SUBG

Campanha de Vacinação contra doenças imunopreveníveis

 

 

A Secretaria Municipal de Educação por meio do Programa Saúde na Escola Carioca, junto à Secretaria Municipal de Saúde, vem divulgar a realização de uma campanha para verificação da situação vacinal e oferta de vacinação em alunos da Rede Municipal, considerando que a vacinação é a principal ferramenta para prevenção e controle das doenças imunopreveníveis. Essa campanha tem como grupo-alvo: crianças e adolescentes de 9 a 19 anos, envolvendo Unidades Escolares e Unidades de Saúde.
 
2. A campanha também tem como proposta o fortalecimento da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo prevista no Município do Rio de Janeiro para o período de 13/01 a 13/03/2020, conforme o Cronograma das Campanhas de Vacinação previsto nesta circular.
 
3. As vacinas estarão disponíveis durante todo o período da campanha nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) e nas Unidades Escolares envolvidas.
 
4. Ressaltamos que o cronograma de vacinação também prevê o dia 15/02 como dia "D" (data de fortalecimento da campanha) que precisam ser divulgadas nas Unidades Escolares.
 
5. A mobilização e vacinação na Unidade Escolar está prevista para o período de 02/03/2020 a 07/03/2020, no horário de 8h às 17h, de segunda a sábado, considerando 07/03 como Dia "D" de mobilização.
 
6. Neste período haverá a oferta das seguintes vacinas:
 
 
7. A meta do ano é alcançar 95% do grupo alvo, garantindo que tenham 02 doses da vacina Tríplice Viral, 02 doses de HPV e 01 dose de Meningo C. Essas são as recomendações oficiais do Programa Nacional de Imunizações/MS para garantir proteção contra as doenças imunopreveníveis do Calendário dos Adolescentes.
 
8. Na ocasião das vacinações, se houver adultos não vacinados na escola, a equipe de Saúde poderá atender e atualizar o status vacinal.
 
9. É importante levar a Caderneta de Vacinação para avaliação da situação vacinal da criança, adolescente ou até de funcionários da Unidade Escolar.
 
10. As autorizações para vacinação na escola deverão seguir o modelo encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme acordado com a Secretaria Municipal de Educação. A autorização para vacinação, com assinatura do responsável, deverá ser apresentada no momento da vacinação, mesmo quando o responsável estiver presente.
 
11. O responsável terá a opção de não aceitar a vacinação na escola e deverá ser orientado a encaminhar-se ao posto de saúde para atualizar a situação vacinal do aluno/ aluna a qualquer momento.
 
Obs.: Todas as Unidades Escolares deverão divulgar a Campanha, para a comunidade escolar, mesmo não tendo alunos na faixa etária prevista.
 
(Fonte: Circular Conjunta E/CIG e E/NPSE N.º 01, de 14 de fevereiro de 2020)
 
 
Para maiores informações, clique nos documentos abaixo:
 

Circular conjunta nº 01 - Campanha de vacinação

Release vacinação Adolescentes nas Escolas 2020

Autorização Carta aos Pais 2020

Estratégia de Vacina

Sarampo

A importância da vacinação

Enviado por: Elisabete Alves (E-NPSE Núcleo dos Programas  de Saúde Escolar)
 

 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Mostrando 2 - 2 de 13 resultados.
Itens por página 1
de 13
Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110