Hortas Cariocas

O Projeto está presente em 30 comunidades e a produção atende a Escolas Municipais

 

 

Parte do que é produzido é dividido entre as escolas municipais próximas e também entre as famílias em risco social.

 

 

 

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ciente de que em determinadas comunidades carentes existem famílias que passam por sérias dificuldades no que diz respeito ao acesso a uma dieta mínima diária que lhes garanta a subsistência, tem entre seus objetivos o de incentivar ações que propiciem a criação de postos de trabalho, capacitação e a oferta, a custo acessível, de gêneros alimentícios de qualidade, estruturando iniciativas de agricultura na cidade.

 

Numa grande cidade, que precisa cada vez mais gerar novos postos de trabalho, existe a necessidade da implantação de políticas públicas que propiciem sua reversão, a fim de, ao mesmo tempo, absorver parte da mão-de-obra disponível e incentivar o desenvolvimento desta atividade sócio-econômica tradicional, sempre calcada em sólidas bases agroecológicas.

 

De acordo com este objetivo a Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica – GAP desenvolve desde 2006, o Programa Hortas Cariocas, de forma a contribuir com a redução dos índices de ocupação irregular de terrenos ociosos e elevação dos níveis de inclusão social, reduzindo os riscos de insegurança alimentar na cidade, por meio de capacitação para a população carente em comunidades ou escolas que possuam áreas passíveis de se implantar e gerir hortas urbanas e comunitárias.

 

A Prefeitura aposta na estratégia do desenvolvimento socioeconômico local a partir de suas vocações e capital social acumulado, para que as comunidades de baixa renda e que apresentam altos índices de desnutrição e algum tipo de vulnerabilidade ambiental possam garantir o direito humano básico a uma alimentação saudável e de qualidade, como mais uma forma de combate à fome e à degradação ambiental no Município do Rio de Janeiro.
 

A agricultura urbana tem sido apontada pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, como estratégia fundamental para a segurança alimentar, para a estabilidade social e para a preservação do meio ambiente nos grandes centros urbanos do planeta.
 

Atualmente o Programa Hortas Cariocas conta com 40 unidades produtivas, sendo 17 unidades em comunidades de baixa renda e 23 em equipamentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). A GAP ainda atua em parceria com a SME no Programa Hortas Escolares, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) com a ressocialização e capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, apoia a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) na execução da política tributária referente a produção agrícola na cidade, além de integrar diversos conselhos e colegiados com foco em agricultura, desenvolvimento rural e segurança alimentar.

 

CENTRO MUNICIPAL DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NO PARQUE MADUREIRA  

 

 

 

 

Desde junho de 2018 o PHC (Programa Hortas Cariocas) passou a contar com uma unidade externa: o  Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica - CEMAPO, situado  na expansão do Parque de Madureira, zona norte do Rio. O Centro fica no coração da AP-3, região com os mais baixos indicadores sociais da cidade. Desta forma, destina-se a cumprir a importante missão de ser o braço do programa em uma área com amplo potencial de resposta positiva à proposta de segurança alimentar e capacitação contida no escopo do Programa.

 

O espaço do Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica permite a realização de cursos e treinamentos, através de diversas parcerias com entes dentro e fora da Prefeitura. Ainda há um unidade do Programa com forte ligação ao CEMAPO, sediada na comunidade Palmeirinha, inaugurada em novembro de 2018 e que já vem apresentando excelentes resultados de produção e inovação técnica.



56_INSTANCE_88vH 56_INSTANCE_88vH p_p_id_56_INSTANCE_88vH_

 

 

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110