Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC
Corredor Verde entre os parques naturais

23/12/2011 12:35:00  » Autor: Ascom


Secretaria de Meio Ambiente cria Corredor Verde entre os parques naturais

de Marapendi e Chico Mendes

 

Em um ano serão reflorestadas 1300 metros de vegetação nativa

 

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fundação Parques e Jardins deram início, dia 1/12, às ações de recuperação, manejo e enriquecimento da vegetação nativa criando, assim, o projeto Corredor Verdeno Canal das Tachas, que liga os Parques Naturais Municipais de Marapendi e Chico Mendes, numa área cuja extensão é de 1300 metros, no bairro do Recreio.

 

O Projeto Corredor Verde é a faixa territorial de ligação entre as áreas protegidas da Cidade destinada à restauração da vegetação nativa da Mata Atlântica e que também tem como objetivo o aumento da circulação de animais silvestres e a volta de algumas espécies que já não estejam transitando mais na região. 

 

Para a revitalização da vegetação nativa, com destaque para a/o: Paineira, Pitanga, Palmeira-Jerivá, Ingá, Aroeira, entre muitas outras, estão previstas ações de manejo de espécies invasoras de plantio equivocado ou crescimento espontâneo com poda e/ou remoção para replantio e crescimento seguro das árvores nativas.

 

As ações de manejo da vegetação serão executadas inicialmente pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) que, hoje, inicia o trabalho com uma equipe especializada, cuja tarefa é realizar, nessa primeira etapa, a poda para controle da erva-de-passarinho, a poda de limpeza e a remoção de plantas invasoras. Numa segunda fase, a SMAC fará o reflorestamento, cercamento, entre outras ações na área.

 

Durante todas as fases do projeto, haverá campanhas educativas junto aos moradores do entorno, realizadas pelos Agentes Ambientais do Centro de Educação Ambiental - CEA.

 

Animais como o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara, a preguiça, o socó, o martim-pescador são nativos da Mata Atlântica em perigo e receberão também ações de educação ambiental destinadas à proteção dessas espécies que são locais da região.

 

O Corredor Verde será uma das ferramentas do Mosaico Carioca - gestão integrada de todos os parques e demais áreas protegidas da Cidade sob administração municipal, estadual e federal.

 

Local: Canal das Tachas – trecho entre os Parques de Marapendi e Chico Mendes.

 

Extensão: 1.300 metros

 

Ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

 

·         Reflorestamento

·         Poda de limpeza

·         Remoção de espécies invasoras (exóticas - não nativas da mata atlântica)

·         Cercamento

·         Campanhas de Educação Ambiental junto aos moradores do entorno

 

Período de execução:

- 1 ano (dezembro/2011 a dezembro/2012)

 
 



Serviços Serviços