Evento comemora os 28 anos do replantio do mangue no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas

24/10/2017 12:20:00


 


Acompanhado do biólogo Mario Moscatelli, Jorge Felippe Neto plantou novas mudas e vistoriou o espelho d'água


O secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto, participou hoje (21/10) do evento que comemorou os 28 anos do replantio da vegetação de mangue no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. A iniciativa da Subsecretaria de Meio Ambiente contou ainda com a presença do biólogo Mario Moscatelli, responsável pela implantação do projeto "Manguezal da Lagoa", exemplo prático de que é possível a recuperação de ecossistemas urbanos degradados, bastando para isso técnica, apoio e persistência.


Primeiro secretário em quase três décadas a visitar o projeto, Neto aproveitou a ocasião para vistoriar todo corpo hídrico e destacou a importância desta iniciativa. "Cada muda plantada reduz em muito o risco de mortandade de peixes na Lagoa. A captação de oxigênio do manguezal é cinco vezes maior do que em uma floresta tropical, por exemplo. Este trabalho é fundamental e a presença de robalos e frangos d'Água aqui é a prova de que o projeto recuperou este ecossistema", diz o secretário.

O cenário era bem diferente em 1989. À medida que os plantios foram sendo executados eram também denunciados lançamentos irregulares de esgoto. Em todo entorno dos 7,5 km da Lagoa estão plantados mangue branco, vermelho e negro. Espécies que eram nativas na localidade. "O que a gente fez foi reconstruir uma das características ambientais. Aqui era um depósito de lixo e peixe morto. A Lagoa é um exemplo de como em pouco tempo para a natureza transformamos um cemitério em vida", afirma Moscatelli.


Na ocasião, também foi realizado o plantio de novas mudas, que contou também com a participação do Subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho, e frequentadores do local. O evento tem ainda uma exposição comemorativa, que seguirá pelos parques municipais administrados pela Seconserma em calendário a ser divulgado.




Serviços Serviços