Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Comissão julgadora vai definir os agraciados com a Ordem do Mérito Cultural Carioca

04/11/2019 18:05:00


A Secretaria Municipal de Cultura recebeu um recorde de indicações para a Ordem do Mérito Cultural Carioca: 520 inscrições sugerindo personagens relevantes para a cultura da cidade foram registradas. Composta por uma medalha e um certificado, a premiação é a mais importante honraria do município, e os homenageados serão escolhidos pela comissão julgadora, composta pelo secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, a representante do Conselho Municipal de Cultura, Rosa Perdigão, a jornalista Rachel Valença, a gerente do Museu Histórico da Cidade, Luciana Mota, além do poeta Carlos Nejar, homenageado este ano na 27ª edição do Paixão de ler.

A participação aconteceu apenas pela internet, no endereço ordemdomeritoculturalcarioca.rio, até o dia 27 de outubro. Todas as indicações serão avaliadas agora pela comissão, que vai selecionar 15 pessoas ou instituições. A Ordem do Mérito Cultural Carioca será entregue aos agraciados em novembro.

Composta por uma medalha e um diploma, a premiação, lançada em 2018, tem como diferencial a participação popular. A condecoração, a mais alta do município, é uma forma de homenagear e reconhecer pessoas e instituições que fizeram contribuições relevantes à cultura da cidade.

Sobre a medalha – O design da Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criado pelo IED – Instituto Europeu de Design, por meio de um concurso interno. A imagem busca sintetizar tanto a beleza natural quanto a construída pelo homem, integrada e inseparável do ambiente. Assim, representa-se uma moldura inspirada nos Arcos da Lapa, aqueduto histórico, símbolo da vida boêmia carioca, onde a atividade cultural é pulsante. No centro da medalha, está o Pão de Açúcar, uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade, uma verdadeira obra de arte da natureza. A composição equilibrada entre o Morro do Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Morro da Babilônia é complementada pelo espelho d'água da Baía de Guanabara.