MAPA DE VULNERABILIDADE CLIMÁTICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

26/01/2010

INPE/SMAC - PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO – 2011



A cidade do Rio de Janeiro tem se mostrado, ao longo do tempo, vulnerável aos eventos extremos atuais, fator esse que deverá ser agravado no clima futuro. Isso revela que medidas de adaptação tornam-se imprescindíveis e ganham novas dimensões em termos de segurança humana.

 

Com a transformação das áreas naturais ou de uso agrícola em áreas urbanas, os solos originalmente cobertos por vegetação e cursos d’água são recobertos por asfalto e construções, alterando-se as contribuições térmicas originais, uma vez que materiais impermeáveis e com alta capacidade de armazenar calor vão sendo acrescentados à superfície.

 

Situada na área costeira, a cidade também é particularmente vulnerável à elevação do nível do mar e à ocorrência de eventos extremos, produzindo efeitos devastadores no litoral carioca, com impactos sociais, econômicos e de infra-estrutura.

 

O Mapa de Vulnerabilidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi elaborado pelo INPE em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, com recursos do governo britânico, e trata-se de uma contribuição relevante para o processo de tomada de decisão, pois foi realizado com a contribuição de especialistas nacionais e internacionais, preocupados com a evidência de fatores relativos aos problemas climáticos.

 






56_INSTANCE_V9Oy 56_INSTANCE_V9Oy p_p_id_56_INSTANCE_V9Oy_
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110