Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro - RIOZOO
Conheça a Rio Zoo

28/07/2009 14:00:00


Visão

 

A visão da Fundação RIOZOO é ser reconhecida mundialmente com centro de referência no desenvolvimento de pesquisas na área da fauna selvagem, bem como nas áreas de educação e conservação ambiental, além de entidade que busca o bem estar animal e a responsabilidade social e ambiental, preservando sempre a bioética no trabalho com os animais.

 

Missão

 

A missão da Fundação RIOZOO é praticar a conservação ambiental, através dos trabalhos de manejo e reprodução em cativeiro, colaborando com a manutenção de um banco genético de espécies ameaçadas de extinção, bem como desenvolver programas de educação ambiental, difundido conceitos sobre a biologia dos animais e conscientizando a população acerca da importância da preservação ambiental, além de representar centro de desenvolvimento científico e importante espaço de lazer e entretenimento para a sociedade.

 

Objetivo Geral

 

O objetivo geral da Fundação RIOZOO é praticar a conservação e educação ambiental, o desenvolvimento científico nas áreas afins e oferecer serviços de infraestrutura e suporte para os visitantes.

 

Objetivos específicos:

 

Os objetivos da Fundação RIOZOO são:


Na conservação ambiental:


- colaborar com os planos de manejo, grupos internacionais de pesquisadores destinados a desenvolver ações para auxiliar na preservação das espécies ameaçadas, através do manejo e reprodução destas espécies em cativeiro, proporcionando a formação de um banco genético que evite sua extinção.


- subsidiar as ações dos planos de manejo com informações das espécies em extinção mantidas sob sua guarda.


- realizar intercâmbios com outros zoológicos e instituições afins, aumentando a distribuição geográfica dos animais ameaçados e reduzindo o risco sanitário sobre as populações envolvidas.

 

 


No desenvolvimento científico:


- desenvolver pesquisas com os animais em cativeiro, sendo centro de referência na área de
animais selvagens, bem como disponibilizar acesso a pesquisadores para, obedecendo a legislação vigente e os preceitos da bioética e bem estar animal, utilizar o material genético para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Na educação ambiental:


- desenvolver programas de visitas monitoradas, despertando em segmentos específicos como alunos escolares universitários, portadores de necessidades especiais, entre outros, bem como na população geral, a curiosidade acerca dos hábitos dos animais e de sua biologia, estimulando o aprendizado e a formação de uma consciência ecológica.


- atender as escolas da rede pública, colaborando com as atividades pedagógicas de ensinos, e com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.


- informar, através de sinalização de cunho educativo espalhadas pelo parque, sobre os aspectos da coleção de animais, bem como sobre curiosidades a seu respeito e mensagens alinhadas com seus objetivos gerais.

 

Na prestação de serviços de infraestrutura ao visitante:


- garantir a segurança dos visitantes através do monitoramento da área e da repressão de atitudes isoladas que possam comprometer o bem estar coletivo.


- oferecer opções de fornecimento de alimentação para as famílias, bem como locais apropriados para este fim.
- disponibilizar espaços e meios para higiene pessoal e asseio dos visitantes.


- oferecer informações básicas para orientação aos visitantes das opções de percursos a serem realizados.


- manter sempre equipe para atendimento ao público, na satisfação de seus anseios e na manutenção da ordem, bem como para resolução de contingências.
 

 

Histórico

 

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil e completou 60 anos no dia 18 de março de 2005. Atravessar o Parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial portuguesa, e entrar hoje, por seu portão de arcos e colunas é transportar-se para o tempo de um outro país. Percorrer suas alamedas margeadas de palmeiras imperiais é como entrar nas páginas de um livro vivo de imagens e histórias de imperadores, princesas, escravos e todo tipo de gente comum que abriu os caminhos para construir, através dos anos, aquilo que somos.

 


O Zôo carioca oferece uma mistura única de história e fauna exuberantes. Expor animais e tentar trazer para dentro da cidade um pouco da vida selvagem começou em nosso país, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1888, quando o Barão de Drumond fundou no Bairro de Vila Isabel, o primeiro zoológico brasileiro. Uma área com riachos, lagos artificiais e uma extensa coleção de animais.


O passar dos anos, entretanto, trouxe dificuldades financeiras. Manter os animais tornou-se muito difícil. Para solucionar o problema, o Barão criou o "jogo do bicho", atraindo a atenção de visitantes, moradores do bairro e, mais tarde, de toda a cidade, que faziam suas apostas pela manhã e retiravam o resultado à tarde.
A idéia do Barão de Drumond acabou por transformar-se em uma marca no cotidiano da cidade, mas não foi suficiente para salvar o antigo zôo, que terminou fechando suas portas na década de 40.


Em 18 de março de 1945, a cidade do Rio de Janeiro ganhou um novo zoológico, inaugurado no Parque da Quinta da Boa Vista, no histórico bairro de São Cristóvão. O zoológico carioca destaca-se na memória histórica do país. Uma das imagens mais marcantes é o imponente portão construído em sua entrada, que pode ser visto na paisagem de algumas telas pintadas durante o período imperial.
O portão foi oferecido como presente de casamento a D. Pedro I e à futura imperatriz Leopoldina, por um nobre inglês.


Vivendo períodos de glórias e dificuldades, o Jardim Zoológico chegou aos nossos dias e, em 1985, foi transformado em Fundação RIOZOO. A mudança proporcionou agilidade administrativa e abriu espaço para um processo de modernização, que transformou a RIOZOO em uma respeitada instituição de pesquisa e educação ambiental, reconhecida no Brasil e no exterior.
 

 

 

Localização e contato

 

O Zoológico fica no Parque da Quinta da Boa Vista s/nº, São Cristóvão.

CEP : 20 940040

 

Administração : 3878 4200 / 4207 

Assessoria de Comunicação / Imprensa : 3878 4219 

Educação Ambiental : 3878 4254

Diretoria Técnica : 3878 4232

 

email : asscomriozoo@gmail.com

 

Central de Atendimento Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro : 1746

 

Funcionamento

 

De 3ª a domingo, das 9h às 16h30.

 

Durante o período das férias escolares, o Zoológico funciona às 2ª feiras


Ingresso: R$ 6,00 (Seis reais)

 

Meia Entrada : R$ 3,00 (Três reais)

 

 - Estudante (A comprovação será feita mediante apresentação de identificação estudantil expedida pelo estabelecimento de ensino, associação estudantil e/ou agremiação estudanti al que pertençam).

 
 - Idosos a partir de 60 anos e estudantes.

 

Gratuidades :

 

 - Crianças de até 1 metro de altura

 - Pessoa com deficiência (com direito a um acompanhante)

 - Agendamento para escolas da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro: De terça a sexta de16:30 h.  Deverão encaminhar ofício em papel timbrado através do tel/fax : 3878 4254 e 2567 9732 , diecionado a Presidência do Jardim Zoológioco contendo as seguintes informações: Data e horário da visita, número de alunos, faixa etária, número de professores com respectivas matrículas, assinatura e carimbo da Direção. Posteriormente, a instituição de ensino deverá entrar em contato para confirmação da visita.




Serviços Serviços