Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Teatro Municipal Carlos Gomes se transforma em palco de vacinação contra a Covid-19

13/07/2021 14:42:00


 

Fechado desde o início de 2020, o Teatro Municipal Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, transformou-se em palco de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (13). Isto graças a uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a ONG Core, fundada pelo ator americano Sean Penn. Os secretários municipais Daniel Soranz (Saúde) e Marcus Faustini (Cultura) estiveram presentes no lançamento do ponto, onde as vacinas são mantidas em plena segurança. Animada pela apresentação musical do duo Marepô, formado pelos irmãos Petro e Margô, da Ilha do Governador, a cerimônia contou ainda com a presença do deputado federal Marcelo Calero, que se vacinou e anunciou uma emenda parlamentar para contribuir com a reforma do equipamento, que faz 150 anos em 2022.

 

 

"Hoje é um dia importante para celebrar e também porque, como deputado federal, anuncio uma emenda parlamentar para reformar este espaço, num dia em que os cariocas ganham um reforço para cuidar da sua saúde e cultura, que é sua própria identidade", diz Marcelo Calero.

 

 

A Secretaria de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais e Cooperação, articulou a parceria com a ONG Core para ampliar a vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro. A organização, atualmente, cuida da logística da imunização, em apoio ao SUS, nos seguintes pontos: Parque Olímpico (Barra), Ginásio Miécimo da Silva (Campo Grande) e quadras da Portela (Oswaldo Cruz) e Mocidade (Padre Miguel).

 

 

"Desde janeiro, quando começou a administração do prefeito Eduardo Paes, há esta vontade em acelerar a vacinação, o principal impulso para a retomada da cultura na cidade. Este é um dos principais teatros da cidade, e será entregue todo reformado no primeiro semestre do ano que vem, com restaurante, coworking... Então é emblemático ter como última atividade antes do início das obras, uma ação em defesa da vida", diz o secretário municipal de Cultura Marcus Faustini.

 

O Carlos Gomes não foi interditado, mas fechado para uso. A atual gestão, que entrou em janeiro deste ano, encontrou, entre outros problemas, infestação de cupins, iluminação cênica depredada, falhas na pintura geral, falta de manutenção de maquinários e elevador, necessidade de reforma do piso e dos banheiros.