Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Cinema móvel realizará 15 exibições em comunidades da Zona Oeste

01/12/2020 13:52:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, apresenta o projeto Cinemão. E a partir de dezembro, as exibições serão 100% realizadas com energia solar. O projeto é patrocinado pela concessionária ViaRio. 

 

Todo sistema de projeção de filmes será abastecido através de um inédito e potente gerador fotovoltaico. A estréia será dia 8 de dezembro, às 19h, em formato drive-in, dentro do pátio da ViaRio, concessionária que administra a Transolímpica,  na altura da Praça do Pedágio. Até fevereiro, o projeto realizará 15 exibições, todas em comunidades e conjuntos habitacionais no entorno da via-expressa que corta vários bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

Para a Secretária Municipal de Cultura, Roseli Duarte, a iniciativa é motivo de orgulho para sua gestão. “O Cinema é uma arte adorada por muitas pessoas. Saber que um projeto como esse, totalmente sustentável, conta com o apoio da Lei do ISS da nossa Secretaria, é entender que estamos fazendo a nossa parte para fomentar entretenimento seguro e diferenciado, democratizando o acesso à cultura”, comentou.  

O filme de estreia é o inédito Superar, uma produção autoral do Cinemão. O projeto atua em toda a cadeia produtiva do cinema, da produção de filmes, passando pela distribuição até a exibição. O documentário, um média-metragem, apresenta um rico painel de histórias de superação e desenvolvimento humano através do esporte. Quem assina produção e direção geral do filme é Cid César Augusto, idealizador do Cinemão.

Programação 

Outras quatro exibições do Cinemão Solar já estão agendadas para dezembro, sempre às 19h.  O Cinemão Solar segue itinerância dias 9 em Sulacap. Dias 12 , 16 e 18 de dezembro os moradores do Conjunto Habitacional da Colônia Juliano Moreira poderão assistir aos filmes das janelas de seus apartamentos – o Cinemão Solar é também Cinemão nas Janelas – o telão é montado na parte térrea dos prédios. 

As datas e locais das exibições em janeiro e fevereiro ainda serão definidas.   Além do filme Superar, o Cinemão Solar apresentará ao público curtas nacionais de classificação livre.

Sobre o Cinemão Solar  

É o primeiro cinema móvel movido a energia solar no Rio de Janeiro. Um gerador fotovoltaico foi  montado em cima de uma estrutura de carreta, com 5 metros de comprimento, com 10 placas solares, 10 baterias de litium e inversores de carga. Trata-se de um sistema off-grid, que armazena a energia gerada pelas placas em um conjunto de baterias