Fundação João Goulart e Comlurb formam parceria para capacitação de gestores

20/07/2018 04:02:00


A Coordenadoria do Programa de Capacitação em Gestão, do Instituto Fundação João Goulart (IFJG), em parceria com a Comlurb (equipe da Diretoria de Gente e Conectividade), inicia hoje (20), na Universidade Corporativa da Comlurb em Botafogo, o Programa de Desenvolvimento Gerencial dos Gestores (PDG) da companhia.  O objetivo é proporcionar aos gerentes o desenvolvimento de competências em gestão e liderança para resultados,  com vistas a torná-los cada vez mais competentes no cumprimento de suas funções organizacionais e na atuação do dia a dia com sua equipe, pares, superiores e clientes (população carioca).Serão sete turmas de aproximadamente 30 alunos divididas em quatro módulos com carga horária de 120 horas cada grupo.

 

Com duração de um ano e meio a dois anos, o PDG contemplará todos os gestores da instituição com os seguintes assuntos tratados nos módulos: ORGANIZAÇÃO, EU LÍDER, GESTÃO E ESTRATÉGIA E PESSOAS. Estes temas proporcionarão aos colaboradores um melhor desenvolvimento de suas competências pessoais, relacionais, técnicas, gerenciais e de liderança. As aulas acontecerão na Universidade Corporativa da Comlurb e serão ministradas por dirigentes da empresa, membros da FJG, Líderes Cariocas e Líderes Cariocas Alumni, especialistas nos temas propostos.

 

A abertura oficial do projeto aconteceu no dia 18 no auditório da Comlurb com a participação do presidente da Fundação João Goulart, José Moulin Netto, o presidente da Empresa Municipal de Limpeza, Tarquínio Prisco Fernandes de Almeida e o diretor André Magalhães. No evento, foi apresentado o processo do curso, incluindo a realização de um trabalho final onde grupos serão reunidos para criar projetos aplicativos na cidade. Serão aproximadamente 56 projetos a serem aprovados e posteriormente colocados em prática pelos gestores. A proposta ésugerir soluções de problemas existentes ou procedimentos inovadores.  Durante o período das aulas, haverá orientação da FJG aos alunos para o desenvolvimento desses projetos.

 

Esta parceria possibilitará uma troca de experiências entre os grupos e a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sem custo para a prefeitura. O Programa Líderes Cariocas possui servidores de diversos órgãos municipais capacitados em algumas das melhores instituições nacionais e internacionais como, por exemplo, a Coppead, a Fundação Dom Cabral e a Columbia University. Os variados níveis de formação (graduação ao doutorado) também contribuirão para que o nível do curso seja de alta qualidade e os gestores da empresa recebam conhecimentos das mais diversas áreas de atuação na Prefeitura do Rio.

 

O Instituto Fundação João Goulart, da Subsecretaria de Serviços Compartilhados, criou em estrutura organizacional a Coordenadoria do Programa de Capacitação em Gestão, que tem como um de seus eixos de atuação, oportunizar, aos órgãos e entidades da prefeitura, consultoria interna na área de desenvolvimento em liderança, por meio da construção conjunta de soluções de capacitação customizadas, visando à elevação dos níveis de competências de seus líderes e gestores e a eliminação de lacunas de desempenho na entrega de seus serviços à sociedade.