Secretaria Municipal de Cultura - SMC
PREFEITURA REALIZA A REINAUGURAÇÃO DA ARENA CARIOCA JOVELINA PÉROLA NEGRA

30/06/2020 15:27:00


A Prefeitura da cidade do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nesta terça-feira (30), a reinauguração da Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Com uma reforma completa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, o telhado foi recuperado, assim como toda parte de revisão elétrica e pintura. A reforma e a recuperação da Arena custaram R$200 mil. 


"A primeira vez que eu estive aqui na Arena vi um ambiente triste. As coisas pareciam esquecidas. E hoje o cenário é outro. Olhar e ver a reforma concluída, e esse espaço tão bonito, é gratificante. A Arena é do povo, e sem dúvida vai trazer muitas alegrias aos moradores da Pavuna!", disse o prefeito Marcelo Crivella.

A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra tem três andares e ocupa 1.680 m². O primeiro andar, conta com arquibancada retrátil para 180 pessoas, palco reversível para a parte externa, camarim e sala técnica, poderá receber todo tipo de apresentação como shows e peças de teatro. O mezanino tem outra arquibancada com 150 lugares, camarim e área técnica com cabine de som e luz.

"Minha gratidão a toda equipe da Cultura, assim como da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação, pelo empenho e dedicação. Estamos ansiosos para voltar às atividades quando tudo isso passar. Já estamos planejando um cinema aqui na praça da Pavuna junto a Arena, para os moradores, e também uma biblioteca para a criançada. Hoje é um dia muito especial, pois ontem foi sancionada a lei Aldir Blanc de auxílio emergencial para a Cultura, e com a criação do Sistema Municipal de Cultura e a regulamentação do Fundo Municipal, será possível recebermos essa verba. Estamos fazendo política pública para a população do Rio. Nós vamos passar , mas as políticas públicas vão ficar. Viva a cultura !", destacou o secretário de Cultura Adolfo Konder.

O espaço tem capacidade para receber 330 pessoas sentadas e aproximadamente 800 em pé, e mais a área externa, totalizando cerca de 1.200 pessoas. Possui também uma Sala Multimídia para encontros, seminários, cursos e oficinas. A reforma e a recuperação da Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, que chegou a receber público de 75 mil pessoas por ano, sendo um dos mais importantes e efervescentes cenários da cultura na região, viabiliza a formação de talentos e oferece opções de lazer e cultura. Além de ser palco para artistas consagrados, a arena é um importante espaço de convivência para a população, que se apoderou da proposta.  

"A Arena estava muito degradada há um tempo. Hoje, estamos tendo o prazer de entregar esse espaço revitalizado e com a reforma completa. É um orgulho muito grande entregar mais essa obra para a população carioca!", afirmou Sebastião Bruno, Secretário Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação.

A moradora da região, Maria Selma Fragoso, de 55 anos, que passava pelo local, contou que o espaço é uma referência para os moradores do bairro.

"A obra ficou muito boa e realçou ainda mais o bairro e a praça. As crianças das escolas fazem atividades aqui, e fico muito feliz pelo espaço ter sido revitalizado. Espaços culturais são muito importantes e fazem toda diferença aqui no bairro!", pontuou a aposentada.

Para a subsecretária de Cultura Roseli Duarte, mesmo com as dificuldades, a Cultura segue realizando  e entregando um trabalho de excelência à população carioca.

"A Secretaria Municipal de Cultura, apesar das adversidades causadas pela interrupção das atividades culturais devido à Pandemia, reinaugura a Arena Jovelina Pérola Negra com excelência de condições que o público merece,  fato que fortalece a nossa esperança e convicção que dias melhores virão.", disse.