Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais - SEPDA

Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

SEPDA LANÇA O "PROGRAMA CIDADE TOTAL"

COM AÇÃO INICIAL NO VIDIGAL

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais-SEPDA lançou o novo programa de ação denominado "Cidade Total" que levará os serviços oferecidos pela SEPDA para toda a cidade do Rio de Janeiro, com, por exemplo, atendimento clínico e castração de animais domésticos; para tal o secretário Vinicius Cordeiro se reuniu com a diretoria da Associação de Moradores da Vila Vidigal (A.M.V.V), representada por presidente, Sr. Aleluia e o secretário Moises Alves, juntamente com a ativista da causa animal, Sylvia Cassanello e na ocasião, firmaram um acordo de cooperação, sendo a primeira iniciativa nesta comunidade.

 

A SEPDA promoverá palestras de conscientização e educação ambiental na Comunidade bem como os animais domésticos serão castrados e  vacinados. Segundo Vinicius Cordeiro, "... um dos motivos da escolha do  Vidigal foi para mostrar a prioridade de nossa política pública tem de ter nos bairros mais populares e distantes de nossos equipamentos." disse ele.

 

Já para o presidente da Associação de Moradores, Sebastião Aleluia, "... esta ação da SEPDA é muito importante, pois temos uma demanda muito grande de castração e vacinação, esperamos avançar nesse sentido.  Temos uma população de cães e gatos no Vidigal de cerca de 3 mil animais."

 

Para a ativista Sylvia Cassanello, "...acho uma maravilha a iniciativa que atende as comunidades carentes, é fundamental, pois os moradores do Vidigal tratam com amor e carinho, e ajudará as pessoas sem recursos que amam os animais," disse. O programa "Cidade Total", terá início na segunda semana de outubro, atenderá uma demanda de 2 centenas de animais domésticos na primeira fase, e na segunda fase deverá ser o sistema penitenciário no mês de novembro.

Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

SEPDA SE REÚNE COM DIRIGENTES DA SUÍPA E OAB-RJ

PARA UM PACOTE DE AJUDA À ENTIDADE

 

O secretario Vinicius Cordeiro, Dr. Reynaldo Veloso da OAB-RJ, o subsecretario Jose Rogério e Rachel Rocha, supervisora veterinária da SUIPA 

 

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SEPDA) irá ajudar a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA) a superar a crise financeira que a entidade atravessa e evitar o fechamento das suas unidades. A SEPDA vai adquirir uma série de itens essenciais e doá-los à entidade. Serão comprados pela prefeitura e doados à SUIPA medicamentos, material de descartáveis e produtos de limpeza, que devem começar a chegar à SUIPA já na próxima semana.

 

O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro, se reuniu, nesta segunda-feira (05.09), com a supervisora veterinária da SUIPA, Rachel Rocha, e com o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso. Na reunião, foram definidos os produtos emergenciais que deverão ser fornecidos pela prefeitura. 

 

Para o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius Cordeiro a ajuda à SUIPA é extremamente necessária neste momento. "Este é o primeiro passo para uma cooperação necessária mais ampla entre a SEPDA e a SUÍPA", disse Vinícius. A SEPDA vai adquirir 41 itens de medicamentos, 34 de materiais descartáveis e sete itens de material de limpeza. A relação foi proposta por Rachel Rocha como sendo as maiores necessidades no momento.

 

O acordo entre a Prefeitura do Rio e a SUIPA está sendo acompanhado pela Comissão de Defesa dos Animais da OAB. "A comissão está atuando para integrar governo e SUIPA não somente na coordenação da arrecadação de rações, mas também no esforço de salvar a entidade"disse Reynaldo Velloso, presidente da Comissão da OAB.

 

No acordo firmando entre a Prefeitura do Rio e a SUIPA a doação de ração não foi incluída porque a entidade arrecadou, só no último final de semana, cerca de 60 toneladas de ração.

