UPA Costa Barros


 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Costa Barros é gerenciada pela RioSaúde desde 30 de novembro de 2019 e integra a lista de unidades de emergência municipais do Rio de Janeiro.
 
 
 A unidade presta serviços de urgência e emergência em clínica médica e pediátrica, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e atendimentos odontológicos de emergência das 7h às 19h. A UPA Costa Barros  passou por obras de recuperação estrutural. Entre as melhorias, houve substituição do piso de madeira por concreto, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, além de reforço do telhado. A UPA, com 1.300 metros quadrados,possui 19 leitos, sendo nove de observação adulta, quatro de cuidado infantil, quatro de emergência e dois de atenção individual.
 
O atendimento é feito por ordem de gravidade, e não por ordem de chegada, seguindo a classificação de risco realizada por profissionais de saúde. Como unidade de emergência, o atendimento é prioritário para os pacientes que corram risco de vida, ou outras situações emergenciais.
 
Pacientes com outros perfis podem ser encaminhados a Clínicas de Saúde da Família ou outras unidades da Rede Básica de Saúde.