Empresa Municipal de Urbanização - RIO-URBE
Bairro Carioca

07/10/2013 12:59:00


Empreendimento com 125 mil metros quadrados tem o tamanho equivalente a 20 campos de futebol e servirá de modelo para construção de outros conjuntos habitacionais no Rio. O programa traz inovações em urbanismo e o modelo adotado em Triagem vai nortear outras construções na cidade. O projeto urbanístico da RioUrbe foi concebido para abrigar famílias que tiveram suas casas destruídas pelas águas das chuvas ou que moram em áreas de risco. Considerada a maior intervenção habitacional das últimas décadas, o conjunto habitacional possui, atualmente, 17 blocos, onde moram 980 famílias.


Erguido em um terreno que pertencia à Light e era utilizado para depósito, o Bairro Carioca dispõe de outros equipamentos para promoção da cidadania. No local já está funcionando o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que atende 100 crianças na creche, uma Clínica da Família, que presta 900 atendimentos por mês e a Escola Municipal Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, com 540 estudantes matriculados entre a pré-escola e 5o ano.


Ainda estão previstos a construção de ginásio poliesportivo, uma Praça do Conhecimento e um centro comercial no local. Os equipamentos também poderão ser utilizados por moradores do entorno. Quando as obras estiverem concluídas, no fim de 2013, o Bairro Carioca terá 112 prédios, com 2.240 unidades, beneficiando cerca de 10 mil pessoas. Todas as unidades têm 45m2 , dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os apartamentos do primeiro andar são adaptados para atender a moradores com necessidades especiais e idosos. Seguindo o conceito de bairro, o novo endereço tem vias públicas integradas à estação do metrô de Triagem, a dois ramais de trem da Central e a 14 linhas de ônibus. A infraestrutura do conjunto habitacional conta com rede de água e esgotos, rampas de acesso a cadeirantes, pavimentação, estacionamento com vagas para deficientes e mais de 450 árvores plantadas ao longo do terreno.




Serviços Serviços