ÁREAS PROTEGIDAS
 
   A Cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente por seus atributos naturais e de rara beleza cênica que formam um mosaico de paisagens de relevante expressão ambiental. Este mosaico está inserido no bioma Mata Atlântica e é composto por uma zona litorânea, duas baías e três importantes maciços que se conectam através de uma rede hídrica formada por rios, lagoas e depósitos de águas subterrâneas que sustentam diversos ecossistemas.

 

Maciço da Tijuca

Maciço da Tijuca

 

Nos maciços da Tijuca, Pedra Branca e Gericinó/Mendanha encontram-se aproximadamente 90% da cobertura florestal de Mata Atlântica da cidade. Essa característica garante o aporte de recursos naturais às planícies formando ambientes naturais que abrigam grande parte da biodiversidade municipal.

 

Área de Proteção Ambiental de Marapendi

 

   Na cidade que tem em seu nome uma de suas principais características geográficas, os rios desempenham importante papel na dispersão de sementes e nutrientes, bem como promovem importante conexão entre as áreas florestadas e seus pontos de desague (Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba, Sistema Lagunar da Baixada de Jacarepaguá ou mar).

 

Rio no Parque Nacional da Tijuca

 

 

Exemplares de fauna e flora da Cidade do Rio de Janeiro

 

 

  Conforme definido no texto da Convenção sobre Diversidade Biológica (uma das convenções internacionais assinadas na Rio-92) Área Protegida "significa uma área definida geograficamente que é destinada, ou regulamentada, e administrada para alcançar objetivos específicos de conservação."

 

   As áreas protegidas tornam-se fundamentais para as cidades principalmente quando se constata que, em 2030, aproximadamente 61% da população mundial deverá viver em cidades. Nos países em desenvolvimento, tal quadro corresponderá a um incremento de 93% da população urbana. Na Cidade do Rio de Janeiro uma das formas de se garantir a proteção dos recursos naturais é através da criação de Unidades de Conservação da Natureza.

 

Parque Natural Municipal Chico Mendes

 

  É com o objetivo de garantir que a Cidade se desenvolva de maneira sustentável e harmoniosa com seus recursos ambientais e de dar maior eficiência às ações de proteção, conservação e recuperação dos ecossistemas componentes do bioma Mata Atlântica que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro propõe a criação de Áreas Protegidas.