PERFIL DA EMPRESA

20/09/2011 14:56:00


A Rioluz é a empresa pública do município do Rio de Janeiro responsável pela implantação e manutenção do sistema de iluminação pública da cidade.

Analisa, aprova e fiscaliza os projetos de energia elétrica, inclusive planos de expansão públicos ou privados realizados no município. Elabora projetos de iluminação pública e de monumentos. Fiscaliza empresas instaladoras e conservadoras de elevadores, ar condicionado, ventilação mecânica e de tratamento de ar.


Tem em seus quadros 760 servidores, sendo que aproximadamente 550 encontram-se otados na parte operacional. A idade média dos servidores é alta, encontrando-se na faixa dos 50 anos. Por força de lei detém o monopólio dos serviços de iluminação pública no município, constituindo o segundo maior parque de iluminação do Brasil, com cerca de 414.916 pontos de luz instalados.


A Rioluz é caracterizada por uma organização hierárquico-burocrática, modelo existente desde da época de sua antecessora, C.M.E., na década de 1970. Atua de forma verticalizada, com seus organogramas específicos, implementando todo o ciclo da gestão de iluminação pública.


Existem cinco diretorias que atendem a presidência da empresa. A Diretoria de Administração e Finanças, a Diretoria de Tecnologia e Projetos, a Diretoria de assuntos Estratégicos e a Diretoria de Manutenção e Implantação Norte e a Sul. Estas últimas possuem no total sete gerências regionais, unidades responsáveis diretamente pela manutenção e implantação da iluminação pública, distribuídas geograficamente no município do Rio de Janeiro, facilitando a operação do sistema.
 




Serviços Serviços