Na Cidade de Deus, UPA ganha painéis de arte urbana

10/10/2016 11:03:00


A paisagem da Rua Edgard Werneck, no coração da Cidade de Deus, ganhou as cores do grafiteiro AiráOCrespo. Elas estampam, desde o outubro, a fachada da Unidade de Pronto Atendimento Cidade de Deus, terceira emergência municipal a receber o projeto "Arte na UPA", que tem lançamento na próxima terça-feira, dia 11 de outubro.

Fachada da UPA Cidade de Deus

Veja as fotos do projeto aqui

 

Outros painéis foram afixados no interior da unidade, com o objetivo de tornar mais agradáveis o ambiente tanto para os 10 mil pacientes que passam pela emergência mensalmente, quanto para os cerca de 200 colaboradores que trabalham lá.


São 37 peças cobrindo mais de 100 metros quadrados de áreas internas e externas, passando por setores como recepção, sala de espera pela consulta médica, espera do Raio-X e sala de medicação. Elas foram feitas a partir de telas produzidas por grafiteiros renomados na cena artística carioca – Airá OCrespo, Meton, Se7 e Toz a convite do GaleRio, plataforma oficial de arte urbana da Prefeitura do Rio, em parceria com a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde.

 

"Ninguém vai feliz para uma unidade de saúde. Pesquisamos maneiras de tornar esses espaços mais agradáveis. Encontramos estudos, inclusive, que mostraram pacientes acamados tendo alta mais rapidamente quando tinham obras de arte ao alcance da vista", explica o presidente da RioSaúde, Ronald Munk.

A iniciativa já faz parte de outras duas unidades gerenciadas pela empresa pública – CER Barra e UPA Senador Camará.

Sobre a escolha do grafite como linguagem para a inserção de arte nas UPAs cariocas, a coordenadora do GaleRio, Cristine Nicolay, destaca características como a familiaridade do público com o formato:

- "O grafite é uma ferramenta poderosa de expressão artística, cada vez mais presente no dia a dia de quem mora nas grandes cidades. Além disso, é uma linguagem alegre, viva e eficaz para transmitir mensagens positivas, adequadas para uma unidade de saúde."

O projeto Arte na UPA foi financiado com doações.

 

RioSaúde

Criada em 2013 para ser mais uma alternativa na prestação de serviços de saúde no âmbito do SUS, a RioSaúde está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e gerencia quatro unidades de emergência cariocas.

 

Na Cidade de Deus, está à frente da gestão desde dezembro de 2015 e já recebeu 110 mil pacientes. Em setembro, 83% dos pacientes entrevistados na unidade aprovaram o serviço oferecido.


A RioSaúde é uma empresa pública com capital 100% pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Saiba mais em www.rio.rj.gov.br/riosaude




Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110