Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Novembro: Mês da Consciência Negra na SMC

Em diversos locais, de 19/11 a 1º de dezembro


17/11/2011 19:38:00  » Autor: Táia Rocha


A SMC está com uma programação riquíssima para o Mês da Consciência Negra. Conheça todas as atrações agora!

No sábado, dia 19, uma edição do Tiradentes Cultural especial Consciência Negra. Desaa vez, a programação conta com apresentação da Orquestra Berimbau do Mestre Camisa, às 18h; do tradicional grupo Jongo da Serrinha, apresentando seu tradicional repertório de jongo, às 19h30; e do Rio Maracatu, grupo carioca fundado em 1997 da união de um batuqueiro pernambucano com músicos cariocas, e sua fusão de outros ritmos e danças tradicionais brasileiras, como a ciranda, o côco, o samba, o funk, o frevo e as marchinhas, às 21h. Na Praça Tiradentes, para toda a família.

No domingo, dia 20, às 14h, a exposição Ruth De Souza: A Sacerdotisa da Dramaturgia, em tributo ao aniversário da grande atriz, é aberta ao público. Na mostra, uma retrospectiva da vida e da carreira de Ruth, com fotografias, pinturas e objetos pessoais é exposta. No Salão Guarani do Teatro Carlos Gomes, de terça a domingo, das 14h às 18h até 18 de dezembro.

Também neste domingo acontece mais uma edição do Domingo no Parque – projeto mensal e gratuito da SMC, para a diversão de toda a família em diversos parques da cidade. Shows e oficinas serão oferecidos em Realengo, na Praça do Canhão, das 10h às 17h30.

O Jongo Banto, da Cia Banto, inicia o evento com um espetáculo e uma oficina; o grupo Maracutaia, também apresenta um espetáculo e uma oficina de percussão; oficinas de rima e beatbox serão feitas com DJ Saddam, MC Nissin, MC Logri o Squizo Beat, e o encerramento é com batalhas de MCs.

No Armazém da Utopia, também no domingo, às 20h30, a Cia Ensaio Aberto e convidados apresentam o show A Pedra do Cais. A direção é de Luiz Fernando Lobo e a direção musical de Túlio Mourão. No repertório, músicas de Milton Nascimento, Edu Lobo, Aldir Blanc e João Bosco, além da composição “Canto das três raças”, imortalizada na voz de Clara Nunes. O espetáculo reúne cantores, bailarinos, atores e músicos, também para celebrar o Dia da Consciência Negra.


De 25 de novembro (sexta-feira) a 1º de dezembro (quinta-feira), no Centro Cultural da Justiça Federal e no Centro Afro Carioca de Cinema, acontece o 5º Encontro de Cinema Brasil África e Caribe – evento que também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Ele tem como parte de suas atividades este ano os “Diálogos entre as artes: Brasil – África, um universo comum”, que acontecem nos dois espaços, com a curadoria do ator, cineasta e roteirista brasileiro Zózimo Bubul.
Os palestrantes são: Jards Macalé, Paulo Lins, Hilton Cobra, Carmem Luz, Walter Carvalho, Januário Garcia, José Carlos Avellar, Claudia Miranda e Júlio Cesar Tavares.


Destaque da programação: “A Importância da Fotografia e a Crítica para o Cinema”, com Walter Carvalho, José Carlos Avellar e Januário Garcia, dia 25, sexta-feira, às 14h30, no Centro Cultural da Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, Centro). Mais informações em: www.afrocariocadecinema.org.br e tel.: 2508 7381.

Já no Centro Cultural Muncipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, os visitantes podem assistir à exposição Aruanda. Pequena Africa Contemporânea, em cartaz até 30 de novembro. Ela é constituída de uma mostra de 100 fotografias inéditas do fotógrafo e jornalista Ricardo Beliel, que denotam os traços culturais originários da cultura africana vistas tanto em Angola e no Congo, de onde a cultura banto se espalhou, quanto no Rio de Janeiro, sendo mostradas as influências, a presença e a herança dessa cultura na nossa cidade. São ensaios realizados em diferentes épocas e espaços de socialização dos angolanos. As similitudes culturais estão presentes para o expectador.

Essa mostra também faz parte da proposta da SMC, junto ao Centro Cultural, de valorização do bairro de Santa Teresa.


