Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Música e literatura com o Ecomuseu de Santa Cruz na LER – Salão Carioca do Livro

18/11/2019 16:49:00


 
O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz vai participar do Salão Carioca do Livro/LER, que acontecerá de 20 a 24 de novembro no Campo de Santana. O evento literário, que tem patrocínio da lei Municipal de Incentivo à Cultura, a Lei do ISS, vai promover um encontro sobre livros e ideias, unindo autores e público em peças, exposições e oficinas em uma experiência literária única. 
 
Confira a programação: 
 
20/11, 4ª feira
11h -"Samba Menino -a história do samba contada para criançada" - Raphael Moreira através do enredo do livro, passeia pela evolução do gênero de maneira divertida e encantadora. Sambas antológicos e autorais são cantados pelo autor que ainda interage com a criançada fazendo perguntas e sorteando brindes relacionados ao tema.
14h- Resistência cultural do morro da Serrinha -roda de conversa para contar e cantar a sua trajetória e vivência com músicos nascidos e criados no morro da Serrinha – celeiro da cultura negra afro carioca: Hamilton Fofão, cantor, compositor e instrumentista do bloco Bangalafumenga, e João da Serrinha, músico percussionista, produtor cultural e ritmista do Império Serrano.
 
21/11, 5ª feira
11h- "A menina que veio do rio"- vivência literária com música pela cultura da Amazônia com a escritora paraense e autora do livro Patricia Nogueira.
14h- "Lucia Morais e as lendas amazônicas"- espetáculo que pretende abrir uma reflexão sobre a importância das tradições orais na formação da cultura brasileira, além de enaltecer a cultura indígena.
16h -Roda de conversa "Como a arte pode transformar a vida das pessoas?" com Rico Branco (regente do Coral Uma Só Voz), Adilson Dias (diretor de teatro e ex morador de rua) e um integrante do Coral.
18h- (Re)conhecendo o Campo de Santana: um passeio no tempo e no espaço com Ivo Venerotti-
O Campo de Santana é um belo parque no Centro do Rio de Janeiro, Patrimônio Nacional, famoso pelo seu verde (e suas cotias!). Mas este lugar é mais que isso... Por que esse nome? Ele teve sempre essa aparência? E esses prédios do passado ao redor dele? Percorrer as respostas a essas perguntas é a proposta de nossa conversa. Como arqueólogos informais, vamos explorar o Campo de Santana através da imaginação, revelando os vestígios e segredos da geografia e da história da cidade do Rio de Janeiro.
 
22/11, 6ª feira
11h "O menino que lia" - vivência literária com o escritor e ativista cultural e social Binho Cultura. O livro faz parte da Coleção Amigoteca.
14h- Oficina de percussão com Paulo Negueba- apresentação do trabalho e trajetória musical do percussionista em ritmos afro-brasileiros, levando a cultura através da musicalização.
 
16h -Cortejo com Edmilson Santini – Cortejo com os integrantes do Coral saindo do Campo de Santana à estação do metrô Central. Na Estação Leitura haverá uma visita musicada à Exposição- Vozes do Cordel.
 
23/11, sábado
11h- A voz do povo negro com Ernesto Xavier- As redes sociais surgem como um espaço de debate onde pessoas negras dividem suas histórias e memórias, fomentam o discurso antirracista e denunciam o racismo estrutural, com uma voz que quebra o silêncio imposto por séculos.
 
14h- Oficina "Ritmos Nordestinos" com Marciano Silva- apresentação artística através das músicas, ritmos e instrumentos musicais utilizados pelo cancioneiro popular folclórico brasileiro, como baião, xote, xaxado, coco, galope.
 
18h- Lendário Nordestino -espetáculo teatral criado por Beth Araujo para homenagear e divulgar alguns aspectos da cultura do Brasil através de suas múltiplas manifestações culturais: Cordel, Música, Danças, Lendas, Festas Populares e, principalmente, sua Literatura, retrato admirável da alma sertaneja, e que estará representada pelos textos de Raquel de Queiroz, Ronald Carvalho, Guimarães Rosa, Patativa do Assaré, Altimar Pimentel, Jorge Amado, Bráulio Tavares, Myriam Fraga, entre outros.
 
24/11, domingo
11h- Grupo Faz de Contos -contação de histórias sobre lendas da cultura popular brasileira seguida de roda de cantoria e bate papo com as contadoras de histórias e atrizes Ângela Câmara e Talita Leoneli, e musicadas por Marcelo Sant' Anna.
 
14h – Passinho no metrô- mostra da dança urbana "passinho" e conversa a respeito da modalidade com jovens dançarinos, moradores do Complexo do Alemão que realizam apresentações dentro dos vagões do metrô.
 
18h- "Chama das Histórias" com Camila Costa e Rita Gama Silva -roda de contação de histórias para jovens e adultos ao redor do fogo. Em volta da fogueira, como faziam os antigos, cria-se um ambiente de troca, escuta e olho no olho. Um espaço onde mulheres, contadoras de histórias, compartilham narrativas de origens e temas diversos.
 
4ª feira a domingo
10h às 20h- Exposição "Dorme Império, acorda República" - exposição itinerante do Ecomuseu embasada na historiografia sobre a escravidão e o período pós-abolição, ínterim entre a abolição (13 de maio de 1888) e a Proclamação da República (15 de novembro de 1889), realizada no Campo de Santana, local de realização da LER, que completa 130 anos em 2019. Pretende levar ao público a conhecer, refletir e debater sobre a república brasileira, com suas incoerências e dificuldades, ressaltando a valorização do patrimônio material e imaterial do bairro de Santa Cruz e seu entorno e também dos museus que fazem parte da Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura.