XADREZ

Heróis do Tabuleiro quer entrar no Guinness Book em 2019

 


Em 2019, a Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro quer entrar para o Guinness Book realizando o maior evento de xadrez escolar do mundo, de uma mesma rede de ensino. O encontro acontecerá em novembro e reunirá mais de 10.000 estudantes da Rede Municipal de Ensino no Rio de Janeiro no mesmo espaço. O desafio é do Programa Heróis do Tabuleiro: "xadrez para além do xeque-mate", coordenado pela professora Fátima Bispo.

 

O projeto Heróis do Tabuleiro consiste em aulas de xadrez em escolas do Ensino Fundamental I, dentro das turmas atendidas (caracterizando-se como uma atividade curricular e não extracurricular), com foco em alunos que apresentam baixo desempenho acadêmico. A intenção é implantar aulas de xadrez curricular destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano e 6º experimental, nas 11 CREs, utilizando esse jogo milenar como uma ferramenta de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem.

 

 

Além de entrar para o Guinness, o projeto tem outras importantes metas em 2019: atender a 45.600 alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, em 125 escolas de Ensino Fundamental I e criar um "Núcleo científico de xadrez e aprendizagens".

 

Entre os objetivos do Heróis do Tabuleiro estão desenvolver pesquisa científica para investigar, acompanhar e contribuir com a produção de conhecimento na área de xadrez escolar e aprendizagem; criar um programa de estágio de forma a garantir um bom atendimento aos alunos durantes as aulas e cobrir a lacuna na formação acadêmica dos estudantes de Educação Física referente ao xadrez; realizar um encontro anual de xadrez com os alunos do Programa, com vista a entrar no Guinness Book; realizar um evento científico por ano contemplando a temática Xadrez Escolar.

 

Espera-se capacitar 40 professores de Educação Física para atuarem no Projeto. Os professores interessados em integrar o Projeto devem entrar em contato com a GED de sua CRE.

 

Enviado por: 

Coordenação de Projetos de Extensão Curricular

E/SUBE/CPEC

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110