Serviço:
*TIRADENTES CULTURAL - atividades culturais do projeto de revitalização da histórica praça do centro da cidade.
Dia 19, sábado | Programação: Orquestra Berimbau do Mestre Camisa, às 18h; Jongo da Serrinha, às 19h30; e Rio Maracatu, às 21h.
Praça Tiradentes.
Classificação: livre. Gratuito.

*RUTH DE SOUZA: A SACERDOTISA DA DRAMATURGIA – a exposição é uma retrospectiva da vida e carreira da atriz, com fotografias, pinturas e objetos pessoais. Um tributo ao aniversário da grande dama.
Abertura: 20 de novembro, domingo, às 14h.
De 21 de novembro a 18 de dezembro (de terça a domingo, das 14h às 18h).
Salão Guarani do Teatro Carlos Gomes (Rua Pedro I, 4 – Centro. Tels: 2215-0556 / 2224-3602).
Classificação: livre. Gratuito.

*REVISTA ÁFRICA DIVERSA – lançamento da revista que leva ao público informações do evento “África Diversa: I encontro de cultura afro-brasileira” - realizado em julho deste ano pela SMC, com curadoria da produtora Daniele Ramalho, e que continha em seu programa seminário, mostra de cinema, danças, oficinas, shows e duas exposições com trabalhos de artistas africanos.
A publicação mostra novas questões, olhares e reflexões às temáticas afro-brasileira e africana, colaborando para a criação de uma sociedade mais justa e respeitosa à diversidade humana, rememorando a nós, brasileiros, quem somos e os diversos caminhos, experiências e realidades que encontramos dos dois lados do Atlântico. A revista traz artigos de Alberto da Costa e Silva e entrevistas com o percursionista Naná Vasconcelos e com o artista, curador e museólogo Emanoel Araujo, entre fotografias do evento e das suas obras.
Lançamento: dia 19, sábado, às 19h. Somente para convidados.

Teatro Carlos Gomes (Rua Pedro I, 4 – Centro. Tels: 2215-0556 / 2224-3602).

DOMINGO NO PARQUE – shows e oficinas em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – Dia de Zumbi.

Dia 20, domingo, das 10h às 17h30
Realengo - Praça do Canhão: Jongo Banto (oficina e espetáculo), grupo Maracutaia (oficina de percussão e espetáculo), oficinas de rima e beatbox com DJ Saddam, MC Nissin, MC Logri o Squizo Beat e encerramento com batalhas de MCs.
Dia 20, domingo, das 16h às 20h
Classificação: livre. Gratuito.

SHOW A PEDRA DO CAIS – o espetáculo reúne cantores, bailarinos, atores e músicos. Direção de Luiz Fernando Lobo e direção musical de Túlio Mourão
Elenco: Cia Ensaio Aberto e convidados.
Dia 20, domingo, às 20h30
Armazém da Utopia (Av Rodrigues Alves, s/nº - Armazém 6 – Cais do Porto).
Classificação: 12 anos. Gratuito.

5º ENCONTRO DE CINEMA BRASIL ÁFRICA E CARIBE – com apoio da SMC, o encontro acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro
Centro Afro Carioca de Cinema (Rua Joaquim Silva, 40, Lapa) e Centro Cultural da Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, Centro)
Curadoria: Zózimo Bubul
Palestrantes: Jards Macalé, Paulo Lins, Hilton Cobra, Carmem Luz, Walter Carvalho, Januário Garcia, José Carlos Avellar, Claudia Miranda e Júlio Cesar Tavares.
tem como parte de suas atividades este ano os “Diálogos entre as artes: Brasil – África, um universo comum”.
Informações: www.afrocariocadecinema.org.br e tel.: 2508 7381.
Gratuito.

ARUANDA, PEQUENA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA – em comemorações ao Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo apresenta exposição com mais de 100 fotos inéditas. São ensaios realizados em diferentes épocas e espaços de socialização dos angolanos. O trabalho do fotojornalista Ricardo Beliel tem por objetivo mostrar as influências, a presença e a herança desta cultura Banto na cidade do Rio de Janeiro.

Até 30 de novembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h).

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306. Santa Teresa. Tel.: 2215 0618).
Classificação: livre. Gratuito.

 


Imagens relacionadas: