O que é o PCH:

O Projeto do Prontuário Carioca atende a demanda de modernização da Assistência à Saúde, a partir de instrumentos de Tecnologia da Informação. Tendo em vista que prontuários eletrônicos vêm sendo cada vez mais utilizados em todo o mundo moderno e a maioria das decisões médicas são tomadas a partir dos prontuários dos pacientes, o Prontuário Carioca ajuda a cuidar das pessoas e facilita a relação: profissional de saúde/paciente. Permite que estes tenham acesso a todos os dados, sejam da rede hospitalar ou básica.

O Projeto do Prontuário Carioca, inicialmente, está sendo instalado nas quatro maiores unidades hospitalares municipais: Hospitais Municipais Salgado Filho, Lourenço Jorge, Miguel Couto, Souza Aguiar e Maternidade Leila Diniz, que representam mais de setenta por cento dos atendimentos. O objetivo é instalar um prontuário eletrônico, livre e gratuito, nos vinte hospitais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

 

O HOSPUB é o primeiro sistema a interoperar com o Prontuário Carioca. Trata-se de um sistema gratuito, sem ônus para o erário municipal. É um sistema completo e tem integrados os módulos de Emergência, Internação, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Serviço de Arquivos Médico (SAME), Faturamento de SIA e AIH, Almoxarifado/Farmácia e Dispensação (integrados), Perinatal, SADT e Informações para a recepção.

Uma das maiores facilidades do Prontuário Carioca é o controle automático dos medicamentos utilizados pelos médicos nas prescrições eletrônicas. Funcionalidade quase inexistente nos prontuários eletrônicos atuais. Com a prescrição eletrônica, as unidades podem resolver o problema da falta de recursos humanos para controle de estoques e dispensação, pois estes processos são totalmente automatizados.

 

O Prontuário Carioca também permite que os gestores municipais tenham informações para desenvolverem políticas de saúde a partir das características de saúde da população municipal e adjacências. O gestor tem informações mais ágeis para análises da saúde assistencial. A disponibilização do Gerador Dinâmico de Relatórios permitirá que os utilizadores do sistema tenham em tempo reduzido as informações através de relatórios e gráficos, que também podem ser exportadas para estudos em outros sistemas de informação.

Uma das mais modernas facilidades do Prontuário Carioca é a geração de vários tipos de modelos de protocolos e evoluções multidisciplinares. O Prontuário Carioca permite que a Secretaria Municipal de Saúde crie seus padrões, conforme suas necessidades, possibilitando uma evolução permanente.