Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá
Inaugurada a primeira Clínica da Família em Jacarepaguá

Unidade contará com Academia e Centro de Convivência do Idoso


13/01/2012 15:49:00


A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira, dia 11, a Clínica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá. O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, e o subprefeito Tiago Mohamed participaram da inauguração e visitaram todas as instalações da nova unidade, que irá beneficiar 17.500 pessoas daquela região com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.

O espaço conta com uma Academia Carioca e com um Centro de Convivência do Idoso. Segundo o prefeito, o Programa da Saúde da Família, de atenção básica à saúde, é uma das prioridades da prefeitura:

- Na área da Saúde, essa é a coisa mais importante que estamos fazendo na cidade. Em 2009, tínhamos 100 mil pessoas sendo atendidas pelo Programa de Saúde da Família no Rio e, hoje, esse número chega a 1,8 milhão de assistidos. Nossa meta é alcançar 2 milhões de pessoas até o fim deste ano. A clínica da família é um trabalho revolucionário na cidade, é o início do processo para melhorar a saúde dos cariocas.

O subprefeito Tiago Mohamed lembra que era reivindicação antiga dos moradores da Gardênia Azul um posto de saúde no bairro, porque o posto do Anil não atendia as famílias daquela área.

A unidade conta com 11 consultórios médicos, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica com três leitos, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, além de auditório, farmácia e almoxarifado. Por mês, serão realizadas cerca de 2.400 consultas médicas, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. Dentre os serviços oferecidos estão exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.

- Essa é uma área que tem pouca oferta de saúde, mas estamos mudando esse quadro. Aqui, cada pessoa terá uma equipe de saúde para cuidar dela, acompanhar e tratar as doenças; as mulheres grávidas serão incluídas no programa da prefeitura chamado Cegonha Carioca para fazerem o pré-natal e ganhar o enxoval do bebê; o espaço também conta com um centro de convivência da terceira idade e com o Programa Academia Carioca, para que todos os cariocas vivam bem e melhor. Esse é o maior processo de inclusão em saúde na história do país – ressaltou o secretário Hans Dohmann.

Além dos cuidados com a saúde dos cariocas, a prefeitura se preocupa com o meio ambiente. Dessa forma, a nova clínica segue preceitos ecológicos, amenizando os impactos através da utilização de um sistema que permite que a água de chuva seja reutilizada, impedindo o desperdício. Além disso, um jardim central com um sistema de ventilação adequado mantém o local arejado e possibilita a utilização de menos aparelhos de ar-condicionado.

A cabeleireira Kátia Ribeiro Magalhães, de 37 anos, elogiou e agradeceu a construção da nova unidade de saúde:

- Todos os moradores daqui estão muito felizes. Antes, quando ficávamos doentes tínhamos que ir até o posto de saúde do Anil, que não dava conta de tanta gente. Agora, com essa clínica acho que vai melhorar pra todo mundo, além de ser bem pertinho de casa – contou.

Com a inauguração, a Área de Planejamento 4.0, que compreende os bairros da Barra da Tijuca, Vargem Grande, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Joá, Joatinga, Camorim, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes e Grumari, passa a ter 12% de cobertura e 30 equipes de Estratégia de Saúde da Família à disposição dos moradores.

A unidade, a 53ª da cidade, fica na Praça Ludovia, s/nº, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 4 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.

Sobre Pe. José de Azevedo Tiúba: Nasceu no Pará em 30/09/1925. Sua ordenação foi em 17/03/1956. Padre Tiúba, como era conhecido, era da congregação dos barnabitas, celebrava as missas na Paróquia da Gardênia Azul e atuava junto à comunidade católica do bairro. Faleceu em 20/07/2006.

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços