O programa CineCarioca é uma iniciativa pioneira que visa ampliar o acesso da população carioca ao cinema e estimular o hábito de assistir filmes. A rede CineCarioca implementa cinemas de alto padrão de qualidade com salas de projeção 3D, a preços acessíveis, em áreas onde há pouca oferta de equipamentos culturais. A gestão dos espaços é concedida a empresas exibidoras através de licitação pública.  
 
 
 
A rede CineCarioca se constitui em um espaço de garantia dos direitos culturais e integra a política da RioFilme de democratização do acesso a bens culturais através dos cinemas de bairro. Como equipamento dedicado ao lazer, à arte e ao pensamento, o cinema se desdobra na reestruturação urbana do entorno e funciona como âncora na construção de uma paisagem mais justa e dinâmica.
 
 
 
A expansão da Rede CineCarioca visa a diminuição no índice atual de habitantes por sala na Zona Norte do município. Ao ratificar seu compromisso com desconcentração do circuito exibidor da cidade, a RioFilme incentiva o potencial de expansão de um modelo de negócios que objetiva a redução das desigualdades culturais e amplia o acesso ao audiovisual.
 
 
 
CineCarioca Nova Brasilia
 
 
 
Inaugurado em dezembro de 2010, o Cine Carioca Nova Brasília é o primeiro cinema do Brasil a ser instalado dentro de uma favela. Conta com uma sala 3D de 90 lugares, exibe filmes do circuito comercial e já recebeu mais de 155.000 pessoas em cerca de 3.335 exibições. A taxa de ocupação da sala tem uma média de 52%, muito acima da média das salas da cidade, que é de cerca de 25%.
 
 
Salas: 1
 
Capacidade: 90 pessoas
 
Área: 
1º pav 259,00m², sendo 153m² da sala de projeção.
2º pav 76,90m² 
 
Endereço: Rua Nova Brasília, s/ nº - Praça Nossa Senhora de Fátima, Bonsucesso, Rio de Janeiro.
 
Telefone: (21) 7738-5241
 
 
CineCarioca Méier
 
 
 
Inaugurado em 2012, o Cine Carioca Méier funciona dentro do Centro Cultural João Nogueira, o Imperator. Revitalizado recentemente, o espaço foi construído na década de 50 no Méier, abrigando o antigo Cine Imperator, que exibia as chanchadas da Atlântida Cinematográfica e filmes norte-americanos estrelados por astros como James Dean, Marilyn Monroe e Elvis Presley.
 
 
 
O Cine Imperator possuía capacidade para atender um público de até 2.400 pessoas e foi o maior cinema da América Latina até o ano de 1986, quando uma queda na frequência nas salas de cinema de rua foi duramente sentida pelo empreendimento, que fechou suas portas. 
 
 
Com a revitalização do espaço como casa de shows e centro cultural, as raízes cinematográficas se mantiveram através do Cine Carioca, que ocupa o segundo piso e conta com 3 salas, que possuem capacidade total para 400 pessoas, e uma bombonière.
 
Salas: 3
 
Capacidade: 400 pessoas
 
Área: 
Sala 1 - 202,39 m² - com 6 degraus de arquibancada e rampa de acesso com inclinação de 6,27%;
Sala 2 - 136,72 m² - com 5 degraus de arquibancada e rampa de acesso com inclinação de 8,16%;
Sala 3 - 136,72 m² - com 5 degraus de arquibancada e rampa de acesso com inclinação de 8,16%;
Circulação de saída das salas do cinema - 44,43 m².
 
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 - Méier
 
Telefone: (21) 2461-2461


Serviços Serviços