Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais - SEPDA

ANIMAIS RESGATADOS EM OBRAS DAS OLIMPÍADAS SÃO ADOTADOS EM AÇÃO DA RIO 2016 E SEPDA.

 

Neste domingo, (14/08) mais uma ação conjunta, da SEPDAcom o Comitê Organizador da Rio 2016e a World Animal Protection-WWP, estiveram no bairro do Grajaú, na Praça Edmundo Rego, no evento comum, "Maratona de Adoção". O objetivo foi oferecer a comunidade, a possibilidade de adoção destes animais resgatados em obras das Olimpíadas, que tiveram uma total atenção de veterinários, e cuidados especiais no tratamento de feridas e complementando com as devidas vacinas. 

 

         As crianças e o entusiasmo com a adoção....

 

A veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, gerente de programas veterinários da WWF, presente no evento, destacou a importância da união destas instituições no resgate e da proteção animal. "A união das instituições é preponderante, já que o nosso objetivo é também conscientizar a sociedade na proteção dos animais," disse.

 

Já o gerente de gestão animal da Rio 2016, Guilherme Andreoli, estava muito entusiasmado com a ação deste fim de semana, e destacou, "É muito importante a posse responsável dos animais, pois eles precisam de cuidados. O balanço desta ação foi bem positiva, tivemos 3 animais adultos e 8 filhotes adotados", disse ele.

 

O novo secretário da SEPDA, Vinicius Cordeiro, complementou sobre a importância de não apenas, "...resgatar, mas trazer uma cultura de cuidados e zelo pelos animais, que são negligenciados em sua maioria por grande parte das pessoas", disse. O secretário também agradeceu o apoio institucional da R.A. Região Administrativa e seu administrador, "Guerreiro" Marcelo Fonseca de Paula e do subprefeito da Grande Tijuca, Marcio Ribeiro. Na ocasião, também foram feitos agendamentos de esterilizações e distribuição de material informativo sobre as ações do órgão. O jornal EL PAÍS versão brasileira, registrou o evento, como parte da cooperação da SEPDA com o Comitê Rio 2016.

 

 

              No evento deste fim de semana contou com 41 agendamentos para esterilizações

 

 

O novo secretário Vinicius Cordeiro, o subsecretário Mauro Blanco, Rosangela Gebara da WWP e  Guilherme  Andreoli do Comitê Rio 2016

O Globo: http://oglobo.globo.com/rio/casas-sao-instaladas-em-areas-com-grande-concentracao-de-gatos-19914377#ixzz4HEr3ZyaL

 

ÚLTIMOS EVENTOS

 

 

O novo secretario VINICIUS CORDEIRO ao centro (jaqueta escura) com

protetoras e representantes de ongs de proteção animal, no CASS.

 

SEPDA RETOMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS COMUNITÁRIOS

 

Rio – A Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais retomou o Programa de Proteção aos animais comunitários. O novo secretário Vinicius Cordeiro, juntamente com os "Protetores de Animais", recuperou os Abrigos (casinhas) na sede do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. Ele destacou a importância da proteção aos animais comunitários, "..eles são protegidos por Lei Municipal, e nossa gestão ressaltará os princípios basilares desta lei, destacou o secretário." A ação contou com representantes de entidades de Proteção Animal e voluntários da causa.
A próxima ação da SEPDA será no Campo de Santana, onde uma comunidade de 150 animais são cuidados e alimentados por voluntários e grupos de proteção animal.
 

SEPDA NO CLIMA OLÍMPICO

 
E no clima Olímpico da cidade, a SEPDA continua promovendo eventos por toda a Cidade, denominados "Maratonas de Adoção". Desta vez, aproveitando o importante mote das Olimpíadas, agregaremos nesses eventos, além da SEPDA, a Empresa Olímpica Municipal, o Comitê RIO 2016 e, também, uma ONG internacional chamada World Animal Protection. Também participam efetivamente, voluntários de grupos ligados à proteção animal.
 
 

EVENTO

 

 

No local, teremos tendas que serão montadas, visando abrigar do sol os animais aptos à adoção, todos oriundos do Centro de Proteção Animal/Fazenda Modelo, bem como as pessoas que cuidarão deles. Os animais permanecerão em cercados e/ou gaiolas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura entrega 17 carros elétricos em Paquetá e dá fim à tração animal.


11/04/2016 15:31:00


Após muito planejamento do secretário, inúmeras reuniões internas e interlocuções com protetores e carroceiros desde 2015, finalmente os cavalos da Ilha de Paquetá, que puxaram carroças por anos a fio, foram aposentados no dia 19/05/2016. Essa é uma data histórica não só para a nossa Cidade Maravilhosa, mas para todo o Brasil. Nesse dia, 31 (trinta e um) animais que atuavam na árdua tarefa de levar nas costas, literalmente, as pessoas que visitavam aquela ilha, tiveram a feliz oportunidade de se "aposentar". A organização para o transporte dos cavalos de lá para o continente foi intensa e contou com o fundamental apoio Centro Controle de Zoonoses, e com parcerias de peso, como a 5ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Polícia Rodoviária da PMERJ.

 

 

 

Todos os cavalos foram deslocados, em viaturas dos órgãos supracitados, para o Centro de Proteção Animal/Fazenda Modelo, desta SEPDA, localizado no bairro de Guaratiba. Lá chegando, receberam os cuidados necessários dos médicos veterinários e foram microchipados. Dia seguinte, 12 (doze) deles já estavam sendo encaminhados para a fazenda CRER SENDO, administrado por protetoras, situado na cidade de Teresópolis. O próprio Secretário da SEPDA acompanhou pessoalmente o caminhão de transporte. No dia 21 (vinte e um), mais 08 (oito) animais seguiram para o mesmo destino.

 

 

 

 

No domingo 22 (vinte e dois), os carroceiros receberam em festa a doação de 17 (dezessete) carros elétricos, ecologicamente corretos, para que pudessem continuar a trabalhar e a prover o digno sustento de suas famílias, devidamente uniformizados e com um equipamento não poluente nas mãos, mostrando ao país inteiro que é possível avançar com diálogo e boa vontade em prol da causa animal. Nessa batalha, todos vencemos.

 

 

É importante destacar o importante apoio que a SEPDA obteve do Prefeito Eduardo Paes e da Secretaria Executiva de Coordenação de Governo e da Secretaria Municipal da Casa Civil, instâncias da municipalidade que sempre se mostraram sensíveis para o problema.

 

 

     


Serviços Serviços