Secretaria Municipal de Cultura - SMC
PREFEITURA DO RIO DIVULGA VENCEDORES DO PRÊMIO LITERÁRIO CAIQUE BOTKAY

22/06/2020 16:13:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga os dez vencedores do Prêmio Literário Caique Botkay. O concurso recebeu mais de 100 contos, que abordaram o tema "A arte da reinvenção", com narrativas e reflexões sobre o novo formato adotado pela sociedade, neste período de pandemia. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e MultiRio.


A divulgação do concurso repercutiu nas redes sociais da Secretaria de Cultura. Além de contar com um bom número de envios, a publicação referente ao prêmio teve o alcance de 49 mil pessoas no Facebook, orgânico. Também foi realizada uma live com os filhos de Caique Botkay, Botika e Henrique Botkay, para compartilhar o projeto.  


Os vencedores do Prêmio receberão a publicação de 100 exemplares, bem como sua versão digital, a ser produzida editorialmente pela MULTIRIO; e participarão de entrevistas virtuais, via MultRio, com as Secretarias de Cultura e Educação.


Além da disso, os vencedores também receberão livros doados por editoras associadas à LIBRE - Liga Brasileira de Editoras, também em parceria. 


Confira os nomes dos dez autores vencedores e seus contos.


Travessia - Nice Neves Butta

Post Scriptum - Ciro Ítalo Tertulino 

Desmatado - Jonatan Magella

Um Herói Nacional - Aline Sampaio Alli

Bonito - Saulo Pereira Guimarães

Anunciação - Flavio Lima Ferreira

Bastou Acender o Fogão - Francelina Rosa Marinho dos Santos

A Arte da Reinvenção - Elaine Cristina Miranda Mascarenhas 

Nas Redes - Rosa Maria Alves da Silva Andrade 

Se Vira nos Sessenta - Teresa Cristina Quintanilha Drummond 


Sobre Caique Botkay


Caique Botkay: Compositor, escritor, diretor teatral e instrumentista. Uma de suas maiores paixões, além da cultura, era a educação. Criou A Arte dos Contos, um projeto nascido na comunidade escolar, com encontros periódicos de toda a comunidade e finalização em publicações produzidas a partir desses encontros.


Foi Superintendente de Arte e Educação da Secretaria de Estado de Cultura, membro da equipe central de Cultura na implantação dos Cieps de Darcy Ribeiro; professor na Escola de Teatro Martins Pena, Conservatório Brasileiro de Música, Universidade Gama Filho, UERJ e PUC, além de presidente da MultiRio.