Companhia Municipal de Energia e Iluminação - RIOLUZ

A Companhia Municipal de Energia e Iluminação  -  Rioluz – é uma empresa pública de capital fechado, da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Foi criada em 07/8/1990 pelo Decreto Municipal 9.553 em substituição a Comissão Municipal de Energia e Iluminação. Tem  atribuições de gerir,
planejar, manter e modernizar o sistema municipal de iluminação pública. Licencia e fiscaliza empresas instaladoras e conservadoras de elevadores, planos inclinados, escadas rolantes, teleféricos e sistemas centrais de refrigeração, ventilação mecânica e de tratamento de ar.

A Companhia desenvolve um intenso programa de sustentabilidade  em combate o desperdício de material,  que, através do seu Centro de Logística Reversa,  recupera quase todos materiais e equipamentos utilizados na iluminação pública da cidade que ficam obsoletos ou desgastados pelo tempo de uso. Segundo o Banco Mundial, a Rioluz é a única empresa de iluminação pública da América Latina a manter um programa de engenharia reversa de tal dimensão de equipamentos e materiais utilizados na iluminação pública. O programa busca do equilíbrio econômico e ambiental em benefício da população com a redução dos descartes, dos custos operacionais dos serviços de iluminação pública e do consumo de energia utilizada na usinagem das matérias primas da natureza.

As solicitações para manutenção de iluminação pública deverão ser encaminhadas para Central Rio 1746 pelo telefone 1746 ou pelo site: http://www.1746.rio.gov.br

A Rioluz atende 98%  das solicitações para serviços manutenção no prazo máximo de 72 horas, sendo o serviço prestado pela Rioluz avaliado pela da população com uma satisfação superior a 80 % (média anual de 2016).

Em iluminação pública tão importante quanto à expansão do parque é manter a cidade acesa.  A qualidade da iluminação pública dos logradouros pode ser medida pelo grau de luminosidade dos logradouros e o percentual de defeitos (lâmpadas apagadas) encontrados nas vias de uma cidade. O Município do Rio parque de iluminação tem apenas 1,04% (Fev. 2017) de suas lâmpadas apagadas, quando o índice de apagamento aceito de uma cidade bem iluminada  é de que no máximo 2% de suas lâmpadas apagadas.



Serviços Serviços