 

"Os problemas começaram antes mesmo do falecimento da presidente da entidade. Com a perda de associados, a situação se agravou ainda mais e a conta corrente da entidade foi bloqueada pela justiça. Por tudo isso, começou uma campanha em massa, que culminou nesse grande quantitativo de ração.  Essa quantidade arrecadada será suficiente para um mês e meio. Portanto, a parceria com a SEPDA é importante para fortalecer e minimizar os problemas da SUIPA", disse Rachel Rocha.

Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

FAZENDA MODELO: SECRETARIA ANUNCIA MELHORIAS NA GESTÃO DE EQUINOS

 

 

 

 

A Fazenda Modelo da SEPDA, em Guaratiba, além de abrigo para cães e felinos abandonados, vítimas de maus tratos ou albergados provisórios, também possui um setor para albergamento de equinos. Com o fim de melhorar o bem estar dos cavalos abrigados na Fazenda Modelo, o novo secretário Vinícius Cordeiro determinou algumas ações imediatas visando a melhoria nas condições de habitabilidade, alimentação e manejo.

 

O setor tem como veterinário responsável o Dr. Ulisses Stelmann, que acredita em rápidos progressos na saúde dos animais; hoje, a Fazenda Modelo conta com 8 equinos, alguns em processo de adoção, outros abrigados em caráter provisório, em numero sempre oscilante.

 

Hoje a SEPDA editou nova resolução regulamentando as adoções, prevendo-se sanções quanto ao seu descumprimento. Enfim, o secretário agradeceu o apoio e sugestão, pois vem recebendo de ativista, e de instituições da sociedade civil, como a G.A.R.R.A (Grupo de Ação, Resgate e Reabilitação Animal).

 

Link da resolução páginas 59: http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?edi_id=3199&page=1&download=ok

ANIMAIS RESGATADOS EM OBRAS DAS OLIMPÍADAS SÃO ADOTADOS EM AÇÃO DA RIO 2016 E SEPDA.

 

Neste domingo, (14/08) mais uma ação conjunta, da SEPDAcom o Comitê Organizador da Rio 2016e a World Animal Protection-WWP, estiveram no bairro do Grajaú, na Praça Edmundo Rego, no evento comum, "Maratona de Adoção". O objetivo foi oferecer a comunidade, a possibilidade de adoção destes animais resgatados em obras das Olimpíadas, que tiveram uma total atenção de veterinários, e cuidados especiais no tratamento de feridas e complementando com as devidas vacinas. 

 

         As crianças e o entusiasmo com a adoção....

 

A veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, gerente de programas veterinários da WWF, presente no evento, destacou a importância da união destas instituições no resgate e da proteção animal. "A união das instituições é preponderante, já que o nosso objetivo é também conscientizar a sociedade na proteção dos animais," disse.

 

Já o gerente de gestão animal da Rio 2016, Guilherme Andreoli, estava muito entusiasmado com a ação deste fim de semana, e destacou, "É muito importante a posse responsável dos animais, pois eles precisam de cuidados. O balanço desta ação foi bem positiva, tivemos 3 animais adultos e 8 filhotes adotados", disse ele.

 

O novo secretário da SEPDA, Vinicius Cordeiro, complementou sobre a importância de não apenas, "...resgatar, mas trazer uma cultura de cuidados e zelo pelos animais, que são negligenciados em sua maioria por grande parte das pessoas", disse. O secretário também agradeceu o apoio institucional da R.A. Região Administrativa e seu administrador, "Guerreiro" Marcelo Fonseca de Paula e do subprefeito da Grande Tijuca, Marcio Ribeiro. Na ocasião, também foram feitos agendamentos de esterilizações e distribuição de material informativo sobre as ações do órgão. O jornal EL PAÍS versão brasileira, registrou o evento, como parte da cooperação da SEPDA com o Comitê Rio 2016.

 

 

              No evento deste fim de semana contou com 41 agendamentos para esterilizações

 

 

O novo secretário Vinicius Cordeiro, o subsecretário Mauro Blanco, Rosangela Gebara da WWP e  Guilherme  Andreoli do Comitê Rio 2016

O Globo: http://oglobo.globo.com/rio/casas-sao-instaladas-em-areas-com-grande-concentracao-de-gatos-19914377#ixzz4HEr3ZyaL

 

ÚLTIMOS EVENTOS

 

 

O novo secretario VINICIUS CORDEIRO ao centro (jaqueta escura) com

protetoras e representantes de ongs de proteção animal, no CASS.

