Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio distribui mil livros na Central do Brasil na abertura do evento Paixão de Ler

05/11/2019 13:43:00


 

 

 

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, lançou a 27ª edição do Paixão de Ler – Poesias ao vento, campanha de incentivo à leitura e promoção da literatura que vai homenagear o escritor Carlos Nejar. A campanha começou com a distribuição de cerca de mil livros na Central do Brasil na manhã desta terça-feira, 5 de novembro. Até o dia 12 de novembro, o público vai mergulhar num universo de histórias, temas e reflexões em uma programação com mais de 120 atividades, entre oficinas, exposições, debates, saraus, contação de histórias, palestras e encontros com escritores. A cerimônia de abertura acontece também nesta terça, a partir das 14h, no Teatro Municipal Carlos Gomes.

 

Na ação da Central do Brasil foram entregues mais de mil obras, fazendo a Secretaria Municipal de Cultura atingir a marca de dez mil exemplares doados este ano. Para o responsável pela pasta, Adolfo Konder, além de incentivar a leitura, iniciativas como essa também aproximam o poder público da população.

 

"Estamos aqui na Central do Brasil oferecendo cultura, educação e um mundo fantástico que cabe na palma da mão. Distribuímos livros infantis, juvenis e adultos, uma grande variedade de temas e autores. Cumprimos, mais uma vez, algumas missões da secretaria: democratizar o acesso às artes, à literatura, formar novos leitores e contribuir para criar o hábito da leitura na população."

 

Walace Mendonça, morador de Madureira, estava de passagem e aproveitou a parada para garantir sua próxima leitura "Eu acho que qualquer incentivo à cultura é muito válido, principalmente aqui, um lugar que muitos trabalhadores passam. Tem muita gente que, se não tivesse essa oportunidade, não estaria adquirindo esse conhecimento que os livros trazem", afirmou.

 

Para a Subsecretária de Cultura Danielle Barros o Paixão de Ler 2019 já começou em grande estilo. "Esse lugar é muito emblemático, é uma chance de ter um encontro com o cidadão, estamos trazendo a possibilidade das pessoas levarem os livros para suas casas e se encontrarem com a arte".

 

 

Sobre o Paixão de Ler

Com agenda para crianças e adultos, a programação é inteiramente gratuita e será realizada em bibliotecas e equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.Este ano, o evento literário faz uma homenagem ao poeta Carlos Nejar, nascido em Porto Alegre em janeiro de 1939. O "Poeta do Pampa Brasileiro", como é chamado, é um imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira de número 4, e tem como marco a indicação ao Prêmio Nobel da Literatura, em 2017.

Entre os autores que participarão das atividades da campanha estão nomes como Julio Emílio Braz, Livia Pandolpho, Vivian Pandolpho, Gustavo Pinheiro, Otávio Junior da Penha, Carine Lemos, Luciene Prado e Joana Maria Teixeira.

A lista completa de atividades pode ser conferida no link http://paixaodeler.rio

 

Homenagens

A 27ª edição do Paixão de Ler vai homenagear o poeta Carlos Nejar; a bibliotecária Deolinda Maria Mello de Avellar, responsável pela Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador; a jovem Raissa Luara Castro de Oliveira, fundadora da Biblioteca Comunitária no Mundo da Lua, no Morro dos Tabajaras, e o grupo Sarauzeiras Oníricas, composto por Yolanda Soares, Maria Inês Moraes (Mary Onírica) e Lindacy Menezes. Eles receberão o livro infantil-juvenil "Arte dos contos" lançado pela Multirio, na semana passada, com prefácio feito pelo escritor Carlos Nejar e conteúdo de professores e demais funcionários das escolas da rede municipal de educação. Também serão exibidos vídeos, produzidos pela Multirio, em homenagem ao Nejar, com leitura de poesia do imortal e informações sobre os 27 anos da campanha.