NAM - Núcleo de Adolescentes Multiplicadores

NAM -  Núcleo de Adolescentes Multiplicadores

 

 

O que é o NAM?

É uma atividade educativa, no contraturno das atividades escolares, voltada para a formação da autonomia do adolescente e promoção dos seus direitos fundamentais, tendo a escola como um lugar  de construção de conhecimentos e valores éticos que abriga e abre um espaço de diálogo, enfatizando ações pedagógicas por meio de abordagem de temas relativos à realidade dos adolescentes.

 
 
Objetivo – fomentar e garantir espaços de debate entre os adolescentes, além de estimular a crítica a e reflexão acerca dos diferentes fatores de autoproteção, que visem promover o direito à vida, à saúde integral, aos direitos sexuais e reprodutivos, à educação, à liberdade e aos demais direitos humanos.
 
 
O que é o NAM para você? 
 
"Acredito que o projeto é muito importante para promover o debate, a filosofia e o diálogo entre os alunos da escola. O projeto não vai mudar o mundo, não vai mudar todas as escolas. Pode não mudar um país inteiro, mas pode mudar uma escola e a forma como os alunos da escola pensam e que vai influenciar outros alunos de outras escolas. Isso, de certa forma, já é transformar o mundo num lugar melhor, de uma certa maneira."
 
 
Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo:
 
 
 
"Sejamos instrumentos da paz neste mundo!"
 
Segundo o relato de uma adolescente, o NAM representa um misto de sentimentos, percepções, atitudes e práticas pessoais e possibilidades sociais. Para outros, a participação em "atividades divertidas" são elementos propulsores para construção de diferentes saberes no cotidiano da escola.
 
A frase título representa o sentimento expresso de uma adolescente, a partir da sua experiência no Núcleo de Adolescentes Multiplicadores, que desejamos que se multiplique e fortaleça os adolescentes, no propósito de se tornarem agentes de paz, que ganhem propriedade na lida com os princípios éticos de respeito, solidariedade e, sobretudo, percebam a escola também como espaço de acolhimento e proteção.
 
 
 
Para acessar o documento com as ações do NAM na íntegra, clique aqui!
 
 
Enviado por:
Denise Palha (E/CIG/Gerência de Proteção ao Educando)
 
 
 
 
 
 

 
Compartilhe
 
Média (0 Votos)

Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110