A Gerência de Intersetorialidade atua no CMDCA-Rio, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto ao Grupo de Trabalho da Primeira Infância. O referido conselho é um órgão deliberativo, de atuação intersetorial, pertencente a Prefeitura do Rio e, presidido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 
 
O foco do GT da Primeira Infância, dentre seus objetivos, é de fomentar a visibilidade das infâncias em seus territórios, pensar políticas para a infância na cidade e propor ações na garantia de direitos. Além desses aspectos, tem a missão de atualizar o Plano Municipal pela Primeira Infância. Neste sentido, a proposta do plano é pensar em estratégias - a longo prazo - de mobilização da política pública em prol da infância carioca em conexão com uma cidade educadora. 
 
No mês de janeiro de 2022, a Gerência recebeu o convite do CMDCA, para trazer reflexões sobre a voltas às aulas na perspectiva do acolhimento e da Intersetorialidade como força estratégica nos espaços educativos através do artigo publicado: O acolhimento e a volta às aulas: a intersetorialidade em espaços educativos. 
 
No mesmo informativo você poderá conferir uma entrevista muito interessante com Katia Regina de Oliveira Rios Pereira Santos, Professora da SME, que integra a gestão do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP/SME/RJ). Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação juntamente com Barbara Pinto Pereira Bittar, Psicóloga da SME/RJ que integra a gestão do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP/SME/RJ). Especialista em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria - IPUB/UFRJ
 


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110