Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Primeira edição de 2020 do Paixão de Ler distribui mais de 300 livros na estação do BRT da Penha

31/01/2020 12:22:00


A primeira edição de 2020 do projeto Paixão de Ler no BRT fez sucesso na Penha, no último dia 28 de janeiro. Em parceria com o BRT, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) distribuiu 300 livros gratuitamente na estação Penha.

Os passageiros que embarcarem e desembarcaram na estação escolheram livros de gêneros e autores diversos entre os 300 exemplares disponíveis na biblioteca volante. As crianças participantes ainda ganharam um kit do Clube do BRTzinho, que inclui revistinha e articulado para montar. E, pela primeira vez, o projeto Paixão de Ler no BRT contou com uma apresentação teatral: o poeta Gentilezinha abordou de forma lúdica temas importantes como cidadania, amizade, tolerância e, principalmente, a gentileza. O objetivo principal é transmitir ao público os ideais de José Datrino, o profeta Gentileza, criador da famosa frase "Gentileza gera gentileza".

"A Secretaria Municipal de Cultura doou no ano passado mais de 15 mil livros para instituições, bibliotecas, fundações e ações de difusão da leitura. Com o Paixão de Ler cumprimos um dos principais objetivos da nossa gestão, a democratização do acesso ao livro e à leitura", explica o secretário municipal de Cultura Adolfo Konder.

O presidente-executivo do BRT, Luiz Martins, lembrou que em 2019 o BRT Rio distribuiu mil livros em parceria com a Bienal, além de mil revistas infantis em outubro, 500 livros no Terminal Santa Cruz em novembro e outros 200 na edição natalina do Paixão de Ler, no Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

"O BRT Rio acredita na leitura como potência transformadora. Investir em cultura é ajudar na formação de cidadãos cada vez mais conscientes e estamos empenhados nessa missão. Por isso a realização de ações como o Paixão de Ler no BRT será cada vez mais frequente em nosso calendário e acontecerão no maior número de estações e terminais possíveis para contemplar os passageiros dos nossos três corredores", enfatizou Luiz Martins.