Secretaria Municipal de Cultura - SMC
PREFEITURA REALIZA ENCONTRO COM ARTESÃOS PARA PLANEJAR A RETOMADA DAS FEIRAS

25/06/2020 10:20:00


A Prefeitura da cidade do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou um encontro com artesãos e artistas plásticos da FeirArte (Feiras Especiais de Arte) para planejar a retomada das feiras através do Programa Rio de Novo, um plano de retomada das atividades da cidade segundo as Regras de Ouro da Subsecretaria de Vigilância Sanitária.


Ao todo, a FeirArte conta com 900 profissionais que atuam em cinco feiras: Praça XV, Saens Peña, Praça do Lido, Calçadão de Copacabana e Praça General Osório, em Ipanema. De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Adolfo Konder, a proposta do encontro será levada à Vigilância Sanitária e ao comitê técnico que dará o parecer final do retorno das atividades, previsto para o dia 5 de julho.

"É fundamental mantermos um diálogo permanente junto a FeirArte, reconhecendo que a cidade do Rio vem se tornando uma potência da economia criativa pelo trabalho dos nossos artesãos e artistas plásticos. O artesanato e as artes plásticas têm um papel essencial na Cultura da cidade. Agora nossa proposta de protocolo será submetida à Vigilância Sanitária para que a retomada seja feita da melhor forma para todos os trabalhadores de cultura e também para a população!", frisou.

O plano de protocolo propõe um retorno gradual começando em julho, com 1/3 de barracas e horários reduzidos, chegando a 100% de abertura em setembro.

"Minha renda vem exclusivamente da Feirarte. Cerca de 90% dos trabalhadores têm as feiras como seu meio de sobrevivência. Mas, também temos uma maioria que faz parte do grupo de risco, então é importante que a retomada seja feita com cautela e segurança, para os expositores e nossos clientes! Tudo isso é algo novo para todos nós, por isso a importância de fazermos da forma mais segura!", afirmou a artesã Monica Jangi, da Feira de Saens Peña, que atua na FeirArte da Tijuca desde os 18 anos, e há 36 anos produz bijuterias e artes em metal e fio.  

A fala da artesã se alinha ao pensamento da gestora da FeirArte, Cleise Campos.

"É um momento de cuidado e prevenção, por isso esse planejamento cuidadoso é importante. Contamos com o apoio efetivo do secretário Adolfo Konder, da subsecretária Roseli Duarte e toda equipe nesse processo. Acreditamos na retomada das feiras garantindo arte e cultura para o carioca!", disse.