Caderno de Encargos para a Execução de Projetos Cicloviários

23/06/2014 10:11:00


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaborou o Caderno de Encargos para Execução de Projetos Cicloviários no Município do Rio de Janeiro, com o objetivo de definir um padrão único para a elaboração e execução de projetos de ciclovias na malha urbana, possibilitando que agentes públicos e privados, possam projetar e executar obras com boa qualidade e traçados funcionais, proporcionando segurança e praticidade ao ciclista.

 

A publicação elaborada pela Gerência de Programa Cicloviário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com o GT Ciclovia do qual participam integrantes de vários órgãos municipais, além de representantes da sociedade civil como a Associação Transporte Ativo (TA) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), propõe um sistema que ajudará na redução das emissões de CO2, contribuindo para que a meta de redução da emissão de gases efeito estufa seja atingida, pois sua implantação requer não só a otimização de rotas clicloviárias, como prevê a utilização de biocombustível nos ônibus que integrarão o sistema.

 

A proposta reforça o conceito de mobilidade urbana sustentável e estimula o acesso democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transportes coletivos e não motorizados, como a bicicleta.  

 

Nesse sentido, o Programa "Rio, Capital da Bicicleta" implementa ações de incentivo e fomento ao uso da bicicleta como importante modal de transporte complementar aos transportes de massa, para pequenas e médias distâncias, promovendo a conservação e ampliação do sistema cicloviário municipal e a implantação de bicicletários nos pontos de maior demanda.

 

O Rio de Janeiro é hoje, a capital brasileira da bicicleta, com 438,9 km de ciclovias. A meta é chegar a 2016 com uma malha cicloviária com 450 km de extensão, seguindo rumo à sustentabilidade.

 

Caderno de Encargos para Execução de Planos Cicloviários, baixe aqui.

 

As ilustrações contidas no Caderno de Encargos também estão disponíveis em dwg. Solicite-as através do endereçociclovia@pcrj.rj.gov.br

 

Normas complementares ao Caderno de Encargos para execução de projetos cicloviários:

 


Resoluções CONTRAN:


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços