Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia - SECT
Meu primeiro emprego em TI: ForsoftRio forma 59 jovens carentes

Em 7 anos, projeto já beneficiou 538 alunos. Formatura no Palácio da Cidade


05/12/2016 20:30:00


Adquirir uma profissão na área de tecnologia da informação e, ao mesmo tempo, conquistar o seu primeiro emprego na área específica. É o que a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), vai proporcionar aos 59 formandos da sétima turma do curso gratuito de Introdução à Tecnologia da Informação com Inglês Técnico (Forsoft-Rio). A formatura será nesta terça-feira (06/dez), às 18h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contará com as presenças do prefeito Eduardo Paes e do secretário de C & T, Franklin Coelho.
 
Em 7 anos, o curso capacitou, gratuitamente, 538 jovens de 18 a 24 anos que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Ao final do curso, após se especializarem nas modalidades de Introdução à Programação nas linguagens Java e DotNet e à Infraestrutura de Redes, seguindo a metodologia Cisco, ambos com Inglês Técnico voltado para o mercado de TI, a maioria dos formandos conquistou seu primeiro emprego no setor com salários compatíveis com o nível iniciante de mercado. A média de empregabilidade dos alunos é superior a 60% nos três primeiros meses após a formatura.
 
O projeto é uma iniciativa da SECT e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Rio de Janeiro (Assespro-RJ) e tem como parceiras empresas que participam como "madrinhas" dos alunos, visando promover, desde o início, uma integração entre o futuro empregado e sua empregadora. O Forsoft-Rio trabalha em cima da demanda dessas empresas, gerando mão de obra qualificada para um mercado em expansão, carente de profissionais. 
 
Durante seis meses, os estudantes tiveram quatro horas diárias de aulas nos cinco dias úteis da semana e fizeram visitas guiadas à empresas do ramo, além de trabalhos e estudos à distância. O curso tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Infnet Instituto. Nesta 7ª edição, 15 empresas se candidataram à madrinhas dos alunos: AMT, CSP, Delphos, Doinet, Gigacom, Go2web, Informal, Lab 245, Mestra, Persist, RGB, SECT, Tavtev, Tema e TopDown.
 
Além do prefeito e do secretário de C & T, também participarão do evento desta terça-feira, o presidente da Assespro-RJ, Márcio Lacs, e vários representantes das empresas madrinhas, entre outras autoridades e familiares dos formandos.
 
SERVIÇO: 
Evento:          Formatura das 7ª turma do Curso de Introdução à Tecnologia da                        Informação com Inglês Técnico (ForsofRio)
Data:              06 / dezembro / 2016 (terça-feira).
Hora:              18h.
Local:             Palácio da Cidade ( Rua São Clemente, nº 360 – Botafogo).
 



Serviços Serviços