Parque Olímpico


O Parque Olímpico da Barra fica em terreno de 1,18 milhão de metros quadrados onde foram disputadas 16 modalidades olímpicas (basquetebol, judô, taekwondo, luta-livre, luta greco-romana, handebol, tênis, ciclismo (pista), polo aquático, natação, nado sincronizado, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim, esgrima e saltos ornamentais) e 10 paralímpicas (futebol de 5, golbol, judô, ciclismo, natação, bocha, voleibol sentado, tênis em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas). Legado para a cidade, instalações provisórias viram escolas e espaços de lazer e atividades físicas para os cariocas. A Arena do Futuro, por exemplo, será transformada em quatro escolas municipais. O Rio de Janeiro ganha Centro Olímpico de Treinamento (COT), com Centro de Tênis, Velódromo e Parque Aquático Maria Lenk, voltado a atletas de alto rendimento.

Foto: Rio Mais/Angular Fotos

 

Parque Olímpico visto de cima

 

A Parceria Público-Privada do Parque Olímpico da Prefeitura do Rio de Janeiro estabeleceu concessão administrativa para a prestação de serviços e execução de obras necessárias à implementação e manutenção do Parque Olímpico do município para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O contrato determinou construção e manutenção dos equipamentos olímpicos (pavilhões de basquete com 16 mil assentos, de judô com 10 mil lugares e de lutas com capacidade para mais 10 mil pessoas), implantação da infraestrutura da área da Vila Autódromo e da Vila Olímpica e Paralímpica, assim como a prestação dos serviços de manutenção e operação na área. O investimento foi de R$ 1,6 bilhão.

 

Ao todo, são 10,7 Km de redes de drenagem (extensão equivalente a aproximadamente três vezes e meia a praia de Ipanema); 6,8 Km em redes de esgoto; 11,2 Km de redes de água potável; 9,23 Km de redes de incêndio e vasos comunicantes; 25,7 Km de rede de iluminação pública; 13,77 Km de rede de média tensão e 27,5 Km de redes de telecomunicações.

 

Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico foi o principal palco das Olimpíadas de 2016. Estima-se público de 120 mil pessoas por dia no parque durante os jogos.

 

Grandes Números

  • 1,18 milhão de m² de área
  • 36 mil lugares nos três pavilhões esportivos
  • 16 modalidades olímpicas
  • 10 modalidades paraolímpicas

 

Vídeos