Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio lança programa ‘Aprendiz cultural’

23/06/2021 12:00:00


Iniciativa inédita vai oferecer renda e formação para jovens na cultura carioca 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, lançaram nesta quarta-feira (23/06), no Museu de Arte do Rio (MAR), o Aprendiz Cultural, programa inédito que vai oferecer renda e formação em sua primeira etapa para 500 jovens, de 18 a 24 anos. Cada um vai receber bolsa-auxílio mensal de R$ 800 e vale-transporte para fazer os cursos de preparação ministrados em equipamentos culturais do município.

 

Em seu discurso, o prefeito do Rio elogiou o programa e anunciou que vai ampliar os recursos para o Aprendiz Cultural. De acordo com o Paes, o programa inicialmente elaborado para atender 500 jovens terá uma ampliação na oferta de vagas.

 

- É uma honra estar aqui. Mas a gente precisa agir em escala, 500 (jovens) é um número muito baixo. Estou aqui dando mais dinheiro, não sei nem quanto é, para a gente poder agir olhando para um público ainda maior. É importante aumentar o número de jovens a ser atendido por esse programa nos próximos anos. É uma das melhores ideias que vi nesses seis meses à frente da Prefeitura – disse Paes.

 

O prefeito lembrou que a cultura é um setor importante para o desenvolvimento econômico da cidade do Rio. Principalmente, porque é uma área que tem a capacidade de atingir e alavancar as demais.

 

- A cultura tem um viés econômico muito forte, ela é fundamental para uma cidade como o Rio de Janeiro. Esse programa consegue juntar a dimensão econômica, de formação de mão de obra qualificada, com um olhar para uma juventude da periferia que está sem perspectiva, fazendo com que esta atividade econômica cresça mais ainda – ressaltou Paes.

 

Durante 12 meses, os alunos vão aprender técnicas de luz, som e gestão por meio de capacitação teórica e prática para o mercado cultural. O público-alvo é formado por jovens que não possuem emprego formal ativo e que tenham concluído o ensino fundamental. Para participar é preciso ser morador do Rio há, pelo menos, três anos, e preferencialmente oriundo de favelas, periferias, subúrbio e estar em situação de vulnerabilidade social. 

 

 

- Na Cultura, ninguém fica para trás, muito menos os jovens. Será um ano de aprendizagem nas áreas de luz, som e entre outras, para depois eles estarem preparados para trabalhar em grandes eventos. A cultura não é só para artistas - ressaltou o secretário de Cultura, Marcus Faustini, que tem percorrido bairros do subúrbio carioca ao lado de agentes culturais locais para dialogar sobre as mudanças necessárias nas políticas de cultura. A intenção é a de torná-las mais democráticas e inovadoras para recolocar o Rio como uma das capitais de cultura do país.

 

 

Na primeira fase, a Secretaria Municipal de Cultura vai lançar um chamamento para organizações da sociedade civil. As secretarias de Juventude e de Políticas e Promoção da Mulher serão parceiras do programa. Além disso, haverá a possibilidade de fazer o curso on-line. A meta é formar, até 2024, cinco mil novos profissionais para o setor cultural da cidade de forma virtual. 

 

Desemprego entre os jovens cresceu na pandemia

Os jovens estão entre aqueles que mais sentiram os efeitos da pandemia da Covid-19. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise, os jovens de 15 a 29 anos são 13% a mais em relação à taxa de desemprego. 

 

 

- A cultura carioca, além de ser um celeiro de artistas, é também um caminho de profissionalização para a juventude. O carnaval, por exemplo, além do desfile, possui diversos profissionais que trabalham para dar vida ao longo do ano à maior festa cultural carioca. Operar som, luz e fazer gestão cultural são algumas das formações profissionais possíveis - explica Faustini. 

 

Calendário do programa

1ª semana de julho: seminário online para organizações da sociedade civil conhecerem o programa;

 

2ª quinzena de julho: lançamento do edital para escolha de organização da sociedade civil que executará o programa Aprendiz Cultural; 

 

Agosto/setembro: escolha da organização da sociedade civil;

 

Outubro: início do projeto 

 

Todas as informações estarão no site rio.rj.gov.br/web/smc/