 

SEPDA RETOMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS COMUNITÁRIOS

 

Rio – A Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais retomou o Programa de Proteção aos animais comunitários. O novo secretário Vinicius Cordeiro, juntamente com os "Protetores de Animais", recuperou os Abrigos (casinhas) na sede do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. Ele destacou a importância da proteção aos animais comunitários, "..eles são protegidos por Lei Municipal, e nossa gestão ressaltará os princípios basilares desta lei, destacou o secretário." A ação contou com representantes de entidades de Proteção Animal e voluntários da causa.
A próxima ação da SEPDA será no Campo de Santana, onde uma comunidade de 150 animais são cuidados e alimentados por voluntários e grupos de proteção animal.
 

SEPDA NO CLIMA OLÍMPICO

 
E no clima Olímpico da cidade, a SEPDA continua promovendo eventos por toda a Cidade, denominados "Maratonas de Adoção". Desta vez, aproveitando o importante mote das Olimpíadas, agregaremos nesses eventos, além da SEPDA, a Empresa Olímpica Municipal, o Comitê RIO 2016 e, também, uma ONG internacional chamada World Animal Protection. Também participam efetivamente, voluntários de grupos ligados à proteção animal.
 
 

EVENTO

 

 

No local, teremos tendas que serão montadas, visando abrigar do sol os animais aptos à adoção, todos oriundos do Centro de Proteção Animal/Fazenda Modelo, bem como as pessoas que cuidarão deles. Os animais permanecerão em cercados e/ou gaiolas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura entrega 17 carros elétricos em Paquetá e dá fim à tração animal.


11/04/2016 15:31:00


Após muito planejamento do secretário, inúmeras reuniões internas e interlocuções com protetores e carroceiros desde 2015, finalmente os cavalos da Ilha de Paquetá, que puxaram carroças por anos a fio, foram aposentados no dia 19/05/2016. Essa é uma data histórica não só para a nossa Cidade Maravilhosa, mas para todo o Brasil. Nesse dia, 31 (trinta e um) animais que atuavam na árdua tarefa de levar nas costas, literalmente, as pessoas que visitavam aquela ilha, tiveram a feliz oportunidade de se "aposentar". A organização para o transporte dos cavalos de lá para o continente foi intensa e contou com o fundamental apoio Centro Controle de Zoonoses, e com parcerias de peso, como a 5ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Polícia Rodoviária da PMERJ.

 

 

 

Todos os cavalos foram deslocados, em viaturas dos órgãos supracitados, para o Centro de Proteção Animal/Fazenda Modelo, desta SEPDA, localizado no bairro de Guaratiba. Lá chegando, receberam os cuidados necessários dos médicos veterinários e foram microchipados. Dia seguinte, 12 (doze) deles já estavam sendo encaminhados para a fazenda CRER SENDO, administrado por protetoras, situado na cidade de Teresópolis. O próprio Secretário da SEPDA acompanhou pessoalmente o caminhão de transporte. No dia 21 (vinte e um), mais 08 (oito) animais seguiram para o mesmo destino.

 

 

 

 

No domingo 22 (vinte e dois), os carroceiros receberam em festa a doação de 17 (dezessete) carros elétricos, ecologicamente corretos, para que pudessem continuar a trabalhar e a prover o digno sustento de suas famílias, devidamente uniformizados e com um equipamento não poluente nas mãos, mostrando ao país inteiro que é possível avançar com diálogo e boa vontade em prol da causa animal. Nessa batalha, todos vencemos.

 

 

É importante destacar o importante apoio que a SEPDA obteve do Prefeito Eduardo Paes e da Secretaria Executiva de Coordenação de Governo e da Secretaria Municipal da Casa Civil, instâncias da municipalidade que sempre se mostraram sensíveis para o problema.

 

 

     


Serviços Serviços