Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro - RIOTUR
Os novos postos de informação do Rio

13/01/2017 17:12:00  » Autor: Fotos: Alexandre Macieira


 

A Riotur criou um novo modelo de posto de informação para ser implantado no Rio, substituindo os tradicionais que funcionam na cidade. Hoje (30/08), dois postos foram inaugurados: um na Urca, em frente ao bondinho do Pão de Açúcar, com a presença do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, com horário de funcionamento diário, das 8h às 18h. E outro em Copacabana, em frente à Rua Hilário de Gouveia, funcionando das 8h às 19h, também todos os dias; o espaço não sofrerá as alterações previstas no layout porque precisa seguir os padrões dos demais quiosques da orla. 

 

- Esse é um ponto tradicional e emblemático da cidade. Queremos que o turista não seja atendido, mas, sim, tenha aqui um espaço de acolhida - afirmou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

 

Os antigos quiosques de atendimento da Riotur serão remodelados e transformados em um espaço funcional que abrigará mais de que informação de folheteria, abrigará interatividade. Serão 10 postos a serem inaugurados até o fim de novembro, seguindo o mesmo padrão, visando sempre o bem estar do turista que visita a cidade do Rio de Janeiro e também deixá-lo bem informado acerca de todas as atrações que o Rio tem a oferecer. A ideia é que, através da instalação dos novos postos, um novo conceito de turismo seja adotado, uma tendência mundial que vai equiparar o Rio a outras cidades turísticas do mundo: o Turismo Inteligente.

 

- Aqui, eles (os turistas) vão ter informações, vão poder comprar ingressos para shows, vão ter pessoas que falam a língua deles. É mais um contato que nós teremos com nossos visitantes. Eles são a maior propaganda que nós podemos ter lá fora, e eu espero que se sintam à vontade na nossa cidade - disse Marcelo Crivella, lembrando que, além da estação do bondinho do Pão de Açúcar, o Morro da Urca marca o término da Transcarioca, a maior trilha urbana da América Latina.

 

Todos os postos terão computadores com acesso à internet e duas recepcionistas bilíngues por turno. O objetivo da Riotur é promover uma experiência nova na busca por informação turística, com conforto e eficiência. Além do próprio atendimento dos recepcionistas, o espaço em formato de lounge, também vai oferecer mapas e guias atendendo os "objetivos básicos" dos visitantes. O custo de manutenção anual previsto pela Riotur para os postos é de R$ 150 a R$ 200 mil por unidade.

 

Além dessas duas unidades inauguradas, serão instalados postos no Boulevard Olímpico, no Leblon, em Ipanema, na Barra da Tijuca, no Largo do Machado, na Rodoviária e nos aeroportos Santos Dumont e do Galeão. Os últimos três devem ser inaugurados até o fim do mês de outubro e, os demais, até o fim de novembro, antes do aumento do fluxo de turistas na alta temporada na cidade. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços