Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Feira das Yabás ganha edição especial com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio

06/12/2019 17:20:00


A Feira das Yabás ganha uma edição especial, no próximo dia 8 de dezembro, na Praça Paulo da Portela, a partir das 13h. Criada em 2008, a festividade, que não acontecia desde abril, retorna após uma parceria com o Consórcio BRT e com a Secretaria municipal de Cultura. Desde abril não acontecia a festa.
"A Feira das Yabás é um evento fundamental para a Zona Norte do Rio de Janeiro, além de reverenciar a tradição das matriarcas do samba, é fundamental para geração de renda através da gastronomia, música e todas as expressões criativas da cultura popular. Esse ano terá participação da Portela, que representa um simbolismo imenso para a região e para o samba", afirma o secretário municipal de Cultura Adolfo Konder.
No palco da Feira das Yabás, Marquinhos de Oswaldo Cruz comanda a festa numa roda de samba, onde recebe a Portela, entre outros convidados. Haverá ainda 16 barracas expositoras com as matriarcas, oferecendo culinária típica do subúrbio do Rio e pratos de origem africana.
Dentre as opções, mocotó e aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela; angu e rabada com batata da Dona Neném, feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo da Neide Santana. A entrada para o evento é gratuita.
O idealizador do evento Marquinhos de Oswaldo Cruz destaca a importância da feira para a economia do local e a manutenção da cultura. Segundo ele, a festividade gera 350 empregos diretamente e ainda gera renda para bares do entorno. 
 
"A Feira das Yabás é uma especie de oxigenação da memória coletiva do local. O bairro de Oswaldo Cruz é um Museu do Louvre de bens culturais e imateriais, pois é onde tem o jongo, folia de reis e, principalmente, samba. Isso se dava nos terreiros e, agora, a feira reúne essas tradições e uma série de comidas que tinha nessas casa".