Coordenadoria Geral de Cemitérios e Serviços (Seconserma/CGCS)
 
A Coordenadoria Geral de Cemitérios e Serviços (Seconserma/CGCS) é o órgão responsável pela fiscalização dos 21 cemitérios públicos e particulares existentes no município do Rio de Janeiro, além de agências funerárias, capelas, crematório e embalsamamento na cidade, fazendo cumprir as normas legais e regulamentares.
 
Cabe também à Seconserma/CGCS a missão de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades relacionadas com serviços prestados pelos cemitérios públicos e particulares assim como os serviços oferecidos à população pelas empresas funerárias da cidade.
 
No município, 13 cemitérios são públicos e a administração é de responsabilidade das concessionárias Rio Pax (6) e Reviver (7). Além da prestação dos serviços funerários, as concessionárias devem cuidar da construção, instalação, manutenção e conservação de todos os bens móveis e imóveis das unidades. 
 
As sugestões e críticas devem ser formalizadas pela população por meio da Central de Atendimento 1746.
 
Apenas nas situações onde não foi possível fazer a reserva de vaga dentro do prazo de 24 horas depois da liberação do corpo pelas unidades hospitalares ou pelo Instituto Médico Legal (IML), a população pode contatar a Ouvidoria da Seconserma no telefone 2976-6773 ou pelo e-mail ouvidoriaseconserma@gmail.com .

Serviços Serviços