Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - SMASDH
Lona Cultural de Vista Alegre recebe Bate-Papo Rio + Jovem

08/12/2017 15:21:00  » Autor: Flávia Duarte


Vitória Oliveira, Camilli Queiroz, Isabella Moreira e Beatriz da Silva são adolescentes e alunas do Colégio Estadual Carlos Gomes, em Duque de Caxias. Na sexta-feira, elas foram ao Bate-Papo Rio + Jovem, na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, para dizer o que pensam e o que esperam do futuro. E encontraram muitas oportunidades no Bate-Papo Rio + Jovem, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). As lutas diárias e os sonhos futuros vieram no improviso do freestyle rap, na feminilidade da dança stiletto, no desafio do passsinho, nas letras das músicas cantadas em coro na arena. E não faltou o "papo-reto" sobre os temas que envolvem a juventude.
 
- Nós viemos aqui para fazer as inscrições nos cursos e atividades esportivas. É uma experiência nova ver tanta gente mostrando coisas bacanas que sabem fazer – resumiu Beatriz, de 16 anos, que mora em Duque de Caxias e estava interessada nas aulas de artes marciais.
 
 
Um dos pontos altos da tarde foi a apresentação do cantor e professor do Centro de Música de Irajá Duzão, que pôs todo mundo para cantar junto em "Easy", de Lionel Richie, e "Manuel", de Ed Motta. O mestre de cerimônia da noite foi o professor Bruninho – criador de um curso que há dez anos prepara jovens carentes para concursos. A iniciativa foi bastante elogiada pelo secretario de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes.
 
- O Projeto Bruninho mostra que é possível fazer um bom trabalho, quando se quer realmente. Nossa preocupação é oferecer oportunidades a vocês para que não seja preciso promover acolhimentos no futuro – ressaltou.
 
O presidente da Fundação Leão Sérgio Duarte afirmou que é importante investir na juventude para que eles cheguem à fase adulta com dignidade e prosperidade.
 
- A Fundação Leão XIII cuida de idosos que não encontram acolhida nas suas famílias. Trabalhamos para que tenham uma velhice digna. Meu recado para esse público que está aqui é de que vivemos um momento de crise moral e que é preciso agir com consciência. Temos que aproveitar as oportunidades que passam por nós para não nos arrependermos no fim da vida – afirmou.
 
O evento foi destinado a jovens atendidos por projetos socais, moradores do entorno e abrigados da rede da prefeitura. Foram oferecidas vagas em programas sociais, como o ID Jovem, do governo Federal, que dá descontos em eventos artísticos e culturais e esportivos e no transporte coletivo interestadual. A equipe da MultiRio levou seus melhores curtas para a garotada.
 
Eles também puderam se inscrever no Projeto Semear, que oferece atividades esportivas nos centros de treinamento, em Colégio e no Shopping Via Brasil, em Irajá. A entidade promove aulas de ginástica, judô, muay hay, tai chi chuan, karatê, jiu jitsu, taekwondo, yoga e dança do ventre.  
 



Serviços Serviços