Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio reinaugura Biblioteca de Campo Grande em prédio totalmente reformado

04/07/2019 17:09:00


 
 
A Biblioteca Manuel Ignácio da Silva de Alvarenga está de casa nova. A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugurou a biblioteca em novo local, entregando à população de Campo Grande um espaço totalmente reformado, localizado no centro comercial do bairro. A reinauguração contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, da subsecretária de Cultura, Danielle Barros, do superintendente regional de Campo Grande, Jorge Amaral, e de Isabel Cornela, representando a secretaria municipal de Educação. 
 
O novo endereço fica na Avenida Amaral Costa, número 140, cerca de 10 minutos da estação de trem e 5 do calçadão, e conta com um acervo de 10 mil livros distribuídos em dois pavimentos, além de um espaço especial dedicado às crianças.  Para o secretario municipal de Cultura, Adolfo Konder, a nova localização é estratégica e vai aproximar ainda mais o público.
 
“Essa troca é uma demanda antiga da população local. É assim que construímos políticas públicas, ouvindo a população, apostando em parcerias e trabalhando junto. Sabemos das necessidades da Zona Oeste, é uma das prioridades dessa gestão. Esse é o espírito, não só cuidar das pessoas, mas também transformar a vida delas”. 
 
A subsecretária municipal de Cultura, Danielle Barros, destacou a importância da nova localização e convidou a população para ocupar esse espaço. 
 
“Nós entendemos que esse lugar é simbólico. É um equipamento público, a comunidade precisa se apropriar para fazer com que aqui seja muito mais que um espaço de leitura, mas que promova um encontro com a arte. Vamos fazer cultura, fazer com que muita coisa linda aconteça aqui dentro.”
 
A representante da secretaria municipal de Educação, Isabel Cornela, fez um convite às escolas municipais do entorno e ressaltou a importância das pastas trabalharem em conjunto. 
 
“O resgate desse espaço significa muito para a população local. Temos cerca de 166 escolas na região, e eu tenho certeza que os alunos e professores estarão sempre aqui. Cultura e Educação andando de mãos dadas em prol da comunidade.”
 
A cerimônia ainda contou com a presença de escolas e creches do bairro e do projeto Dia de Alegria, que promove atividades culturais para crianças da região de Inhoaíba. A professora de música Kelly Cristina Escafora ressaltou a importância de espaços que promovam atividades culturais em Campo Grande. 
 
“Sabemos que aqui pretende ser mais que uma biblioteca, a ideia é que seja um espaço cultural, e qualquer ação que envolva arte e literatura é muito bem-vinda.”
 
Os alunos também estão empolgados com a nova Biblioteca de Campo Grande. Arthur Alves, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré, está ansioso para a próxima visita. Já Gabrielle Mendes, de 11 anos, contou que já está de olho nos exemplares das estantes. 
 
“Tem muita coisa legal aqui. Vou falar pro meu pai e pra minha mãe me trazerem de novo, quero que eles venham também pra conhecerem o lugar e pegarem alguns livros”.