Programas e projetos Seconserva

23/08/2018 09:00:00


Ação de Conservação - O trabalho consiste em ações conjuntas da Coordenadoria de Conservação e Serviços Públicos, Comlurb e Rioluz em vias de todas as regiões da cidade. São realizados serviços como recuperação da pavimentação asfáltica, limpeza do sistema de drenagem, de ralos e sarjeta, poda de árvores e instalação de papeleiras e manutenção do circuito de iluminação.

 

Antipichação - A Seconserva, por meio da Comlurb e Subsecretaria de relacionamento com cidadão, mapeia os locais emblemáticos e públicos da cidade com uma maior concentração de pichações. Nesta ação, são utilizados produtos antipichação sendo eles o removedor de pichação e aplicação de tinta antipichação com duração de 5 anos.

 

A Praça é Sua - O programa "A Praça é sua" consiste no trabalho conjunto da Coordenadoria Geral de Conservação, Comlurb e Rioluz. O trabalho de revitalização inclui serviços como limpeza, roçada e capina nas áreas das praças, manutenção da iluminação pública e reparos na pavimentação asfáltica e limpeza do sistema de drenagem da área.

 

Calceteiro – O programa é um dos responsáveis pela fixação e recuperação de pedras portuguesas em áreas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Os profissionais da Prefeitura já participaram de dois cursos ministrados por especialistas da Escola de Calceteiros de Lisboa (Portugal). Com propriedade no tema, esses profissionais são os responsáveis por cuidar dos calçadões da orla da cidade e do calçamento em pedras portuguesas das principais avenidas do Centro Histórico do Rio.  Em breve, o projeto deve ser expandido para outras áreas da cidade.

 

Manutenção Integrada de Drenagem - O programa tem o objetivo de melhorar as condições de drenagem na cidade, principalmente no período de chuvas. A operação conta com limpeza e desobstrução mecânica e manual do sistema de drenagem (galerias de águas pluviais, caixas e ramais de ralo, poços de visita e canaletas de drenagem).

 

Monumentos – A cidade do Rio de Janeiro conta com aproximadamente 1.000 monumentos e chafarizes. É responsabilidade da Gerência de Monumentos e Chafarizes, que também faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, cuidar da conservação, limpeza e recuperação de todos os monumentos existentes na cidade. Equipes especializadas cuidam diariamente dos nossos bustos, estátuas e tantas outras belas obras espalhadas pelo Rio.
 

Zeladores do Rio - O programa é realizado por uma equipe que vistoria os bairros para identificar irregularidades nos logradouros. Entre as principais ocorrências estão calçadas, passeio em pedras portuguesas e ajardinados danificados, fradinhos e grampo irregulares, além de tampões com defeito.




Serviços Serviços