Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura abre inscrições para tour cultural gratuito em ônibus elétrico por Madureira

11/11/2021 17:40:00


Da Portelinha/Feira das Yabás ao Viaduto Prefeito Negrão de Lima. A partir de 14/11, o veículo que não emite gases poluentes vai percorrer o bairro da Zona Norte

Estão abertas as inscrições para participar do circuito cultural inédito em um ônibus elétrico por Madureira. Parte do projeto "Verão verde", das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte, o tour gratuito será aberto ao público a partir deste domingo, 14/11, e depois volta a acontecer todo sábado e domingo até janeiro, sempre nos seguintes horários: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. O passeio começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), onde haverá feirinha das 9h às 18h. Para garantir seu assento, basta acessar o Sympla: bit.ly/buscultura. São 40 lugares sentados.

O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. O "Verão verde" levará cariocas e turistas pelos principais pontos turísticos de Madureira, um dos bairros mais culturais da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de ruídos e de gases poluentes. 

O tour tem 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos, passando por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.

O projeto faz parte do programa "Zonas de Cultura", iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade e que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais somente em Madureira. 

A bateria pode ser carregada entre quatro e cinco horas para uma autonomia de 250km.  Empresa dedicada a soluções em energia, a Enel X Brasil foi escolhida após convocação pública e vai cuidar da operação, manutenção e o custo e instalação de infraestrutura de recarga, além da seleção e do treinamento dos condutores. Sem custo para o município. A empresa é líder global nos setores de soluções de energia avançada e de mobilidade elétrica, com cerca de 175 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo.

*Por que Madureira?*

 

Berço do samba, Madureira abriga duas das principais agremiações carnavalescas do Rio: Portela e o Império Serrano, além da Casa do Jongo da Serrinha. Não à toa, foi o primeiro bairro cultural carioca a receber o programa "Zonas de Cultura", que tem o objetivo de investir recursos diretamente no bairro para desenvolver a cultura e a economia criativa naquela região e ao mesmo tempo ter impacto no território, recomeçando assim o renascimento da cidade. 

O tour será conduzido pela equipe da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. A população será recebida por técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo. 

Desde 2013, a agência desenvolve um turismo cultural suburbano com foco nos atributos locais e afetivos. Madureira está no portfólio do grupo, assim como Penha, Marechal Hermes, Méier, Cascadura, Irajá, São Cristóvão/Benfica e Morro do Salgueiro.

"Verão verde" - Ônibus elétrico em Madureira

 

A partir de 14/11: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h.

Ingressos gratuitos: bit.ly/buscultura. São 40 lugares.