Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Planetário do Rio ganha Fórum de Sustentabilidade que acontece de 5 e 8 de fevereiro

01/02/2020 12:49:00


 
Com palestras, mesas redondas e workshops, evento promovido pelo Planetário, com patrocínio da FAPERJ, reúne especialistas e sociedade civil
 
 
Entre os dias 5 e 8 de fevereiro, o Planetário do Rio, dando início às comemorações de seus 50 anos, vai ser palco de uma série de discussões sobre a sustentabilidade em seus três pilares: ambiental, social e econômico. Com conteúdo diversificado, o evento, que é promovido pela Fundação Planetário com patrocínio da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e apoio da Fundação João Goulart, vai reunir especialistas da área e membros da sociedade civil em palestras, mesas redondas e workshops gratuitos e abertos ao público em geral. Na área externa, o Festival de Sustentabilidade reúne feira de produtos e apresentações de grupos comunitários diversos como mulheres indígenas do Xingu.
 
- A ideia é dar um panorama geral do que vem sendo feito no Brasil tanto por especialistas como por comunidades. Ir do macro ao micro para discutir o que cada um de nós pode fazer - diz Maria Thereza Fortes, presidente do Planetário.
 
Cada dia de programação será voltado a uma das vertentes da sustentabilidade. Para começar, no dia 5, o tema Ambiental trará duas importantes palestras: Luiz Alberto Oliveira (curador do Museu do Amanhã) elenca seis grandes diretrizes de transformação que devem moldar as próximas décadas; já Sergio Besserman (presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico) traz à tona questões sobre a crise climática e a história do século XXI. O dia 6 será dedicado ao campo Econômico, com workshops sobre lei de incentivo, captação de recursos e gestão de projetos sociais. E o dia 7, ao Social com debates sobre gestão de resíduos, voluntariado e uma palestra de Gringo Cardia que apresenta seu trabalho com a ONG Spetaculu.  Já no dia 8, é a vez das crianças. A tarde será dedicada a oficinas e atividades diversas voltadas ao entendimento da sustentabilidade. Além das palestras e discussões, o Fórum terá espaço ainda para quem quer aprender na prática com workshops bem mão na massa, que vão da criação de hortas à captação de recursos para projetos sociais.
 
- Não há debate mais importante nem mais urgente que o desenvolvimento sustentável de nossa espécie e os benefícios que isso trará ao nosso planeta e, claro, às futuras gerações. E que lugar melhor que um Planetário para olharmos para o planeta? – indaga Leandro Guedes, diretor de astronomia do Planetário.
 
O Fórum Planetário de Sustentabilidade acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro, sempre das 13h às 17h. Todas as palestras e workshops são gratuitos. Mas as vagas são limitadas e o evento é sujeito à lotação das salas.
 
 
Confira a programação completa:
 
Dia 5
13h – Abertura com o Coral da Comlurb
13h30 – Palestra de Luiz Alberto Oliveira (curador do Museu do Amanhã)
15h – Palestra de Sérgio Besserman (presidente do Jardim Botânico)
16h – Palestra com Thais Vodjovic (gerente de sustentabilidade da Coca Cola Brasil)
16h30 – Roda de conversa com indígenas do Xingu
 
Dia 6
13h – Workshop Lei Rouanet com Juliana Kaiser (curadora do Fórum Planetário de Sustentabilidade)
14h – Workshop de captação de recursos com Renata Linhares (Gerente de Relacionamento da Fintech Sitawi Finanças do Bem)
14h30 – Oficina de Culinária Regenerativa com a culinarista natural Simone Marinho, da ONG Sinal do Vale, na área externa do Planetário
15h – Profissionalizando projetos sociais  com Larissa Harari, Diretora Executiva da ONG Gera Social
15h – Moda e Sustentabilidade (Consultora Mariana Koehler)
16h – Prática de Yoga com projeto social Yoga de Rua, que oferece Yoga a pessoas em situação de rua
17h – Encerramento com canto ritual do Xingu
  
Dia 7
13h – Roda de Conversa sobre gestão de resíduos com catadores de lixo, a bióloga Hanna Rodrigues e o Coletivo Meu Copo Eco
14h – Debate "Voluntariado – A Fórmula Mágica para mudar o Mundo" com Pedro Marcondes, da ONG Argilando, e Rubem Thadeu, do Grupo Escoteiro.
15h – Palestra de Gringo Cardia e sua ONG Spectaculu
16h – ODS e Cidades Inteligentes: a questão da mobilidade urbana
17h – Roda de Canto Ritual com indígenas do Xingu
 
Dia 8 – Programação Infantil
13h – Oficina de Compostagem com Permacultura Lab
14h – Oficina de Horta Urbana com o projeto Horta na Favela
15h – Bailinho da Crespinhos com aulão de Charm
16h30 – Canto Ritual com indígenas do Xingu
 
 
Serviço:
 
Fórum Planetário de Sustentabilidade
Quando: 5 a 8 de fevereiro, das 13h às 17h
Onde: Planetário da Gávea. Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100, Gávea.
Entrada Franca
Informações: https://www.facebook.com/planetariodorio/