Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro - RIOZOO
Missão do zoo


Visão

A visão da Fundação RIOZOO é ser reconhecida mundialmente com centro de referência no desenvolvimento de pesquisas na área da fauna selvagem, bem como nas áreas de educação e conservação ambiental, além de entidade que busca o bem estar animal e a responsabilidade social e ambiental, preservando sempre a bioética no trabalho com os animais.

Missão

A missão da Fundação RIOZOO é praticar a conservação ambiental, através dos trabalhos de manejo e reprodução em cativeiro, colaborando com a manutenção de um banco genético de espécies ameaçadas de extinção, bem como desenvolver programas de educação ambiental, difundido conceitos sobre a biologia dos animais e conscientizando a população acerca da importância da preservação ambiental, além de representar centro de desenvolvimento científico e importante espaço de lazer e entretenimento para a sociedade.

 Objetivo Geral

O objetivo geral da Fundação RIOZOO é praticar a conservação e educação ambiental, o desenvolvimento científico nas áreas afins e oferecer serviços de infraestrutura e suporte para os visitantes.

Objetivos específicos:

Na conservação ambiental:


- colaborar com os planos de manejo, grupos internacionais de pesquisadores destinados a desenvolver ações para auxiliar na preservação das espécies ameaçadas, através do manejo e reprodução destas espécies em cativeiro, proporcionando a formação de um banco genético que evite sua extinção.


- subsidiar as ações dos planos de manejo com informações das espécies em extinção mantidas sob sua guarda.


- realizar intercâmbios com outros zoológicos e instituições afins, aumentando a distribuição geográfica dos animais ameaçados e reduzindo o risco sanitário sobre as populações envolvidas.

No desenvolvimento científico:


- desenvolver pesquisas com os animais em cativeiro, sendo centro de referência na área de animais selvagens, bem como disponibilizar acesso a pesquisadores para, obedecendo a legislação vigente e os preceitos da bioética e bem estar animal, utilizar o material genético para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Na educação ambiental:


- desenvolver programas de visitas monitoradas, despertando em segmentos específicos como alunos escolares universitários, portadores de necessidades especiais, entre outros, bem como na população geral, a curiosidade acerca dos hábitos dos animais e de sua biologia, estimulando o aprendizado e a formação de uma consciência ecológica.


- atender as escolas da rede pública, colaborando com as atividades pedagógicas de ensinos, e com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.


- informar, através de sinalização de cunho educativo espalhadas pelo parque, sobre os aspectos da coleção de animais, bem como sobre curiosidades a seu respeito e mensagens alinhadas com seus objetivos gerais.

 

Na prestação de serviços de infraestrutura ao visitante:


- garantir a segurança dos visitantes através do monitoramento da área e da repressão de atitudes isoladas que possam comprometer o bem estar coletivo.


- oferecer opções de fornecimento de alimentação para as famílias, bem como locais apropriados para este fim.
- disponibilizar espaços e meios para higiene pessoal e asseio dos visitantes.


- oferecer informações básicas para orientação aos visitantes das opções de percursos a serem realizados.


- manter sempre equipe para atendimento ao público, na satisfação de seus anseios e na manutenção da ordem, bem como para resolução de contingências.
 




Serviços Serviços