de trabalho.

Cada Pontão receberá o valor total de R$ 1,2 milhão, dividido em três parcelas de R$ 400 mil, por meio de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Cultura. O recurso deve ser utilizado para custear as atividades de formação e articulação propostas na inscrição.

 

A Rede Carioca de Pontos de Cultura é formada por cinquenta Pontos de Cultura e seis Pontões. Estes núcleos são reconhecidos nas suas regiões como produtores e irradiadores de cultura. Através do Programa Cultura Viva, eles ganham apoio financeiro e são articulados em rede. Os cinquenta Pontos integrantes da Rede Carioca foram selecionados em 2013, por meio de edital.

 

Os Pontões são instituições que desenvolverão atividades de formação e articulação para os Pontos da Rede Carioca e também para os Pontos sediados no Rio que foram reconhecidos pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Ministério da Cultura. A função dos Pontões é fortalecer o trabalho dos Pontos e estreitar vínculos entre eles, além de integrá-los com agentes, grupos e outras instituições culturais da cidade.

 

Podem participar deste edital entidades sem fins lucrativos (como associações, cooperativas, fundações, ONG’s, OSCIP’S e OS’s) orientadas para atividades culturais, além de instituições públicas de ensino superior, pesquisa e/ou desenvolvimento institucional. Todas devem ter sede ou filial no município do Rio. Também devem comprovar o desenvolvimento de atividades culturais há pelo menos três anos e possuir CNPJ pelo mesmo período.

 

Para participar da seleção, imprima e preencha os formulários disponíveis no site da SMC e envie pelos Correios, junto com a documentação listada no edital. Cada instituição poderá inscrever apenas um projeto.

 

Baixe o edital e anexos abaixo. 


Imagens relacionadas:








Arquivos relacionados:


  » 01.Anexo 01 - Formulário de Inscrição.doc -   - 


  » 01.Anexo 01 - Formulário de Inscrição.doc -   - 




  » 04.ANEXO 04 - Relatório de Atividades.doc -   - 


  » 05.ANEXO 05 - Modelo de Atestado.doc -   - 


  » 06.ANEXO 06 - Requerimento.doc -   - 


  » 07.ANEXO 07 - Declarações de Habilitação.doc -   - 




  » 09.ANEXO 09 - Declarações de Conveniamento.doc -   - 




  » 11.ANEXO 11 - Minuta de Convênio.pdf -   -