Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Abertura da 27ª edição da campanha Paixão de Ler é marcada por homenagens no Dia Nacional da Cultura

05/11/2019 17:54:00


 
 
 
 
O Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira, 5 de novembro, foi marcado por muitas homenagens na abertura do Paixão de Ler, que em sua 27ª edição homenageia o poeta e escritor Carlos Nejar. A campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e pela MultiRio, começou com a distribuição de mais de mil livros em plena Central do Brasil. O Teatro Municipal Carlos Gomes recebeu a cerimônia de abertura, que contou com homenagens emocionantes a figuras inspiradoras do universo literário carioca. 
 
O secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, iniciou a cerimônia ressaltando que o evento cumpre um dos principais objetivos da pasta. 
 
- Já são 27 anos de democratização do acesso às artes através da leitura e da formação de leitores. O Paixão de Ler nos aproxima do público, e apesar de ser um evento para todas as idades, ele promove um encontro com o nosso futuro: as nossas crianças. Incentivar a leitura traz melhorias na sala de aula e ajuda a formar cidadãos.  Até pouco tempo eu estava na MultiRio, da Secretaria Municipal de Educação, e cada vez mais vejo a importância da parceria entre as duas pastas, como estamos fazendo com essa campanha.
 
O homenageado Carlos Nejar foi lembrado em uma versão emocionante de um de seus poemas. Em seu agradecimento, o escritor falou sobre o poder da palavra e lembrou o quanto o hábito da leitura é transformador.
 
- A palavra muda as coisas, traz a poesia. A palavra tem força, som e cor, existe um mundo por trás dela. Nós precisamos descobrir esse mundo, e quando entendemos isso, o mundo começará a ser transformado.
 
Para a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, incentivar o contato com os livros e com a literatura é fundamental na era dos aplicativos e smartphones.
 
- Paixão de ler, paixão pela literatura, paixão pela Educação e pela Cultura. Educação se faz com afeto, com dedicação, com paixão. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, virtual, mas não tem jeito. Nada se compara com a leitura de um livro. Manusear as páginas, conduzir a leitura e a história com as próprias mãos. Parabéns ao nosso homenageado, o imortal Carlos Nejar. Alunos, vamos nos emocionar lendo mais Nejar.
 
A importância do evento também foi lembrada pela subsecretária municipal de Cultura, Danielle Barros.
 
- O nosso trabalho é para dar dignidade às pessoas, para ajudar a formar leitores conscientes, pessoas críticas e questionadoras. A Cultura e a Educação estão de mãos dadas nessa missão.
 
A tarde foi marcada por muitas homenagens. As Sarauzeiras Oníricas, grupo formado pelas poetisas Yolanda Soares, Maria Inês Moraes e Lindacy Menezes; a bibliotecária da Biblioteca Popular Euclides da Cunha, Deolinda Avellar; e a jovem Lua Oliveira, criadora da Biblioteca Mundo da Lua, foram reverenciadas.  
 
Os secretários Talma Suane e Adolfo Konder, assim como o poeta Carlos Nejar, também foram condecorados e receberam um troféu entregue pela MultiRio como uma celebração pelas suas ações em prol da educação e da cultura na realização do Paixão de Ler.